5 dicas: como ter mais controle sobre o impacto da tecnologia na sua vida

Vilã ou aliada? Saiba como utilizar a tecnologia a seu favor e se educar para estar por dentro da transformação digital

22/10/2020 - 18h00
5 dicas: como ter mais controle sobre o impacto da tecnologia na sua vida

Foto: Unsplash

Inteligência Artificial, Machine Learning, hackersjá se perdeu com tantos termos ou bateu um pouco de medo? A tecnologia ainda não evoluiu ao ponto de ser possível encontrar carros voadores nas ruas ou dispositivos que transmitam os aromas das comidas pela televisão. Mas já existem formas de rastrear todos os lugares que você visita, mapear quais são seus gostos e indicar produtos que você quer mas nem sabia ainda. 

A sociedade está vivendo na era do Big Data, onde a informação é um dos ativos mais valiosos e sua importância só tende a aumentar. Desvende dados, antecipe o futuro, desenvolva novas tecnologias de maneira ética e responsável em conexão com as principais tendências do mundo no novo curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS. Saiba mais sobre os dez anos de atuação da universidade na área neste link! 

Mas se a tecnologia tem tanto “poder”, isso faz dela uma vilã ou aliada? Bom, isso depende de como as pessoas a utilizam. Confira algumas dicas de cuidados e novidades sobre o tema: 

1. Entenda como as máquinas aprendem 

Originalmente, a Inteligência Artificial é uma disciplina da Ciência da Computação. Mas, nos dias de hoje, pode-se dizer que a IA é a tecnologia capaz de reproduzir o comportamento humano para tomadas de decisão. 

Dois dos seus pilares mais conhecidos são o machine learning (aprendizado de máquina) e o deep learning (aprendizagem profunda). 

O primeiro diz respeito ao uso de algoritmos para organizar dados, reconhecer padrões e fazer com que computadores possam aprender. Já o segundo parte do aprendizado de máquina que, por meio de algoritmos de alto nível, reproduz a rede neural do cérebro humano. 

Saiba mais: Inteligência Artificial: conceito e como dominá-la e Diferença entre Machine learning e Deep learning. 

2. A tecnologia é problema ou solução? 

O mundo está melhorando ou piorando com a chegada da tecnologia? Segundo uma das aulas de Tiago Mattos, futurista e um dos maiores líderes empresariais do Brasil, a tecnologia traz novas soluções e, com elas, novas questões e problemas para serem discutidos. 

Por exemplo: hoje as pessoas vivem em uma das épocas mais pacíficas da história. Mesmo assim, a sensação de que há muita violência é algo presente. Ambas afirmações podem estar corretas, mas o acesso à informação, facilitado pela tecnologia e a internet, ajudam a discutir sobre isso 

3. Saiba identificar notícias falsas 

Se todo mundo pode produzir conteúdo e postar a qualquer momento, como saber quais informações são verdadeiras e quais fontes são confiáveis? 

O professor Marcelo Crispim da Fontoura, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, preparou algumas dicas, como identificar fontes e comparar as informações, por exemplo. Confira neste link. 

4. Previna-se de ataques e crimes online 

Os crimes cibernéticos são uma prática criminosa que, em geral, tem como objetivo ganhar dinheiro a partir dos dados coletados ou por motivos pessoais e políticos. 

Confira neste link as dicas do PUCRS Online de como se prevenir utilizando ferramentas simples e acessíveis. 

5. Transformação Digital e o futuro das instituições 

Ao contrário do senso comum, Transformação Digital não tem a ver com tecnologia diretamente, mas sim com estratégias e novas formas de pensar. Envolve Inovação Digital, mas mais ainda Transformação Estratégica. 

Nestes tempos de transformação a sociedade acompanha uma aceleração sem precedentes de mudanças – seja nas nossas vidas, nas organizações ou na sociedade. 

Segundo o artigo de Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, para obter sucesso em momento de transformação é necessário ter pessoas motivadas, uma liderança inspiradora e capacidade de construir uma visão de futuro compartilhada.