5 formas de linguagem corporal para estar atento durante entrevistas de emprego

Gabriela Techio, consultora do PUCRS Carreiras, destaca formas de expressão que podem impactar na comunicação

04/03/2021 - 13h30
Oficina de Carreira - Atividades ajudam quem procura oportunidades de emprego durante o isolamento

Estar atento a aspectos da linguagem corporal pode ser um diferencial durante as entrevistas de emprego / Foto: Unsplash

Mesmo sem dizer uma palavra, podemos demonstrar o que pensamos e sentimos por meio dos nossos gestos, expressões e comportamentos. Em algumas situações sociais, a linguagem corporal pode contribuir para que você seja interpretado de diferentes formas. Estar atento a isso pode ser um diferencial na nossa forma de comunicação, afinal, em determinadas situações o que o corpo expressa tem tanta força e impacto quanto as palavras. 

Durante entrevistas de emprego, a linguagem corporal se torna ainda mais importante e alguns aspectos podem, inclusive, ser determinantes para conquistar a tão sonhada vaga. Confira dicas de Gabriela Techio, consultora do PUCRS Carreiras, e saiba como se preparar: 

1. Aparência

Quando vamos a um evento importante para nós, escolhemos com cuidado e carinho como vamos nos apresentar. Isso acontece porque queremos demonstrar o quanto nos preparamos para esse dia. A mesma lógica pode ser aplicada ao momento da entrevista, sendo que escolher uma apresentação adequada para a vaga comunica o quão importante é esse momento. Por isso, a aparência é uma forma de linguagem e é importante dar atenção a ela.  

2. Vestimentas

Sobre a escolha da vestimenta para a entrevista, não existe certo ou errado, tudo vai depender da área e do tipo de organização. Por isso, pesquise mais sobre a empresa antes da entrevista e pergunte-se: como as pessoas daquele local costumam se vestir para o trabalho?

3. Postura

A forma como nos comportamos e o modo como nos sentamos diante de quem irá nos entrevistar demonstra o quanto estamos atentos e disponíveis para a conversa, o que contará pontos na hora da contratação. De todas as formas de demonstrar interesse pelo outro, ressaltamos a importância de olhar nos olhos daquele que estamos conversando. Isso demonstra segurança e transparência.  

4. Ambiente

Em entrevistas online, a preparação do ambiente por parte do candidato/a também pode ser um diferencial. Busque um local tranquilo, com boa luminosidade e no qual você possa ficar sentado e confortável. Se há mais pessoas em casa com você, explique para eles a situação e peça que colaborem evitando interrupções durante a entrevista. 

5. Tom da voz e brilho no olho

Envolve o quanto conseguimos falar com propriedade da nossa trajetória de carreira e o quanto de motivação e interesse conseguimos demonstrar pela oportunidade. Uma dica importante é se questionar o que nessa vaga te desperta interesse, ou seja, o que nessa oportunidade faz teu olho brilhar.

Leia também: 5 dicas: como realizar o planejamento de carreira