Campus Living Lab: exposição portátil leva público ao acervo cultural da PUCRS

Iniciativa Documentação e Memória é convite para o Delfos

31/10/2019 - 14h06
campus living labs, delfos, documentação e memória

Iniciativa Documentação e Memória no saguão da Biblioteca Central da PUCRS / Foto: Camila Cunha

Uma exposição portátil que permite aproximar quem passa pelo saguão da Biblioteca Central Ir. José Otão de parte do acervo disponível no Delfos. O projeto Documentação e Memória é uma das nove iniciativas do ecossistema de inovação Campus Living Lab, em que Universidade, sociedade, governo e empresas trabalham juntos para elaborar soluções centradas no uso real da tecnologia e no desenvolvimento sustentável.

Para o coordenador executivo do Delfos, Ricardo Barberena, a iniciativa do Campus Living Lab é um convite que promove a descoberta do Espaço de Documentação e Memória Cultural pelo público. “Nem todas as pessoas que vêm à Biblioteca sobem aos últimos andares. Então ter a exposição no saguão estimula que o público chegue ao Delfos. É um passaporte para a multiplicidade de tesouros que temos aqui”.

campus_living_lab

Leia mais: Campus Living Lab aproxima inovação, sustentabilidade e empreendedorismo

 

Implementado em 2008, o Delfos, localizado no 7º andar da Biblioteca Central, é o Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS, e reúne 55 acervos físicos, além trabalhos disponíveis de forma digital. O Espaço traz manuscritos, fotografias, objetos pessoais e originais de livros de escritores, personalidades ligadas à cultura gaúcha, entidades e autoridades representativas para o Estado nas áreas de Letras, Artes, Jornalismo, Cinema, História e Arquitetura. Entre as exposições disponíveis no Espaço, estão acervos de Moacir Scliar, Caio Fernando Abreu e Luiz Antonio de Assis Brasil. Os documentos são recebidos no Delfos por meio de doações.

campus living labs, delfos, documentação e memória

Acervos do Delfos / Foto: Camila Cunha

Um acervo aberto para experiências e pesquisas
O Delfos tem como objetivo a promoção da cultura e a preservação da memória presente nos documentos. “Para isso, são realizados processos de acondicionamento e catalogação assim que recebemos as doações. Só depois os acervos são disponibilizados para pesquisa”, explica Barberena. O Espaço também possibilita experiências para bolsistas de Iniciação Científica. “Eles participam de todas as etapas”, reforça o coordenador.

Além de pesquisas, o Delfos promove oficinas literárias, lançamentos de livros, sessão de autógrafos e debates. “Já recebemos mais de 50 escritores nas atividades promovidas no Espaço”, completa Barberena.

Sobre o Campus Living Lab
As instalações, produtos, pesquisas e serviços atendem não só as demandas da Universidade, mas passam a compor um roteiro de inovação e empreendedorismo que beneficia toda a sociedade. As iniciativas já desenvolvidas são:

Leia mais:
Campus Living Lab: sistema de energia solar referência na América Latina
Campus Living Lab: Telhado Verde resgata flora e fauna na PUCRS
Campus Living Lab: Chimakent utiliza energia limpa para soluções do cotidiano
Campus Living Lab: as múltiplas aplicações da microgravidade no dia a dia das pessoas


Leia Mais Veja todas