Com o novo currículo o propósito do Curso de Serviço Social é oferecer aos nossos estudantes uma formação contemporânea e com visão de futuro, que sabe da necessidade de conectar a tecnologia, a inovação, o empreendedorismo com os direitos humanos, a cidadania e a ética no compromisso a construir uma sociedade mais justa e igualitária. O foco é contemplar novas exigências do mundo do trabalho, destacando o desenvolvimento de competências para o trabalho no campo das políticas sociais, da gestão social, da inovação, do planejamento e da operacionalização de projetos. O currículo garante a formação que dialoga e se vincula à estrutura formativa da especificidade da nossa área de Serviço Social e também à estrutura e princípios da Escola de Humanidades. Possibilita construção de percursos formativos em que o estudante cursa 24 créditos em outras áreas com certificação de estudos.
O curso de Serviço Social da PUCRS, criado em 1945, é o mais antigo do Estado do Rio Grande do Sul. O curso de Graduação teve seu primeiro reconhecimento mediante Decreto 38.758/56, de 20 de fevereiro de 1956. Desde seu surgimento, através da formação de qualidade de assistentes sociais, tem projetado a profissão em âmbito local, nacional e internacional.
Entre a tradição, oriunda de seus mais de 65 anos de história, e a renovação, marcada pela sintonia com as demandas societárias contemporâneas, com os desafios atuais do mercado de trabalho, o curso vem pautando seu trabalho e suas estratégias na busca de excelência e inovação na formação para o exercício profissional, ensino e pesquisa em Serviço Social, atenta às exigências da realidade social em constante transformação e à reconfiguração da profissão nesse cenário.
O desempenho do nosso Curso de Serviço Social é reconhecido nas avaliações institucionais dos órgãos estatais, garantindo a posição de excelência acadêmica, um dos diferenciais em comparação aos demais cursos que não possuem estrutura semelhante. Outro destaque é o corpo docente, com tamanha qualificação e experiência. Em 2018, a nota do Enade foi 4, uma avaliação sustentada pelos pilares da formação humanista, crítica, integral e propositiva.
Em recente avaliação realizada pela Folha de São Paulo (2019), obtivemos as melhores colocações na área:
Prof. Francisco Arseli Kern – [email protected]
Curso de Serviço Social
SEM | COD | Disciplina | CH |
---|---|---|---|
1 | 91801-04 | Demografia e Sustentabilidade | 60 |
1 | 91701-04 | História, Tempo e Memória | 60 |
1 | 12184-04 | Leitura e Produção Textual | 60 |
1 | 91611-04 | Leituras de Brasil | 60 |
1 | 91901-04 | Questão Social e Transformações Societárias | 60 |
2 | 2211D-04 | Construção Social do Sujeito | 60 |
2 | 91907-02 | Desenvolvimento de Competências em Serviço Social | 30 |
2 | 91906-04 | Empreendedorismo Social, Inovação e Responsabilidade Social | 60 |
2 | 22192-04 | Estado, Política Social e Sistema de Proteção Social | 60 |
2 | 22374-02 | Fundamentos do Serviço Social I | 30 |
2 | 91920-02 | Trabalho do Assistente Social no Contexto Sociojurídico | 30 |
2 | 91903-02 | Trabalho e Identidade do Assistente Social | 30 |
3 | 91910-02 | Fundamentos do Serviço Social II | 30 |
3 | 91908-04 | Gestão Social | 60 |
3 | 91914-04 | Políticas de Assistência Social | 60 |
3 | 91912-02 | Produção Documental do Serviço Social | 30 |
3 | 91925-02 | Relações Étnico Raciais e Políticas Afirmativas | 30 |
3 | 91911-02 | Serviço Social, Política de Saúde e Sus | 30 |
3 | 91913-02 | Serviço Social, Práticas Coletivas e Movimentos Sociais | 30 |
3 | 91909-02 | Tópicos em Serviço Social: Internacionalização e Mobilidade Humana | 30 |
4 | 22297-04 | Fundamentos do Serviço Social III | 60 |
4 | 91918-02 | Gestão Social no Terceiro Setor | 30 |
4 | 91916-04 | Instrumentalidade do Serviço Social | 60 |
4 | 91020-04 | Introdução À Pesquisa em Humanidades | 60 |
4 | 91921-02 | Oficina Experiencial em Serviço Social | 30 |
4 | 91924-02 | Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens | 30 |
4 | 91917-02 | Serviço Social, Análise Socioinstitucional e Processos de Trabalho | 30 |
4 | 22195-02 | Ética Profissional do Serviço Social: Fundamentos | 30 |
5 | 910H2-24 | Disciplina Eletiva | 360 |
5 | 91927-02 | Diversidade Humana, Gênero e Sexualidade na Sociedade de Classes | 30 |
5 | 22298-02 | Elaboração de Projeto de Intervenção Profissional | 30 |
5 | 91926-04 | Estágio Curricular em Serviço Social I (225h) | 225 |
5 | 91928-04 | Processos Interventivos com Grupos | 60 |
5 | 36121-02 | Trabalho Integrado em Saúde | 30 |
5 | 91922-02 | Ética Profissional em Serviço Social: Atribuições, Competências e Legislação Profissional | 30 |
6 | 91929-04 | Estágio Curricular em Serviço Social II (225h) | 225 |
6 | 91616-02 | Oficina de Análise Social | 30 |
6 | 91931-02 | Política e Intervenção Social com Idosos | 30 |
6 | 2221H-04 | Processos Interventivos com Famílias | 60 |
6 | 91007-06 | Seminário Integrador I: Filosofia, Direitos Humanos e Sociedade | 90 |
7 | 254PG-02 | Comportamento Organizacional | 30 |
7 | 91934-02 | Processo de Construção de Conhecimento em Serviço Social | 30 |
7 | 91011-06 | Seminário Integrador Ii: Leituras Críticas Interseccionais | 90 |
7 | 91932-02 | Serviço Social e Análise de Conjuntura | 30 |
7 | 91933-02 | Sistematização do Trabalho Profissional em Serviço Social | 30 |
8 | 22384-02 | Assessoria, Consultoria e Supervisão em Serviço Social | 30 |
8 | 910H4-00 | Atividades Complementares | 180 |
8 | 11521-04 | Humanismo e Cultura Religiosa | 60 |
8 | 22373-02 | Trabalho de Conclusão de Curso | 30 |
8 | 1501A-04 | Ética e Cidadania | 60 |
Para iniciar o Curso de Serviço Social é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS, edição de verão.
A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.
O Serviço Social é uma profissão regulamentada pela Lei nº 8.662, de 17 de junho de 1993, que define como competências dos assistentes sociais, conforme artigo 4.
O Assistente Social é um profissional que contribui para a consolidação de bases mais igualitárias e democráticas das relações sociais, propondo estratégias de expansão de direitos sociais e cidadania. As atribuições dos profissionais se voltam para:
Informações para os alunos do curso de Serviço Social: