5 livros de ficção para ler nestas férias

Confira dicas de leitura para este verão

12/12/2023 - 13h45

Além de serem um período de descanso, as férias de verão também são um ótimo momento para cultivar um hábito tanto divertido quanto construtivo: o da leitura. Para quem quiser viajar sem sair de casa por meio das páginas dos livros neste verão, reunimos cinco dicas literárias para você aproveitar nas férias, todas elas disponíveis na Biblioteca Central Ir. José Otão da PUCRS. Confira: 

1. Teto para dois, de Beth O’Leary

Tiffy terminou um relacionamento recentemente e está à procura de um lugar barato para morar. Leon é um enfermeiro que trabalha no turno da noite e passa os fins de semana na casa da namorada. O destino dos dois se une quando Leon decide alugar seu apartamento – que só tem uma cama – para dividi-lo com outra pessoa, já que ele só fica durante o dia, a fim de conseguir um dinheiro extra. Adaptado em formato de série para o Paramount+, o livro foi descrito como “delicioso do início ao fim, uma história de amor encantadora” pela Kirkus Reviews. 

2. Um Lugar Bem Longe Daqui, de Delia Owens

Abandonada pela mãe, pelos irmãos, e pelo pai, a jovem Kya Clarke mora em um pântano e é conhecida como a “Menina do Brejo” pelos habitantes de sua cidade, Barkley Cove. Um dia, em meio à sua vida solitária entre as gaivotas e a areia, ela conhece dois rapazes que ficam intrigados com sua selvagem beleza e a mostram a possibilidade de viver uma nova vida. No entanto, tudo muda quando um deles é encontrado morto. Em meio a romance e mistério, a obra “relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda.” 

3. Fogo e Sangue, de George R.R. Martin

Leitura imperdível para os fãs do universo criado por George R.R. Martin, Fogo e Sangue se passa 300 anos antes dos eventos de Game of Thrones. A obra narra a história da Casa Targaryen, começando com Aegon, o Conquistador e passando pelas gerações seguintes da família cujo ancestral foi o criador do lendário Trono de Ferro. O que aconteceu durante a Dança dos Dragões e como os três ovos das feras chegaram até Daenerys são algumas das questões respondidas nesta fascinante prequência de uma das sagas mais amadas da cultura pop. 

4. A extinção das abelhas, de Natalia Borges Polesso

A trama acompanha Regina, cuja mãe a abandonou e o pai faleceu no início de sua vida adulta, e que recebe ajudas financeiras e emocionais de suas vizinhas, Eugênia e Denise, e da filha delas, Aline, que é sua melhor amiga. Com poucas perspectivas de vida, ela decide tentar a sorte como camgirl, expondo-se para homens desconhecidos na internet usando uma máscara de gorila. No entanto, em meio a essa empreitada, ela irá se deparar com seus próprios fantasmas e sentimentos. Em A extinção das abelhas, Natalia Borges Polesso, que é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, constrói uma instigante história sobre colapso e salvação.  

5. Gente ansiosa, de Fredrik Backman

Um casal recém-aposentado que reforma casas (pois não podem reformar seu casamento), um casal que discorda em tudo e está prestes a ter seu primeiro filho, uma senhora de 87 que já viveu de tudo na vida, um corretor imobiliário disposto a vender um apartamento e um homem misterioso que se trancou no banheiro do dito imóvel. Todas essas pessoas têm suas histórias cruzadas ao se tornarem reféns de um assalto à mão armada durante uma visita imobiliária. Conforme as autoridades e imprensa cercam o edifício, os envolvidos, incluindo o próprio ladrão, vão revelando suas verdades, que levam a eventos inusitados e inexplicáveis. Segundo o The Washington Post, Gente Ansiosa “captura a essência confusa de ser humano. (…) É esperto e tocante, e vai te fazer rir e chorar em igual medida”. 

Leia também: 6 livros para colocar na sua lista de leituras de 2024 


Leia Mais Veja todas