Projeto internacional sobre empreendedorismo feminino é transformado em livro

Iniciativa da Escola de Negócios em parceria com a Universidade de Tübingen destaca histórias de empreendedoras e a reinvenção de seus negócios durante a pandemia de Covid-19

04/11/2021 - 13h46

Empreendedorismo FemininoPromover capacitação, apoio e inspiração para mulheres são alguns dos objetivos das inciativas de empreendedorismo feminino realizadas pela Escola de Negócios da PUCRS. Em 2020, devido a pandemia provocada pela Covid-19, as ações não puderam ocorrer de forma presencial e tiveram que se adaptar.

Entre essas iniciativas, está a 1ª Maratona Online de Empreendedorismo Feminino 4.0, realizada em junho do ano passado, em parceria com a Universidade de Tübingen, na Alemanha. Em 13 dias de lives, a maratona reuniu 26 empreendedoras que compartilharam os desafios vivenciados durante a pandemia, além de aprendizados sobre resiliência, propósito, estratégia, negociação, gestão financeira, de equipes e de crise.

O projeto foi transformado no livro Empreendedorismo feminino: protagonistas em tempos de pandemia, organizado pelas professoras Letícia Hoppe, Ionara Rech e Mônica Carvalho. A obra será lançada no dia 10 de novembro, às 15h30, no Memorial do Rio Grande do Sul, como parte da programação da ediPUCRS na Feira do Livro de Porto Alegre.

Coordenadora do curso de Administração da PUCRS, Ionara ressalta que partilhar as experiências e vivências é uma forma de fazer com que as mulheres saibam que não estão sozinhas e compartilhem os desafios e soluções encontradas.

“Decidimos registrar a iniciativa em livro para que mais mulheres pudessem acessar e conhecer as histórias de vida de empreendedoras. Estamos vencendo algumas batalhas e fazendo a mudança para as próximas gerações. Se eu pudesse dar um conselho para nós, mulheres, seria: que a gente cuide mais de si e estabeleça um olhar com mais confiança naquilo que podemos realizar”, ressalta.

Como parte da iniciativa internacional, que teve o apoio do Consulado Brasil Alemanha, da Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul, do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) de São Paulo e do Grupo Mulheres do Brasil, o livro ganhou versão em inglês.

A tradução foi realizada pelas professoras Aline Fay, coordenadora do curso de Letras: Língua Inglesa da Escola de Humanidades da PUCRS, e Cristiana Lopes Perna, docente do Programa de Pós-Graduação em Letras. A equipe ainda contou quatro com bolsistas de iniciação científica, as alunas Camille Santos, Eduarda da Luz, Laura Amaro e Letícia Cezar.

Transformação e protagonismo

Desde 2016 a Escola de Negócios da PUCRS promove ações voltadas ao empreendedorismo feminino com objetivo de proporcionar conexões entre empreendedoras e a apresentação de técnicas e soluções para seus negócios. O incentivo ao tema visa que cada vez mais mulheres se tornem protagonistas e ocupem cargos de liderança no mundo dos negócios, nas mais diversas áreas. Até o momento, mais de 3 mil empreendedoras já foram beneficiadas com as atividades.

“Co-criamos com quem está na linha de frente de seus negócios, mas sempre arruma um tempo para se qualificar, compartilhar e contribuir com outras mulheres. Eu diria com toda a certeza e orgulho, que esse é um diferencial do empreendedorismo feminino da PUCRS”, comenta Ionara.