Webinar com Nívio Ziviani marca lançamento do Centro de Pesquisa em Ciência de Dados da PUCRS

Evento online sobre Ciência de Dados e Impacto Social acontece nesta quarta-feira, 21 de outubro, com transmissão ao vivo pelo YouTube

20/10/2020 - 13h21

lançamento,centro de pesquisa,ciência de dados,centro de pesquisa em ciência de dados

Uma iniciativa de excelência e relevância internacional, com pesquisa de ponta, formação de profissionais e pesquisadores e fomento a negócios inovadores. Assim será o Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação em Ciência de Dados da PUCRS. Vinculado à Escola Politécnica e integrando mais de 50 pesquisadores, 33 grupos de pesquisa e 21 laboratórios, o Centro será lançado nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, às 19h, em evento online transmitido ao vivo pelo canal da Universidade no YouTube. 

O webinar de abertura será conduzido por Nivio Ziviani, professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cofundador e diretor de Pesquisa da Kunumi. Com o tema Ciência de Dados e Impacto Social, a atividade terá mediação do superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Luis Nicolas Audy, e do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Rio Grande do Sul, Luís da Cunha Lamb. 

Conforme o coordenador do Centro, professor Marcio Sarroglia PinhoZiviani irá apresentar um panorama da área de Ciência de Dados com base em sua larga experiência na formação de recursos humanos na área de computação, particularmente em Inteligência Artificial, e em suas iniciativas pioneiras de criação de empresas a partir do mundo universitário. 

Confira mais detalhes sobre o evento de lançamento e agende-se 

Ciência de Dados ganha espaço e gera oportunidades 

A Ciência de Dados como tópico científico existe há mais de 30 anos. Altamente interdisciplinar, envolve áreas como Estatística, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Big Data e Visualização de Dados. Segundo Pinho, o tema ganhou destaque nos últimos anos tanto em função do grande volume de dados gerados atualmente, quanto pelos avanços nas técnicas de aprendizado de máquina, que se tornaram viáveis pelo aumento do poder de processamento dos computadores. 

Os principais objetivos da Ciência de Dados são a extração de conhecimento, a detecção de padrões e anomalias e a obtenção de variáveis para apoio a tomadas de decisão a partir de dados, sejam eles estruturados ou não”, explica o coordenador do Centro. 

Por ser uma área de grande potencial de aplicação prática, suas ferramentas e técnicas têm atraído o interesse de empresas de todos os ramos e tamanhos, aumentando a demanda por mão-de-obra qualificada e também gerando inúmeras oportunidades de novos negócios de base tecnológica. 

Saiba mais: PUCRS lança iniciativa inédita em Ciência de Dados e Inteligência Artificial 

Sobre Nivio Ziviani 

lançamento,centro de pesquisa,ciência de dados,centro de pesquisa em ciência de dados

Ziviani já criou três empresas e vendeu uma delas para o Google / Foto: Acervo da Akwan

O professor é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Grã Cruz. Autor de seis livros, traduzidos para diversos idiomas, Ziviani já criou três empresas e vendeu uma delas, a Akwan, para o Google. A aquisição da empresa do pesquisador foi apenas a segunda vez que a gigante de tecnologia norte-americana comprou uma startup fora dos Estados Unidos.

Primeira graduação em Ciência de Dados e IA presencial do sul do brasil

Ainda em outubro, a PUCRS anunciou o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, primeiro bacharelado presencial do Sul do Brasil. Com duração de quatro anos e coordenada pelo professor Daniel Antonio Callegari, a graduação já nasce em um ecossistema de inovação. Serão 60 vagas a cada semestre e o ingresso será realizado por meio do vestibular 2021, previsto para o dia 6 de dezembro. 

Os estudantes que concluírem a graduação serão capazes de empregar modelos, ferramentas e técnicas para diversos contextos organizacionais e sociais. O profissional estará apto a exercer múltiplas atividades, atuando como cientista de dados, engenheiro ou arquiteto de dados, engenheiro de IA e Machine Learning, analista de inteligência de mercado, dentre outras possibilidades da área. 

Entre os diferenciais oferecidos pela Instituição, além do corpo docente formado por renomados acadêmicos e profissionais da indústria, está a possibilidade de interação com o programa de pós-graduação em Ciência da Computação, de excelência internacional, no qual os alunos podem fazer disciplinas da pós-graduação durante a graduação, abordando com mais profundidade conteúdos que estão sendo pesquisados no Brasil e no exterior.