5 dicas para inovar e transformar ideias em negócios

Alex Osterwalder, criador do Business Model Canvas e palestrante da Maratona de Inovação da PUCRS, dá sugestões para quem deseja empreender

12/08/2021 - 17h15
Inscreva-se na Maratona de Inovação PUCRS

Foto: iStock

Você já teve vontade de empreender e não soube como começar? Ou, então, possui uma grande ideia, mas não sabe qual o próximo passo para transformá-la em um negócio? Se a resposta foi sim para alguma das questões, então a primeira dica é realizar a inscrição para não perder o próximo Tecnopuc Talks, que terá como convidado o criador do Business Model Canvas, Alex Osterwalder. O evento, gratuito e transmitido pelo YouTube, marca o aniversário de 18 anos do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS e integra a programação da Maratona de Inovação (MIP). 

Mas, enquanto a palestra não chega, Alex preparou algumas dicas para quem já quer se preparar e colocar em prática. Confira: 

1 – Crie conexões 

Uma das principais características de quem empreende é a capacidade de ver padrões onde ninguém mais vê, criando conexões entre coisas que nem sempre são vistas em conjunto. Quando conectamos diferentes pontos para criar algo, passamos a ver oportunidades em todos os lugares, onde outros veem desafios ou problemas. 

2 – Defina um modelo de negócio para a sua ideia

O que você realmente precisa fazer para começar é mapear um modelo de negócio para a sua ideia: tirá-lo da sua cabeça, visualizá-la e definir qual a proposta de valor que essa solução entregará para os seus clientes.  

A proposta de valor é aquilo que você entrega, o problema que resolve. A partir disso, poderá entender qual o modelo adotar para que a ideia se transforme em um negócio.

3 – Faça testes para validar suas hipóteses

Algo em comum entre empreendedores/as de sucesso é testar e adaptar as ideias. Depois de mapear a proposta de valor é preciso validar as hipóteses e suposições criadas em torno da ideia. E isso só pode ser feito a partir dos testes!  

Por isso, é preciso ter uma maior tolerância e capacidade de gerenciar os riscos. Além disso, é essencial adaptar o que se mostrar necessário a partir de cada teste, não apenas perseguir cegamente uma visão. 

4. Tenha uma visão de longo prazo, mas adapte-se rapidamente

Seu horizonte deve ser muito curto em termos de sua primeira ideia, já que é muito provável que algo esteja errado. O que é fundamental é ir imediatamente testar a ideia e adaptá-la. No entanto, enquanto você está fazendo isso, você ainda pode manter sua visão de longo prazo.  

Um bom exemplo disso é a Netflix: quando os fundadores começaram, eles já tinham a visão de streaming de vídeo, mas naquela época a infraestrutura não estava pronta. Então, eles começaram com DVD por correio, testaram esse modelo e adotaram, mas nunca deixaram de lado a ideia de streaming. Quando o ambiente online estava pronto, eles partiram para o modelo que já haviam imaginado. 

Então, você sempre pode ter uma visão de longo prazo. Essa é a parte fácil. O que é difícil é a adaptação a curto prazo de sua visão de encontrar os passos para transformar sua visão em realidade. 

5 – Combine teoria e prática 

Gosto de comparar empreendedorismo e educação em inovação com a Medicina. Você não se torna médico/a apenas lendo livros, mas também não se torna apenas praticando medicina sem nunca ter lido livros. Algumas coisas você só pode aplicar em projetos para testar ideias, mas entender modelos de negócios pode ser facilmente feito lendo um artigo e, em seguida, mapeando o modelo de negócio. 

Ou seja, é realmente teoria e prática que você precisa combinar. Você precisa entender a anatomia e fisiologia dos negócios, mas só por entender, você não vai se tornar empreendedor/a. Você precisa aprender como isso é feito. Então, eu realmente encorajaria os alunos e alunas a entender profundamente os modelos de negócios, as propostas de valor, mas então realmente tentar, tentar e tentar, aplicando isso. 


Leia Mais Veja todas