Museus com coleções virtuais levam exposições para quem está em casa

Instituto de Cultura da PUCRS indica acervos para conhecer obras de arte famosas através de tours online

27/03/2020 - 13h51
Exposição Nosso Corpo Estranho

Exposição Nosso Corpo Estranho / Foto: Bruno Todeschini

No ano passado, no 12º andar da Biblioteca Central, estava acontecendo a Exposição “Nosso Corpo Estranho”, que foi a primeira das cinco exposições realizadas pelo Instituto de Cultura em 2019. A proposta foi um desdobramento da tese de doutorado em Escrita Criativa do escritor Reginaldo Pujol Filho, unindo artes visuais, criação literária e pesquisa acadêmica. Essa exposição contou com obras desenvolvidas pelos artistas Guilherme DableLetícia Lopes e Munir Klamt. 

Por enquanto, tivemos que dar uma pausa em nossa agenda cultural, mas o Instituto de Cultura separou algumas dicas de museus com coleções ou visitas virtuais: já que você não pode ir até a exposição, a exposição vai até você. Confira:

Pinacoteca de São Paulo – É o Museu de arte mais antigo da cidade de São Paulo, realizando exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais, além de mostras de sua renomada coleção de arte brasileiraque conta com artistas como Tarsila do Amaral e Lygia Clark. 

MAM-RJ – Museu de Arte Moderna – Possui mais de 6 mil obras de arte de artistas como Brancusi, Keith Haring, Rodin, Andy Warhol, Portinari, Hélio Oiticica, Tunga, Regina Silveira, entre tantos outros. Dedicado à vanguarda e ao experimentalismo, tem um dos acervos mais importantes da América Latina e abriga parte considerável dos movimentos artísticos brasileiros, como o Neoconcretismo e o Cinema Novo, e internacionais. 

MAM – BA – Museu de Arte Moderna – É considerado o principal espaço de arte contemporânea da Bahia. O atual acervo conta com obras de diversas linguagens e lugares do mundo. A coleção conta com obras de artistas como Volpi, Di Cavalcanti, Fayga Ostrower, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, entre outros.  

Museu Nacional de Belas Artes de Argentina – Conta com uma coleção de mais de doze mil peças de diferentes períodos artísticos, sendo considerada uma das instituições culturais mais relevantes do continente. Possui obras de vanguarda desde o início do século, artistas como Klee, Kandinsky, Modigliani, Torres García, Rothko e Pollock. Seu espaço Virtual é composto por imagens, textos, áudios e passeios sugeridos. 

Museu do Louvre  Abriu suas portas em 1793 e é hoje o museu mais visitado do mundo, com coleções que abrangem milhares de anos de uma história que se estende desde a América até a Ásia.  São 8 departamentos com obras conhecidas no mundo todo, como as famosas Mona Lisa e Vitória de Samotrácia, da Grécia Antiga.

Quer mais? 

No Google Arts and Culture você acessa coleções de museus do mundo inteiro, como o MASP (Museu de Arte de São Paulo), o MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) ou o Musée D’Orsay, em Paris. Em alguns, é possível realizar tours em 360º e caminhar como se estivesse dentro dos prédios, fazendo uma visita guiada.


Leia Mais Veja todas