Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS oferece formação nos níveis de mestrado, desde 1994, e de doutorado, a partir de 1999. Orientado por uma perspectiva de reflexão e pesquisa sobre as práticas e cultura da comunicação a partir dos imaginários, das tecnologias, dos poderes e das organizações busca preparar pesquisadores para a transdisciplinariedade no campo comunicacional através do estímulo à reflexão e à pesquisa, que permite um avanço conceitual dos estudos da área.

Edita a Revista Famecos – Mídia, cultura e tecnologia, uma das publicações de referência em nível nacional da área (Qualis nacional A2) e editou a Revista Sessões do Imaginário (Qualis nacional B1), além das revistas científicas, o Programa conta com Coleção Comunicação e a Coleção NUPECC, ambas publicadas pela Editora da PUCRS, buscam documentar obras de pesquisadores de programas congêneres e outros pesquisadores. A Coleção Comunicação publica obras impressas e a Coleção NUPECC edita e-books, tanto de autores convidados, fora do PPGCOM, quanto de alunos do Programa.

Organiza, desde 1996, o Seminário Internacional da Comunicação, com a participação de grandes intelectuais internacionais e nacionais. Tem internacionalização consolidada com instituições de ensino estrangeiras. Em 2007, por meio do Programa da Escola de Altos Estudos da CAPES, o PPGCOM contou com a participação do professor visitante Lucien Sfez durante um semestre, o que simboliza uma marca em termos de intercâmbio que é praticado semestralmente até hoje. Também merece registro a honraria destinada a Edgar Morin, a Michel Maffesoli e Gilles Lipovetsky, como doutores honoris causa da PUCRS, por iniciativa do PPGCOM. Em 2014, o Programa promoveu o Seminário comemorativo – 20 anos de Cooperação e Internacionalização, que visou consolidar as relações de colaboração firmadas com seu grupo de parceiros nacionais e internacionais passados dois decênios desde a sua criação. Em relação aos intercâmbios nacionais, merece destaque um projeto DINTER junto à Universidade Federal do Maranhão que transcorreu entre 2012 e 2016, titulando no total 20 doutores.

O PPGCOM conta com diferentes laboratórios de pesquisa, ente eles, ressalta-se o TECNA – Centro Tecnológico Audiovisual do RS – referência para a Indústria Criativa, com ênfase no audiovisual e na tecnologia. Abriga completa infraestrutura de produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos, cluster empresarial, centro de formação permanente e laboratórios de pesquisa de caráter teórico-prático relacionados ao campo do audiovisual. Destaca-se também os Grupos de Estudos do Corpo Discente que começaram a ser organizados em 2008, sob a supervisão da Comissão Coordenadora do Programa, que orienta as ementas, cronogramas, encontros, convidados e proporciona toda a infraestrutura para o seu funcionamento. Os encontros têm por objetivo promover um debate que permita um avanço no conhecimento dos alunos sobre as pesquisas em andamento no Programa de Mestrado e de Doutorado, enfatizando questões metodológicas, estruturais e conceituais, além de discussões sobre textos e autores. Trata-se de um importante meio de interação acadêmica e formação do pesquisador, que proporciona especialmente autonomia e iniciativa para os estudantes.

O PPGCOM/PUCRS tem formado professores e pesquisadores que estão hoje atuando em várias instituições do país. Os egressos do PPGCOM, em sua maioria, atuam em instituições de ensino superior e em organizações da área da Comunicação.

Formação de professores para atender às demandas dos diferentes cursos de Comunicação Social no país e preparação de pesquisadores capazes de aprofundar reflexões sobre a evolução contemporânea da Comunicação Social, tanto tecnológica quanto criticamente.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS (Mestrado) nasceu em 1994, para focalizar os grandes temas da era da mídia. O Doutorado surgiu em 1999. O PPG em Comunicação Social busca primordialmente capacitar docentes nas diversas áreas da Comunicação Social, mas também tem como objetivo qualificar pesquisadores profissionais e promover a pesquisa em Comunicação Social no país. Por fim, o PPGCom atende à demanda de profissionais que, longe da Universidade há algum tempo, pretendem atualizar-se a respeito de diferentes aspectos de sua profissão. Neste sentido, reúne professores experientes no mercado de trabalho e com reconhecida qualificação para a reflexão teórica.

Por ter um corpo docente multidisciplinar e com grande experiência profissional e pedagógica, pois boa parte de seus professores já realizaram cursos de Pós-Doutorado, atende a diferentes objetivos dos que procuram seus cursos, na medida em que abrange a Comunicação Social de maneira ampla. O PPGCom dita as revistas Escola de Comunicação, Artes e Design – Mídia, cultura e tecnologia, uma das publicações de referência em nível nacional da área (Qualis nacional A2) e Sessões do Imaginário (B1). Organiza, desde 1996, o Seminário Internacional de Comunicação, com a participação de expoentes do campo e de grandes intelectuais internacionais, como Edgar Morin, Jean Baudrillard, Michel Maffesoli, Régis Debray, Pierre Lévy, Dominique Wolton, Gilles Lipovetsky, Eric McLuhan, Néstor García Canclini, J. B. Thompson e muitos outros.

O PPGCOM tem como ponto alto a internacionalização das suas atividades, mantendo convênios ativos, baseado no intercâmbio de estudantes e professores e na pesquisa compartilhada, com universidades renomadas, entre as quais Sorbonne/Universidade Paris Descartes, Instituto de Ciências da Comunicação do CNRS/França, Universidade de Montpellier III, MIT/EUA, Universidade do Minho (Portugal), Universidade de Coimbra (Portugal) e Universidade de Santiago de Compostella.

Conceito Capes: 5
Mestrado: 24 créditos