Um campus na mata
Três mil hectares de florestas e campos naturais em que são realizadas pesquisas científicas e identificação de novas espécies de plantas e animais.
PESQUISADOR:
- Pedro Maria Abreu Ferreira (Coordenador Científico do Pró-Mata)
REALIZAÇÃO:
- Instituto do Meio Ambiente (IMA)
CONTATO:
O Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza (Pró-Mata) é um espaço privilegiado de imersão, aprendizagem e pesquisa em um dos maiores mosaicos regionais voltados para conservação da biodiversidade do Brasil. Localizado em São Francisco de Paula, abriga nascentes de rios da região, mais de 700 espécies de plantas e 200 espécies de aves, além de espécies de animais endêmicas e ameaçadas de extinção, estando inserido na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, tombada pela Unesco.
Caracteriza-se como um verdadeiro laboratório a céu aberto, voltado para a pesquisa, a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável, fruto da parceria com a Universidade de Tübingen, da Alemanha. O Pró-Mata recebe cerca de 500 visitantes por ano e soma quase 200 estudos já realizados e mais de 20 projetos de pesquisa em andamento, os quais abrangem desde a descrição de novas espécies de plantas e animais até a utilização de plantas nativas na geração de produtos.