Curso de Odontologia da PUCRS promove formação integral do estudante

Conheça os diferenciais da graduação e ingresse ainda em 2024

19/02/2024 - 09h30
Curso de Odontologia da PUCRS promove formação integral do estudante

Curso permite que estudante realize serviços para a comunidade e desenvolva habilidades técnicas e humanas. / Foto: Bruno Todeschini

Vivenciar experiências profissionais reais, que aproximam a teoria das aulas à realidade do mercado de trabalho, é o desejo de quem ingressa em uma graduação. No curso de Odontologia da PUCRS são oferecidas diferentes atividades práticas e disciplinas que integram a prestação de serviços importantes para a comunidade, a preocupação com o impacto social, além do desenvolvimento de habilidades técnicas e humanas.

Aprendizado sólido da teoria à prática

A Escola de Ciências da Saúde e da Vida proporciona uma formação acadêmica, profissional e humana. Conforme o professor e coordenador do curso, João Batista Blessmann Weber, a graduação em Odontologia já formou aproximadamente 4,5 mil cirurgiões-dentistas com sólido embasamento em evidências científicas e alta carga de treinamento clínico.

Um dos fatores que coloca o/a estudante da PUCRS em destaque, segundo o professor, é o completo ecossistema de ensino, pesquisa, inovação e empreendedorismo da Universidade, situado em um único campus. Toda essa infraestrutura proporciona aos alunos vivências e oportunidades diferenciadas durante a jornada acadêmica.

“O nome da Odontologia da PUCRS é reconhecido pela excelência, tradição e respeitabilidade, ampliando a inserção no mercado de trabalho. Os/as profissionais são preparados também para atuar em gestão e planejamento de políticas nacionais de saúde bucal, assim como na iniciativa privada”, destaca o coordenador.

Leia mais: Curso de Odontologia une prática clínica, formação humanizada e impacto social na área da saúde

As instalações do curso comportam sete ambulatórios próprios com mais de 190 consultórios odontológicos, além de laboratórios de Patologia Bucal, Laserterapia, Radiologia, Estomatologia Clínica e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. As atividades práticas também acontecem no Hospital São Lucas, no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima e em Unidades de Saúde, por meio de um convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Ao final do curso, poderei trabalhar em quais áreas? 

Curso de Odontologia da PUCRS promove formação integral do estudante

Foto: iStock

Durante toda a trajetória acadêmica, os docentes buscam inspirar nos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades para no futuro profissional poder atuar na iniciativa pública e privada. Quem se forma no curso de Odontologia da PUCRS apresenta, como principais características, a formação integral, contemplando os aspectos morais, éticos, culturais e técnicos, de forma que possam atender com qualidade as demandas odontológicas da sociedade.

“O aprendizado na graduação desenvolve-se a partir dos conteúdos teóricos das disciplinas básicas, inserindo-se gradativamente nas disciplinas de pré-clínicas e nas atividades de atendimento aos pacientes por intermédio de uma progressão de complexidades na evolução dos semestres”, pontua Weber.

Ele explica que, dessa forma, o/a aluno/a desenvolve habilidades em todas as áreas de atuação da Odontologia, “com um amplo embasamento teórico-científico e competências para elaboração de diagnóstico, planejamento e execução de tratamentos propostos”.

Como superar os desafios do curso e da profissão? 

Uma das grandes preocupações dos/as estudantes durante o curso é desenvolver atividades práticas nos pacientes. Quanto a isso, Weber garante que o plano pedagógico do curso prevê uma formação que vai preparando o estudante até chegar neste momento, sempre com o acompanhamento contínuo de professores altamente qualificados nas diversas áreas da Odontologia.

Após a conclusão do curso, a maior preocupação costuma ser em relação à inserção no mercado de trabalho. Aqui, o professor alerta:

“Apesar de ser um mercado bastante competitivo, o aluno formado no Curso de Odontologia da PUCRS, possui uma formação integral, com uma carga horária prática robusta, possibilitando o desenvolvimento de habilidades que, sem dúvida, tornarão este profissional diferenciado para atuar na área em que desejar”.

Estude odontologia na PUCRS


Leia Mais Veja todas