Diplomados destaque no Enade são homenageados

14/09/2016 - 17h16
Diplomados destaque no Enade são homenageados

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

Os diplomados da PUCRS que conquistaram o primeiro lugar no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Brasil em seus cursos foram recebidos pelo Reitor, Joaquim Clotet, e por representantes da Administração Superior nesta terça-feira, 13 de setembro. Miguel Teixeira, diplomado em Engenharia Mecânica (representado na cerimônia por seus pais) e Laura Matte, da Física, receberam um certificado. Daniel Lacher, de Sistemas de Informação, não pôde estar presente, mas também foi homenageado na cerimônia. Os três terão direito a uma bolsa integral para cursar uma especialização na PUCRS.

Após receber o certificado, Laura agradeceu o reconhecimento e também citou o programa Bolsa Mérito, pelo qual cursou a Graduação em Física: “Obrigada aos professores por toda formação e também aos meus amigos e familiares”, reiterou. Miguel está na Itália, mas foi representado por seus pais. “Ele pediu que eu transmitisse o reconhecimento e o orgulho em ter estudado aqui. Tenho certeza de que este conhecimento ele levou na bagagem, é uma bagagem que não pesa, não ocupa espaço e não atrapalha, pelo contrário, só ajuda”, disse a mãe do diplomado, Hebe Ribeiro.

Durante a cerimônia, Clotet lembrou que o Enade reconhece os melhores estudantes, assim como os Jogos Olímpicos mostram os melhores atletas: “Que bom saber que a PUCRS é reconhecida, por mérito dos estudantes, dos professores, diretores e orientadores. Somos todos vencedores”, afirmou. A Pró-Reitora Acadêmica, Mágda Cunha, ressaltou que o primeiro lugar em um curso no Enade coloca a Universidade em uma posição de excelência: “Nos orgulhamos muito desta conquista. Antes de mais nada ela mostra maturidade, já que é de responsabilidade do aluno concentrar-se e fazer uma boa prova”, afirmou, lembrando o exame é utilizado pelo Ministério da Educação como instrumento de avaliação da Universidade. “Este resultado traz um destaque muito importante para a carreira do estudante”, finalizou.

Em 2016, devem fazer a prova do Enade os alunos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição,Medicina, Odontologia e Serviço Social. Participam estudantes com previsão de conclusão de curso até julho de 2017 ou que tenham cumprido 80% ou mais de carga horária até 31 de agosto. O Enade 2016 será aplicado no dia 20 de novembro. Informações adicionais nos sites www.pucrs.br/autoavaliacao/enade e portal.inep.gov.br/enade.