Dia do Médico: profissionais protagonizam a saúde e a inovação

Celebrada neste domingo, dia 18 de outubro, a data homenageia aqueles que se dedicam a salvar vidas e a encontrar soluções para questões de saúde que impactam a sociedade

16/10/2020 - 17h34
Interna - Aplicativos da Escola de Medicina

Profissionais aliam saúde e inovação para gerar impactos sociais positivos / Foto: Bruno Todeschini

Uma das profissões mais evidenciadas pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, médicos e médicas têm atuado heroicamente na linha de frente do combate à Covid-19. Celebrado neste domingo, 18 de outubro, o Dia do Médico é uma homenagem àqueles que se dedicam a salvar vidas, desenvolver soluções para os problemas de saúde e promover impactos sociais positivos para a população. 

Decano da Escola de Medicina da PUCRS, o médico Leonardo Pinto ressalta o papel fundamental da Universidade para a formação de profissionais. “A Escola de Medicina, que completa 50 anos em 2020, tem contribuído muito ao longo da sua história: são mais de três mil médicos formados e um grande número de pesquisadores que estão hoje espalhados pelo Brasil e pelo mundo”, destaca. 

Para o decano, o atual momento tem apresentado novos desafios, exigindo que os profissionais trabalhem com problemas cada vez mais complexos e interdisciplinares. Além da atuação prática, Pinto salienta que os médicos possuem a missão de contribuir em temas como a educação para a saúde e a divulgação da ciência. 

Formação para o presente e futuro 

estudante do 8º semestre do curso de Medicina, Rafael Vianna Behr, ressalta que a presença de temas como empreendedorismo e inovação no currículo da graduação favorecem o contato dos estudantes com áreas crescentes no cenário da saúde.  “Eventos como a Maratona de Inovação da PUCRS são oportunidades para que possamos atuar no desenvolvimento de soluções para os problemas que observamos existirem na prática diária da medicina”, comenta Behr. 

Participante da 1ª edição da Maratona, o estudante integrou a equipe que desenvolveu o Cardiac Glove, luva que permite controlar parâmetros da compressão durante o atendimento às paradas cardiorrespiratórias. A ideia foi a vencedora no desafio Multiverso da Saúde ao propor uma forma de tornar a massagem cardíaca mais eficiente, aprimorando o atendimento de pacientes. 

“Em um cenário de tanto avanço científico e tecnológico, é essencial que nós, futuros médicos, possamos estar em contato com essas áreas, seja para atuarmos nelas ou para nos tornamos profissionais mais completos, com olhar interdisciplinar”, salienta o estudante. 

Celebração com debates atuais 

Os 50 anos da Escola de Medicina da PUCRS traduzem uma história escrita por muitas mãos. Cada colaborador/a, professor/a, aluno/a e paciente contribuiu para chegarmos até aqui. Temos um imenso orgulho de todos os feitos que conquistamos e de sermos um dos melhores cursos de medicina do País. Em comemoração à essa trajetória, uma série de atividades estão sendo oferecidas gratuitamente. Confira a programação dos próximos eventos clicando aqui.


Leia Mais Veja todas