PUCRS é a melhor universidade privada do Brasil

Universidade tem destaque no ranking da Folha de S.Paulo

18/09/2017 - 16h33

2017_09_18-ruf_folhaA PUCRS é a melhor instituição de ensino superior entre as privadas do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), realizado e divulgado pela Folha de S. Paulo na segunda-feira, 18 de setembro. Entre públicas e privadas, subiu para a 18ª colocação geral em relação a 2016 quando ocupava o 22º lugar. A Universidade também ganhou quatro posições em Pesquisa – de 24ª para 20ª. No item Internacionalização é a melhor do Estado entre públicas e privadas.

O reitor Ir. Evilázio Teixeira diz que o ranking reflete uma visão estratégica clara e compartilhada na Instituição que é o ponto de partida para o processo de transformação e renovação do ambiente acadêmico. Sobre o destaque, ainda analisa:

– A Universidade tem investido em pesquisa, especialmente nos últimos 30 anos. No final da década de 1980, implementou um programa de qualificação de seu corpo docente, com a meta de chegar a mil mestres e doutores até o ano 2000. Hoje, 95% do quadro de professores tem a titulação de mestre ou doutor. Também promoveu o amplo desenvolvimento da área que hoje é destaque, com mais de 570 estruturas de pesquisa (entre grupos, núcleos, laboratórios, centros e institutos de pesquisa), que desenvolvem aproximadamente 2 mil projetos, sendo mais de 170 com parcerias internacionais.

Os bons resultados da PUCRS em 2017 não se restringem ao RUF. No ranking das Mil Melhores Universidades do Mundo, realizado pelo Times Higher Education, figura com a melhor privada do RS. No Campeãs da Inovação, da Revista Amanhã, é considerada a instituição de ensino mais inovadora do Sul do Brasil. Além de ter conquistado o Prêmio Ojo de Plata de Responsabilidade Social Unesco, concedido pelo Observatório Regional de Responsabilidade Social para América Latina e Caribe.