PUCRS obtém importantes conquistas em 2017

Universidade é destaque entre órgãos governamentais e em rankings internacionais

19/09/2017 - 20h28

Carrossel - Foto Aérea CampusA atuação da PUCRS nos últimos anos, com investimento e compromisso com a excelência acadêmica e humana, tem repercutido em importantes reconhecimentos públicos. Em 2017, a Universidade tem colhido resultados desse trabalho por meio de posicionamento privilegiado em rankings, classificações e prêmios, concedidos por órgãos governamentais ou privado, nos âmbitos regional, nacional e internacional. Confira as principais conquistas:

Avaliação Quadrienal da Capes/MEC
Avaliação Quadrienal Capes 2013-2016Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada em setembro, garantiu à PUCRS a melhor média nacional entre as instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas, com dez ou mais programas de pós-graduação (PPG). É o maior crescimento do País no período de 2013 a 2016. Dos 24 programas existentes na Universidade, sete tiveram crescimento nas notas e, ao todo, 11 têm agora nível de excelência internacional, com notas 6 e 7. Os programas de pós-graduação em Letras e em Gerontologia Biomédica obtiveram nota 7, o conceito máximo.

Ranking Universitário Folha
ranking universitário folha,RUFRanking Universitário Folha (RUF), realizado e divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo em 18 de setembro, apontou a PUCRS como a melhor instituição de ensino superior entre as privadas do Brasil. Entre públicas e privadas, subiu para a 18ª colocação geral em relação a 2016 quando ocupava o 22º lugar. A Universidade também ganhou quatro posições no quesito Pesquisa, passando de 24ª para 20ª. No item Internacionalização, é a melhor do Estado entre públicas e privadas.

Prêmio Ojo de Plata – Unesco
unesco,iesalc,orsalc,ojo de plataA PUCRS recebeu o prêmio Ojo de Plata 2017, distinção concedida pelo Observatório Regional de Responsabilidade Social para América Latina e Caribe (Orsalc), vinculado ao Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e Caribe, que reconhece as boas práticas e experiências da Universidade na área de responsabilidade social.

Times Higher Education Mundial
Única universidade privada do RS, a PUCRS figura entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo o ranking Times Higher Education (THE). Apenas 32 instituições brasileiras figuram no levantamento. Os destaques na avaliação da Universidade foram os itens transferência de conhecimento, internacionalização e citações.

Campeãs de Inovação
A 14ª edição da pesquisa Campeãs da Inovação da Revista Amanhã reconheceu a PUCRS como a Instituição de Ensino mais inovadora da região Sul do Brasil. O levantamento, que a partir deste ano conta com a categoria Ensino e Pesquisa, voltada para universidades e centros de pesquisa, identifica as 50 companhias que desenvolvem as práticas mais inovadoras e criativas no seu segmento.

Guia do Estudante 2017
Guia do Estudante 2017 PUCRSA Universidade recebeu destaque no Guia do Estudante 2017. Ao todo, 43 cursos conquistaram as melhores notas na avaliação de ensino superior do País. Foram 20 graduações com 5 estrelas e 23 cursos com 4 estrelas. Ainda, os cursos de Engenharia Elétrica, Física (bacharelado) e Química (licenciatura), atingiram 3 estrelas.

Times Higher Education América Latina
Times Higher Education (THE) – Latin American University Rankings 2017 apontou a instituição de ensino como a 16ª melhor universidade da América Latina e, novamente, como a segunda melhor instituição privada do Brasil. A Instituição subiu sete posições em relação ao ano de 2016, quando estava na 23ª colocação. No cenário nacional, a PUCRS também aparece como 1º lugar entre as privadas da Região Sul, além de ser a única universidade gaúcha entre as 50 melhores colocadas.

QS Unverisity Ranking
A Universidade está entre as 15 melhores universidades brasileiras, segundo o QS World University Ranking, divulgado nesta quinta-feira, 8 de junho. Além disso, a Universidade aparece como a única privada da Região Sul, e a terceira privada do País, a constar na avaliação, que inclui cerca de mil instituições em todo o mundo.

Top of Mind RS
Pelo terceiro ano consecutivo a PUCRS é Top of Mind Rio Grande do Sul na categoria Universidade Privada. Já o Museu de Ciências e Tecnologia da Universidade (MCT) aparece mais uma vez como o mais lembrado na categoria Museus no Top of Mind Porto Alegre, distinção conquistada desde 2011.

Prêmio Nacional de Gestão Educacional
O projeto Método Exponencial foi um dos vencedores 2017 no Prêmio Nacional de Gestão Educacional, contemplado com Prata na categoria Gestão Acadêmica – Ensino Superior. A distinção foi entregue no final de março, durante o GEduc, o mais renomado congresso da gestão educacional brasileira.

Pesquisa Marcas de Quem Decide
A PUCRS é a instituição de ensino superior mais lembrada e preferida na categoria Ensino Superior Privado, na pesquisa Marcas de Quem Decide 2017. Também é líder em preferência na categoria Ensino de Pós-Graduação.

Índice Geral de Cursos/MEC
Segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2015 do Ministério da Educação o conceito médio dos cursos de mestrado da PUCRS é o melhor entre as universidades privadas do País, e a Universidade está na segunda posição entre todas as universidades brasileiras. A PUCRS também está entre as melhores privadas do Brasil no IGC contínuo, alcançando o conceito 4, em uma escala de 1 a 5.

Conheça as conquistas dos anos anteriores neste link.