Conheça a trajetória de escritores que passaram pelo Programa de Pós-Graduação em Letras

Mestres e doutores formados pelo programa possuem carreiras consolidadas e reconhecidas no meio literário

30/10/2023 - 08h40
jeferson tenório, escritor, pós-graduação em letras

Jeferson Tenório / Foto: Carlos Macedo/ Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Letras, da Escola de Humanidades, integra conhecimento teórico e pesquisa científica nas áreas de Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa e foi projetado para atender a profissionais graduados nas áreas de Letras e afins. Os/as alunos/as formados/as pelo curso possuem capacidade técnica e crítica para aprofundarem seus conhecimentos e habilidades. Para Regina Kohlrausch, coordenadora do Programa, a excelência da produção desenvolvida pelos discentes não existe por acaso. 

“É resultado do acompanhamento e orientação de corpo docente altamente qualificado e da significativa capacidade de pesquisa, por um lado, e, por outro, de criação literária, nas áreas do de Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa”

As carreiras de mestres e doutores formados pelo Programa são amplamente valorizadas e reconhecidas pelo mercado, recebendo diversos prêmios nacionais e internacionais. Conheça algumas histórias de egressos da área de Escrita Criativa: 

Jeferson Tenório 

Tenório realizou seu doutorado na Universidade, onde estudou sobre a perspectiva pós-colonial para efetuar a desconstrução dos arquétipos enraizados no imaginário ocidental sobre África e seus povos. Seu livro, O beijo na parede, publicado em 2013, foi eleito Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Em 2020, foi o primeiro negro eleito como patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Em 2021, o autor ganhou o Prêmio Jabuti por seu romance O avesso da pele. O pesquisador afirma ter escolhido o programa de pós-graduação da PUCRS pela excelência de ensino.  

“Eu tinha colegas que fizeram o doutorado aqui, e também frequentei algumas disciplinas do programa no mestrado. Era um lugar que me oferecia um novo ar teórico e outras possibilidades de análises. Fazer o curso de doutorado na PUCRS me ofereceria outras possibilidades de investigação e pesquisa”, relata Tenório. 

María Elena Morán, escritora

María Elena Morán / Foto: Siruela/Divulgação

Além disso, Jeferson completa dizendo que os impactos na sua carreira foram muito positivos em questão de reconhecimento. 

“O Programa tem o reconhecimento acadêmico e do mercado do trabalho. É um curso com relevância e me deu mais consciência enquanto o meu fazer literário de pesquisador e professor. Tive acesso a novas bibliografias que me ajudaram a aprofundar minha pesquisa”. 

María Elena Morán 

A escritora venezuelana realizou seu mestrado e doutorado na PUCRS e possui diversos prêmios, como o Cabíria de Roteiro e também o Café Gijón. Além de duas publicações no Brasil e Espanha, também ministra aulas e oficinas, onde amplia os conhecimentos e horizontes de seus alunos.  

“Outro aprendizado foi a disciplina da escrita. Aqui não me refiro apenas à necessidade de escrever e bater um certo número de páginas, mas também, e principalmente, a entender o rigor que deve ter o trabalho, no sentido de nos fazermos responsáveis das nossas criações, de entender a necessidade de investigar e ir fundo nos nossos temas e suas implicações, de se puxar para chegar aos resultados que sabemos que podemos chegar. O ambiente da Escrita Criativa na PUCRS é, ao mesmo tempo, acolhedor e competitivo; exigente, mas estimulante: um equilíbrio que eu estou sempre buscando”. 

Natalia Borges Polesso 

Nathalia Borges Polesso, escritora, pós-graduação em letras

Natalia Borges Polesso / Foto: Lívia Pasqual/Divulgação

Natalia realizou seu doutorado na Universidade e possui oito livros publicados. Em suas obras, foi contemplada com diversos prêmios, como o Jabuti e o Prêmio São Paulo de Literatura. Suas obras foram traduzidas para países da América Latina e Europa. 

A autora destaca que encontrou na PUCRS o ambiente que precisava para se desenvolver: “Sempre pensei na pós-graduação como um espaço de trocas e discussões e na PUCRS encontrei isso. Durante meu período de estudos participei de muitos eventos, palestras, seminários, oficinas, fóruns, grupo de estudos, foram anos bastante intensos”. Enquanto estava na Universidade, Natalia teve a oportunidade de realizar doutorado-sanduíche no exterior.  

“Essa possibilidade de ter diante de mim um mundo mais amplo é o que até hoje impacta não só minha carreira, mas a minha vida integralmente. Outra coisa que impactou imensamente a minha carreira foi que na PUCRS comecei a ler muito mais literatura contemporânea. Há um vívido interesse na literatura produzida agora”, destaca a autora. 

Taiane Santi Martins 

Taiane Santi Martins, escritora, pós-graduação em letras

Taiane Santi Martins / Foto: David Boaventura/Divulgação

Taiane, que tem como lar a Ilha de Moçambique, país no sudeste da África, realizou seu doutorado na PUCRS. A escritora atua com leitura crítica, edição de livros, preparação de originais, oficinas, cursos e mentorias para escritores. Em sua trajetória, ganhou o prêmio SESC de literatura. A Universidade teve grande papel na sua construção enquanto profissional.  

“Carrego os anos que passei na PUCRS sempre comigo, em especial tudo o que aconteceu fora da sala de aula. Foram anos intensos de aprendizados constantes. Claro que a excelência do curso é inegável e importantíssima, mas eu vivia a PUCRS. Estava o dia inteiro no campus e isso fez com que o doutorado ganhasse uma proporção gigante na minha vida. As trocas com os colegas nos cafés e corredores, os grupos de pesquisa que participei de vários, os eventos, os encontros com escritores promovidos pelo Instituto de Cultura. Eu estava envolvida em tudo, o tempo todo. Eu brinco que era feliz e sabia. Tudo o que vivi na PUCRS foi determinante para minha carreira”, destaca.   

Comece seu mestrado ou doutorado em 2024 

Estão abertas as inscrições para os 20 Programas de Pós-Graduação stricto sensu na PUCRS, entre eles o PPG Letras. Dentre os diversos diferenciais, este programa é o único no Brasil que fornece formação na área de Escrita Criativa, além da conexão com o Delfos, espaço com o objetivo da promoção da cultura e a preservação da memória aos documentos ligados à cultura gaúcha ou a escritores, entidades ou autoridades representativas para o Estado do Rio Grande do Sul. 

quero ingressar na pós-graduação da pucrs


Leia Mais Veja todas