Mil jovens da rede estadual iniciam formação gratuita em programação

Projeto Dev the Devs promove a formação gratuita na área de Tecnologia da Informação para estudantes da rede estadual do Rio Grande do Sul

29/11/2021 - 14h26

dev the devsParte do futuro de mil jovens estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual do Rio Grande do Sul começou a ser construído ainda no mês de novembro. Isso porquê eles iniciaram a trajetória no universo da programação a partir do curso gratuito Dev the Devs. A iniciativa é um programa patrocinado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e correalizado pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), pela Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp) e pela Associação de Empresas de Tecnologia (Assespro-RS), com apoio da Secretaria da Educação do Estado, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e do Inova RS.

Foram mais de 2 mil inscrições para a qualificação em tecnologia. Hoje, os participantes estão em uma plataforma onde podem conversar com os colegas, acessar os materiais dos cinco módulos do curso, e ficar por dentro dos encontros ao vivo que começam ainda nesta semana – estes encontros são exclusivos para os mil jovens do Dev the Devs.

O programa nasceu para transformar futuros, pois o mercado de Tecnologia da Informação (TI) deve criar 420 mil novas vagas até 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). No entanto, estima-se que, até lá, 150 mil vagas não sejam preenchidas por falta de pessoas qualificadas. Diante desse contexto, o programa tem o objetivo de oportunizar a formação de jovens que desejam iniciar a carreira na área da TI.

Leia também: Programa com o apoio do Tecnopuc oportuniza a formação de mil jovens na área de TI