Universidade lança 19 opções de Certificações de Estudos

São ênfases nas áreas de comunicação, engenharia e negócios

23/07/2018 - 13h04

São ênfases nas áreas de comunicação, engenharia e negóciosCom a proposta de dar mais autonomia à formação universitária dos estudantes e abrir novas oportunidades para quem já concluiu a Graduação, a PUCRS apresenta 19 novas opções de Certificações de Estudos, que se somam às outras três já lançadas no primeiro semestre. Essas propostas de formação complementar têm ênfases em Negócios, Engenharia e Comunicação, e estão disponíveis tanto para os alunos das oito Escolas da Universidade quanto para diplomados (Alumni PUCRS) ou egressos de outras instituições de ensino superior (IES). Essa é mais uma iniciativa do movimento de transformação PUCRS 360°.

Formas de ingresso para alunos

Para garantir a Certificação de Estudos, o estudante precisa cursar o mínimo de 12 créditos das disciplinas que integram o conjunto escolhido (veja opções na lista abaixo), podendo combiná-las conforme os seus interesses. Essas disciplinas poderão ser cursadas como parte dos créditos eletivos presentes nos currículos. Ao completar os 12 créditos mínimos, o estudante poderá solicitar o certificado de conclusão da certificação.

Caso o aluno já tenha cursado parte ou todos os créditos eletivos em outras disciplinas, poderá se matricular normalmente nas disciplinas que compõem a certificação. Ao ultrapassar o número de créditos eletivos previstos no currículo, as disciplinas possuem custo igual às demais do curso. Assim, poderá cursar quantas certificações o interessar, como também apenas alguma das disciplinas, mas, neste caso, não receberá a Certificação de Estudos. No sistema de matrículas, os conjuntos de disciplinas que integram as certificações aparecerão agrupados, facilitando a escolha para composição da grade de horário.

Forma de ingresso para Alumni PUCRS e egressos de outras IES

Quem já se graduou na PUCRS ou obteve seu diploma em outra instituição também pode garantir a Certificação de Estudos, cursando o mínimo de 12 créditos das disciplinas do conjunto escolhido (confira a lista completa abaixo). O custo equivale aos créditos cursados e a matrícula deverá ser realizada presencialmente, na Central de Atendimento ao Aluno, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h15min, no Térreo do Prédio 15 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).

Ao optar por essa modalidade de qualificação, os inscritos farão parte de turmas de graduação, desenvolvendo conhecimentos específicos de uma área e se preparando para atuar em cenários complexos, descobrindo novos mercados e desafios profissionais. Após cursar os 12 créditos mínimos, os diplomados poderão solicitar o certificado de conclusão da certificação e, ainda, optar por novas certificações.

Em breve, todas as áreas do conhecimento contarão com Certificações de Estudos, para que os estudantes e diplomados possam complementar a sua graduação de forma personalizada, atendendo aos seus interesses pessoais e objetivos profissionais.

Saiba mais sobre o assunto na reportagem da Revista PUCRS.

Opções de Certificações de Estudos

Entre as novidades, a Escola de Negócios oferece 15 certificações nas áreas de Contabilidade, Economia e Negócios. Já a Escola Politécnica oferta a certificação em Sistemas de Energia Elétrica. Além disso, a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos oferece seis opções. Confira todas as possibilidades:

Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos

• Conteúdo e Divulgação de Moda
  • Produção Cinematográfica
  • Produção em YouTube
  • Produção para Comunicação Digital Corporativa
  • Roteiro de Cinema
  • Vivências Fotográficas

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3569 ou 3320-3619 ou pelo e-mail [email protected].

Escola de Negócios

• Auditorias e Perícia
  • Comércio Exterior
  • Controladoria Contábil
  • Desenvolvimento Econômico
  • Desenvolvimento Regional
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Negócios
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão e Setor Público
  • Gestão Tributária
  • Liderança e Gestão de Equipes
  • Marketing e Mercado
  • Mercado e Ativos Financeiros
  • Política Econômica
  • Relações Internacionais

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3547 ou pelo e-mail [email protected].

Escola Politécnica

• Sistemas de Energia Elétrica

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3653 ou 3353-7655 ou pelo e-mail [email protected].