Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

5 dicas: como realizar o planejamento de carreira

Priscila Dietrich, consultora do PUCRS Carreiras, dá sugestões sobre como pensar a trajetória profissional

10/09/2020 - 17h56
5 dicas: como realizar o planejamento de carreira

Foto: iStock

Para realizar um bom planejamento de carreira é necessário investir em autoconhecimento, identificando potencialidades, interesses pessoais e profissionais, assim como pontos a serem desenvolvidos e trabalhados. Além disso, definir quais são seus objetivos e metas proporcionará a construção de uma trajetória mais alinhada com seus valores.  

Para tem um planejamento de carreira mais assertivo, a consultora do PUCRS Carreiras Priscila Dietrich elenca algumas dicas:

1. Defina quais são seus objetivos profissionais: onde você se imagina profissionalmente nos próximos anos? O que você quer alcançar? Responder essas questões é fundamental para que você consiga visualizar os possíveis caminhos e traçar a melhor rota para atingir seus objetivos. Mas tenha em mente que a flexibilidade é essencial. Mudanças podem ocorrer durante a trajetória, exigindo adaptação. Revise os planos constantemente, alinhando-os aos novos cenários.

2. Entenda quais são os desafios e tendências da sua área de interesse e/ou atuação: estar conectado às tendências da sua área pode facilitar a adaptação às mudanças. Pesquise e leia sobre os principais tópicos do mercado e busque estar conectado a pessoas com relevância dentro dos temas de seu interesse.

3. Saiba quais os conhecimentos técnicos necessários para o desenvolvimento da sua carreira: mantenha-se atualizado sobre as tecnologias, os processos e os conhecimentos mais valorizados no mercado. As habilidades técnicas podem ser um grande diferencial no seu currículo. Para se desenvolver ainda mais, busque formas de colocar esse conhecimento em prática, seja em projetos pessoais ou acadêmicos – que também são formas de construir seu portfólio.

4. Trabalhe competências comportamentais necessárias para sua trajetória profissional: além dos conhecimentos técnicos, as chamadas soft skills são habilidades comportamentais cada vez mais valorizadas e exigidas no mercado de trabalho. Esteja atento/a para essas tendências e trabalhe nelas.

Leia também: 5 dicas: soft skills para se desenvolver na trajetória profissional 

5. Busque lugares e pessoas que podem lhe ajudar na construção da carreira: consultorias com especialistas podem favorecer o processo de autoconhecimento e planejamento. Na PUCRS, alunos/as podem fazer seu planejamento de forma gratuita no PUCRS Carreiras. Os agendamentos podem ser realizados pelo WhatsApp (51) 9 9984-1653.

Sobre a consultora 

Priscila Dietrich é psicóloga e especialista em Recursos Humanos. Atua nas áreas de carreira, treinamento e recrutamento e seleção. 

Sobre o PUCRS Carreiras 

Na Universidade, o PUCRS Carreiras é um espaço que promove consultorias e capacitações de forma constante, buscando estimular que alunos e alumni PUCRS desenvolvam as competências técnicas e emocionais requeridas pelo mercado de trabalho. 

O Carreiras também realiza palestras e workshops com o objetivo de proporcionar dicas e orientações práticas sobre diferentes temáticas, auxiliando na construção da identidade profissional e no desenvolvimento da empregabilidade.