Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Estrutura completa do Tecna é oficialmente inaugurada

Centro de produção vai promover workshops gratuitos nos próximos meses. Inscrições estão abertas

26/11/2019 - 16h19
Lançamento do Tecna, Tecnopuc, Famecos, Cinema, Produção Audiovisual

Cerimônia aconteceu no dia 25 de novembro / Foto: Bruno Todeschini

Na segunda-feira, 25 de novembro, uma das mais completas infraestruturas para produção audiovisual do Brasil foi oficialmente inaugurada. Composto por estúdios com parâmetros internacionais e salas para mixagem de som, desenvolvimento de animação e finalização, o Tecna, Centro de Produção Audiovisual da PUCRS, localizado no Tecnopuc Viamão, tem capacidade para atender a todo o ciclo produtivo do setor. O evento contou com representantes da Universidade e autoridades políticas, além de artistas e profissionais do circuito cultural e criativo. Na cerimônia, também foi anunciada uma série de workshops gratuitos que serão ministrados nos próximos meses. As atividades já estão recebendo inscrições.

A coordenadora do Tecna, Aletéia Selonk, destacou a importância do audiovisual, como uma das maiores indústrias mundiais, que gera emprego e renda, além de seu papel para a sociedade, seja como entretenimento, conhecimento ou arte: “O audiovisual cria tecido social com sua capacidade de ser, por vezes, espelho de uma sociedade e, em outras, dar visibilidade à perspectiva do pensamento na qual ela evolui”. Para Aletéia, o Tecna é um espaço de ensino e aprendizado. A coordenadora ainda destacou que os workshops a serem realizados entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020 serão uma boa oportunidade para fortalecer e preparar a indústria criativa regional.

A possibilidade de desenvolvimento regional a partir da instalação do Tecna em Viamão foi um aspecto bastante citado no evento. Conforme o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, desde que a estrutura começou a ser pensada, uma questão relevante era o que ela poderia agregar ao futuro do município: “Pensávamos o nosso papel enquanto parque tecnológico e enquanto Universidade para contribuir com o futuro da cidade. Assim, atendíamos a duas premissas: uma acadêmica e outra de desenvolvimento regional”. Para o prefeito de Viamão, André Nunes Pacheco, essa também é uma oportunidade de capacitar os jovens da região e de mostrar tudo o que Viamão tem a oferecer. “Estamos muito felizes com esse projeto, que vai fomentar a economia, desenvolver a região e fazer de Viamão a grande cidade que é”, celebra.

Representando o governador Eduardo Leite, a secretária de Cultura do Rio Grande do Sul Beatriz Araújo acredita que a economia criativa pode transformar vidas e comunidades. “Temos um potencial enorme na área do audiovisual, e acredito que vamos, sim, poder contribuir para que esses espaços sejam de um trabalho importante e para que nossa produção tenha ainda mais destaque”, declara.

O reitor Ir. Evilázio Teixeira encerrou o primeiro momento da cerimônia de lançamento da estrutura completa do Tecna, destacando a Universidade como um ambiente inspirador e inovador para quem deseja criar, seja conhecimento, saber, cultura, ideias ou ideais. “A indústria audiovisual e criativa do Rio Grande do Sul e do Brasil estão recebendo o que há de mais moderno na área. Não tenho dúvida de que grandes histórias serão contadas a partir deste lugar, desenvolvendo não apenas a economia de todo um setor, mas ajudando a enriquecer a nossa cultura”, conclui. Na sequência, os convidados puderam conhecer os diferentes espaços do Centro de Produção Audiovisual da PUCRS em uma visita guiada.

Workshops gratuitos recebem inscrições

Entre os meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020, o Tecna irá promover uma série de workshops gratuitos, com especialistas de diferentes áreas da produção audiovisual. As inscrições já estão abertas.

A primeira atividade se inicia no dia 12 de dezembro e tem como tema Produção executiva. Na capacitação, serão abordadas as etapas da produção de uma obra para cinema e TV a partir do ponto de vista da produção executiva, desde a leitura do roteiro até o lançamento.

O workshop Coprodução internacional – Eave on Demand Rio Grande do Sul, em parceria com o Eave – principal organização de treinamento para produtores da Europa –, será o segundo a ser ministrado. A atividade ocorre de 10 a 12 de janeiro de 2020 e é exclusiva para produtores do Rio Grande do Sul.

Desenvolvimento de lideranças para o mercado audiovisual é o tema do workshop que será ministrado de 23 a 25 de 2020. A atividade é dedicada a desenvolver lideranças capazes de entender seu papel estratégico de atuação no mercado atual. O público alvo é composto por produtores e sócios de empresas produtoras de conteúdo audiovisual.

O que o Tecna oferece

  • Três estúdios com parâmetros internacionais. Os espaços contam, ainda, com camarins, salas de produção e banheiros.
  • Estúdio de mixagem de som certificado THX (criada por George Lucas, diretor de Star Wars) com tecnologia DOLBY ATMOS, além projeção 4k e software de edição para correções imediatas de edição.
  • Laboratório para desenvolvimento de animação, jogos e aplicativos, com softwares e hardware usados pela indústria profissional.
  • Três salas de edição montadas com equipamentos de alta tecnologia e softwares de edição, efeitos e colorimetria.
  • Áreas de apoio: sala de recepção; catering com cozinha equipada para 50 pessoas; camarins com lavatório, ampla sala de pré-produção e produção; salas de reunião, de ensaios e técnica, lavanderia e ambiente especializado para figurino; marcenaria; área de pintura; e depósitos para objetos e cenários.

A estrutura ainda abrange o Laboratório de Pesquisas Audiovisuais (Lapav), estrutura de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes & Design – Famecos, e integrado ao Tecna.

Confira fotos do evento: