Karen Sica ministra a disciplina de Influenciadores e Estratégias de Marketing para três certificações.

Novidades AcadêmicasFOTOS: CAMILA CUNHA

Múltiplos caminhos

Trajetória acadêmica aberta dá autonomia à escolha de certificações de áreas diferentes de graduação

POR VANESSA MELLO

Um mundo complexo requer especialistas de diversas áreas com habilidade de enxergar diferentes problemas da sociedade de forma mais abrangente indo além de seus campos de atuação. O profissional precisa ser completo, obtendo conhecimento que permita o diálogo com outras esferas. E a universidade é o espaço para essa construção interdisciplinar e permanente. O movimento de transformação PUCRS 360° tem entre suas premissas a trajetória acadêmica aberta, que dá autonomia a seus estudantes e os estimula a buscarem uma formação complementar, ainda na graduação, com as certificações.

A diretora de graduação da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd), Adriana Kampff, observa que essa é a parte autoral do currículo. “É uma oportunidade de experimentar. A flexibilização de carga horária permite ao aluno investir em áreas que completam a aprendizagem e que ele entende como importantes em sua trajetória para o que deseja profissionalmente”, destaca.

INTERDISCIPLINAR

As certificações podem ser construídas por diversos cursos, com um caráter essencialmente interdisciplinar, oportunizando a discussão de diferentes pontos de vista sobre o conhecimento.

“O professor se desafia a oferecer repertórios diversificados em uma experiência em que todos ganham. A diversidade é o grande diferencial nas certificações”, complementa Adriana.

Para Karen Sica, professora da disciplina Influenciadores e Estratégias de Marketing, comum nas três certificações da Escola de Comunicação, Artes e Design, a junção de cursos promove a troca de conteúdos e experiências entre os estudantes, resultando em trabalhos e discussões muito ricos. “A interdisciplinaridade faz com que se consiga gerar novos conhecimentos, ‘abrir a mente’, pensar em novos horizontes e possibilidades. Percebo que eles se desenvolveram muito do início das aulas até agora”, garante.

Para 2019, a PUCRS deve oferecer mais certificações envolvendo mais Escolas. “Esperamos ter até 2021 uma rodada de todas as unidades, de todos os currículos e certificações possíveis”, revela Adriana.

YouTube, Moda e Comunicação Digital

A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos foi a pioneira nesse processo, oferecendo no primeiro semestre de 2018 três certificações: Produção em YouTube; Conteúdo e Divulgação de Moda; e Produção para Comunicação Digital Corporativa. São 12 turmas que envolvem nove professores em sete disciplinas, nas quais 67 alunos são de cursos externos à Famecos, como Direito, Filosofia, Administração, Sistemas de Informação, Letras, Arquitetura e Ciências Econômicas.

Para a decana da Famecos, Cristiane Mafacioli, a iniciativa tem uma avaliação muito positiva. “Os alunos se mobilizaram em busca de algo distinto da sua grade curricular, além de perceberem a dimensão do significado da certificação como qualificação específica em áreas que são de seus interesses”, observa. A proposta do movimento PUCRS 360º é fazer os estudantes circularem em outros eixos que não sejam do próprio curso, e as disciplinas das certificações transitam em áreas de múltiplos interesses.

FILOSOFIA EM VÍDEO

Alysson Souza

Um exemplo é o bolsista ProUni do 8º semestre de Filosofia Alysson Souza, que tem um canal no YouTube (youtube.com/AlyssonAugusto) em que fala de filosofia, economia, política, ciência, cultura e outras temáticas de interesse intelectual, crítico e educativo. Ao saber da certificação em Produção em YouTube começou a cursar algumas de suas disciplinas. “Quando vi essa oportunidade, consonante com toda a reformulação na PUCRS, senti que devia abraçá-la. Tenho

a oportunidade de mesclar filosofia com produção audiovisual, a partir de autores como Pierre Lévy, aprimorando meus conceitos filosóficos pois produzo resenhas para vídeos”, conta.

Aos 24 anos, Souza tem como norte se formar professor e entende que faz parte da sua atividade disputar a atenção de seus estudantes com as telas de smartphones e vê o conhecimento trazido   com a certificação como aliado. Ainda, consegue aplicar as diferentes frentes de atuação que está aprendendo no aprimoramento de sua atuação como criador no mundo digital. “Sempre que penso em carreira e mercado de trabalho, considero aquilo que filósofos como Zygmunt Bauman chamam de modernidade líquida. Não acredito que morrerei tendo vivido uma vida profissional estável. E não considero isso ruim ou assustador. O fato de estar preenchendo minha vida com estágio, Faculdade e projetos pessoais que representam diferentes carreiras mostra que podemos não apenas ser multitarefas, mas também multicarreiras. As certificações parecem surgir justamente desse entendimento de que não há certezas profissionais no mundo de hoje e, por isso mesmo, ter formações complementares será um auxílio essencial”, reflete.

Para turbinar o currículo

Juliana Baratojo

A estudante do 7º semestre de Jornalismo Juliana Baratojo está cursando a Certificação de Produção em YouTube e acredita que esse será um destaque em seu currículo. “O mercado audiovisual e de vídeos para o YouTube, em especial, está cada vez mais forte. A certificação me traz um estudo mais aprofundado sobre o tema, que talvez outros profissionais não tenham. As aulas são bem práticas e dinâmicas. Vejo conteúdos que achava importantes para a minha formação, mas que ainda não tinha visto na graduação. As disciplinas se complementam. Me sinto mais confiante e preparada para o mercado de trabalho”, considera.

No segundo semestre, Juliana pretende cursar as disciplinas restantes para adquirir também a certificação de Produção em Comunicação Digital Corporativa. “Para quem estuda Comunicação, é importante saber como se posicionar no meio corporativo e como o digital está mudando esse processo nas empresas. É muito importante poder escolher um ou vários caminhos e quais disciplinas fazer”, comenta.

Aluna de intercâmbio, Eva Crispin

Estudantes internacionais em mobilidade na PUCRS também se interessam pelas disciplinas das certificações. Eva Crispin veio da Universidade Vigo (Espanha) em julho de 2017 para um ano de intercâmbio. “Gosto da ideia de fazer cadeiras mais específicas dentro do curso. O maior benefício é a possibilidade da especialização nos estudos e na profissão”, analisa a estudante de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Certificações da Famecos

No primeiro semestre de 2018, a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos passou a oferecer três certificações: Produção em YouTube, Conteúdo e Divulgação de Moda e Produção para Comunicação Digital Corporativa. Por se tratar da abordagem de temas novos, os alunos se interessam muito, o que gera muita reflexão. “Cada um traz a colaboração da sua área, de como o assunto reflete na sociedade, e trabalhamos a partir da sua experiência”, comenta a professora Paula Puhl, que ajudou a organizar as certificações.

Para o segundo semestre de 2018, a Famecos lança mais três certificações: Roteiro de Cinema, Produção Cinematográfica e  Vivências Fotográficas.

Novas possibilidades

Para o segundo semestre de 2018, a PUCRS lançará 16 novas certificações, sendo 15 delas na Escola de Negócios, abrangendo áreas como gestão de pessoas, marketing e finanças, entre outras. Todas terão o mínimo de 12 créditos, o equivalente a 180 horas, e se o aluno desejar poderá cursar ainda mais disciplinas. “As certificações mesclam todos os nossos cursos e suas linhas de formação, um diferencial para os alunos. As áreas de gestão, marketing e comércio exterior podem interessar estudantes da Comunicação, assim como os temas tributários e econômicos os do Direito”, comenta a decana associada Stefania Ordovás de Almeida. “Um aluno da Saúde que queira abrir sua clínica pode fazer as certificações de Gestão de Negócios e de Gestão de Pessoas”, exemplifica.

A Escola Politécnica também lança uma nova certificação, a de Sistemas de Energia Elétrica. Com mais de 30 créditos, emerge do currículo de Engenharia Elétrica e, diferente das demais, é voltada apenas para estudantes de Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. Com homologação do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, confere aos alunos desses cursos a atribuição profissional para atuar com sistemas de energia elétrica. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Juliano D’Ornelas Benfica, a certificação nasceu da demanda de estudantes de outros cursos e de outras instituições de ensino superior, balizadas pelo mercado de trabalho nessa crescente na área.