Reconhecimento: Startups vinculadas ao Tecnopuc têm destaque por contribuírem para a inovação no RS

Levantamento realizado pelo Sebrae-RS e pelo Instituto Caldeira aponta quatro empresas entre as que mais fizeram a diferença no Rio Grande do Sul

12/01/2021 - 09h15
Tecnopuc, startups

Tecnopuc integra o ecossistema de inovação da PUCRS / Foto: Camila Cunha

Sebrae-RS e o Instituto Caldeira, por meio de uma parceria para fomentar a inovação e o empreendedorismo e disseminar cases de sucesso, realizaram um levantamento que destaca as startups gaúchas que mais fizeram a diferença no Rio Grande do Sul. O estudo leva em conta a análise do mercado de atuação de cada uma, considerando quais já estão consolidadas, escalando o negócio e entregando soluções para problemas reais desses mercados. Quatro startups instaladas no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) são destaques no estudo: as healthtechs Stargrid, Tummi e WebMed e a fintech Openbox.ai.

Segundo Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira, o levantamento aponta iniciativas que potencializam a inovação no Estado. “Essa seleção evidencia as startups que estão contribuindo para a transformação dos setores econômicos que são importantes para a nossa economia e que têm potencial de tornar o nosso ambiente mais inovador e mais preparado para o futuro”, afirma Valério.

Para Flávia Fiorin, gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, o reconhecimento também de ressalta a riqueza dos ecossistemas de inovação e evidencia uma rede regional de conexões de negócios que vem crescendo de forma veloz e consistente ao longo dos últimos anos. “São resultados que nutrem não apenas os negócios individualmente, mas solidificam um ambiente propício ao desenvolvimento mútuo. Avançam os negócios, avança a sociedade gaúcha”, destaca a gestora.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Rio Grande do Sul é o terceiro estado com o maior número de startups no país, com mais de 900 iniciativas mapeadas até o final de 2019. Rafael Chanin, integrante do Tecnopuc Startups, enfatiza que esse avanço se dá não apenas em áreas específicas, como a Tecnologia da Informação, mas também nas áreas da saúde e de finanças. Chanin ainda reforça o potencial ambientes como a PUCRS. “O nosso ecossistema de inovação e negócios está cada vez mais pujante e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e do país”, aponta.