Graduação em Odontologia da PUCRS completa 70 anos 

Curso é referência em tradição, ensino e excelência em saúde 

25/04/2023 - 15h37

Mais à direita, em seus primeiros anos, o prédio 6, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, que abriga o curso de Odontologia/ Foto: Arquivo

Em abril de 2023, o curso de Graduação em Odontologia PUCRS completa 70 anos de história, sempre em busca da promoção da saúde bucal e bem-estar de pacientes, ensino aos/às estudantes e estrutura profissional aos/às professores/as. Para a docente Andrea Bandeira, decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV), que engloba o curso de Odontologia, a graduação é feita de muitas histórias que se desenrolam na Universidade. 

“Neste dia rememoramos muitos fatos que nos trouxeram até aqui e nos consolidaram ao longo destes anos como um curso de excelência e de destaque. A Odontologia da PUCRS está entre as melhores do Brasil. Além de um corpo docente extremamente qualificado e de uma equipe técnica que se destaca no atendimento a alunos/professores e pacientes, ressaltamos toda a infraestrutura que o curso dispõe, como ambulatórios e laboratórios, o que contribui para a formação integral dos estudantes e que impacta de forma muito positiva a saúde da população”, avalia.  

No dia 25 de abril de 1953, era fundada a Faculdade de Odontologia, inicialmente nas dependências do Colégio Rosário, no bairro Independência e, posteriormente, transferida para o prédio 6 do Campus da PUCRS, onde fica atualmente. Os docentes à frente do curso na época eram o então reitor da Universidade, professor Cônego Alberto Etges, e o Prof. Dr. Elias Cirne Lima, fundador e primeiro diretor da faculdade.  

Em suas sete décadas de atuação, a Odontologia da PUCRS formou aproximadamente 4,5 mil cirurgiões-dentistas, além de inúmeros especialistas, mestres e doutores na área. “Além da graduação, sempre com uma visão inovadora, mantemos um Programa de Pós-Graduação em Odontologia com excelência nacional, formando mestres e doutores para atuarem em diferentes frentes de Ensino e Pesquisa. Diversos egressos deste Programa de Pós-Graduação atuam em Instituições de Ensino Superior, tanto nacionais como internacionais”, explica o atual coordenador professor João Batista Blessmann Weber. 

“As pesquisas geradas pelos nossos docentes e discentes têm contribuído muito para o fortalecimento de evidências científicas nas diferentes áreas de atuação da Odontologia, até em nível internacional”, salienta a professora Ana Maria Spohr, membro da comissão coordenadora do curso.   

Odontologia, novos equipamentos

Curso de Odontologia presta serviços à comunidade por meio de atendimento especializado/ Foto: Bruno Todeschini

Além disso, o curso presta serviço à comunidade por meio de atendimentos nas clínicas do prédio 6, no Hospital São Lucas e em projetos sociais – ao todo, somam-se cerca de 50 mil atendimentos por ano.  

Para o professor Alexandre Bahlis, ex-coordenador do curso, além da história repleta de conquistas, a graduação ainda tem um futuro brilhante pela frente. 

“Com o olhar atento às necessidades acadêmicas para uma formação consistente, integral e humana, através do profundo conhecimento de nossa história, da nossa vocação Marista de ensinar e do comprometimento do nosso corpo docente, podemos projetar com otimismo os rumos do Curso de Odontologia da PUCRS, preparando com excelência nossos alunos para os grandes desafios contemporâneos”, pontua.  

Conheça o curso 

No curso de Odontologia da PUCRS são oferecidas diferentes atividades práticas e disciplinas que integram a prestação de serviços importantes para a comunidade e a preocupação com o impacto social. Além disso, também faz parte da base da graduação o desenvolvimento de habilidades técnicas e humanas. Um dos fatores que coloca o/a estudante da PUCRS em destaque é o completo ecossistema de ensino, pesquisa, inovação e empreendedorismo da Universidade situado em um único campus.   

As instalações do curso comportam sete ambulatórios próprios com mais de 190 consultórios odontológicos, laboratórios de Patologia Bucal, Laserterapia, Radiologia, Estomatologia Clínica e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.  

As atividades práticas também acontecem no Hospital São Lucas, no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima e em Unidades de Saúde por meio de um convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Toda essa infraestrutura proporciona aos alunos vivências e oportunidades diferenciadas durante toda a sua jornada acadêmica.    

Estude Odontologia na PUCRS


Leia Mais Veja todas