Apple Developer Academy, instalado no Tecnopuc, já formou mais de 500 estudantes

PUCRS é a única universidade do Rio Grande do Sul a sediar um dos centros de formação em tecnologias iOS

03/02/2021 - 15h12
Programa de desenvolvimento para plataformas Apple recebe inscrições

Espaço do Apple Developer Academy no Tecnopuc / Foto: Divulgação

Apesar de o mercado de tecnologia brasileiro estar em constante expansão, com 45% de crescimento no número de downloads de aplicativos nos últimos três anos, por exemplo, segundo a consultoria App Annie, nem sempre foi assim. Um dos principais motivos é a lacuna entre o grande número de vagas de trabalho ofertadas e a quantidade de profissionais capacitados disponíveis. E foi para reverter esse cenário que o Apple Developer Academy surgiu. Instalado desde 2013 no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), o programa já formou 543 estudantes e deu origem a 15 startups.

O Academy é um centro de formação em tecnologias iOS voltado para estudantes de graduação, e a PUCRS é a única universidade do Rio Grande do Sul a contar com a iniciativa. O programa que é fruto de uma colaboração entre Tecnopuc, Instituto de Pesquisas Eldorado e Escola Politécnica da PUCRS, em parceria com a Apple.

Leia também: PUCRS lança iniciativa inédita em Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Para o professor Afonso Sales, docente da Escola Politécnica e coordenador do Academy, o programa se destaca por fornecer aos estudantes um grande diferencial na formação. “São poucos os cursos de graduação que têm nos quais há um contato com esse tipo de tecnologia da Apple. Atualmente, existem muitos cursos de extensão à parte da graduação, onde os alunos pagam para complementar a carreira. O Apple Developer Academy oportuniza aos estudantes uma formação de ponta, de excelência”, ressalta Sales.

Protagonismo e cooperação

O Academy utiliza a metodologia Challenge Based Learning (CBL), que consiste em aprender por meio de desafios. Para Sales, o método de ensino é um dos grandes diferenciais do curso. “Uma metodologia criada pela Apple é utilizada há um bom tempo em alguns lugares do mundo, mas que teve um grande sucesso quando implementamos no Academy. Tivemos liberdade para mexer, adaptar para o ensino de desenvolvimento de aplicativos. O grande diferencial dessa metodologia é que o aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem. Ele é o protagonista”, destaca.

Programa de desenvolvimento para plataformas Apple recebe inscrições

Iniciativa é uma oportunidade para que os estudantes estejam prontos para o mercado de trabalho / Foto: Divulgação

O Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, destaca que Academy também é um espaço de cooperação. “Trata-se de uma iniciativa muito importante para o ecossistema de inovação da PUCRS e do Rio Grande do Sul, principalmente no contexto da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp). O Academy está aberto aos nossos parceiros e oferece oportunidades de formação para jovens de diversas instituições do nosso Estado”, salienta Audy.

Empreendedorismo e o mercado de trabalho

Rafael Chanin, professor da Escola Politécnica, do Tecnopuc Startup e instrutor de empreendedorismo do projeto, aponta que o Academy é uma oportunidade para que os estudantes estejam prontos para o mercado de trabalho, inclusive para a construção do próprio negócio. “O programa permite um crescimento não só tecnicamente, mas também pessoalmente, e isso faz com que os alunos estejam preparados para ingressar no mercado como desenvolvedores de soluções Apple ou para que possam construir as próprias startups” comenta Chanin.

Sales também destaca as diversas habilidades que o Academy procura desenvolver nos participantes. “O curso oferece ainda treinamento de apresentação, comunicação, marketing, vendas, e técnicas de como expor o produto. Isso dificilmente se encontra em um curso de graduação na área de tecnologia. Então os alunos que se inscrevem para o Academy enxergam que estão dando um grande salto na própria formação”, explica.