Destaques 2019: avanços na Saúde

Ano foi marcado por reconhecimentos e novas parcerias

23/12/2019 - 12h30
2019_12_23-especial_saúde(bruno_todeschini)(907x605)

Foto: Bruno Todeschini

O ano de 2019 foi intenso na área da saúde da Universidade. Reconhecimentos, parcerias e projetos foram alguns dos acontecimentos marcantes, como o lançamento do BioHub, que tem como objetivo gerar inovação em saúde. Confira esse e outros destaques:

Hospital São Lucas (HSL)

Conquistas e certificações

O HSL começou 2019 recebendo o certificado de acreditado em nível diamante pela QMentum IQG International. A metodologia orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade, segurança, governança e boas práticas assistenciais, utilizando critérios internacionais com validação mundial. No Brasil, apenas 100 unidades hospitalares possuem este reconhecimento, e o HSL foi o pioneiro nessa certificação no Sul do Brasil.

2019_12_23-especial_saúde(bruno_todeschini)(907x605)2

Foto: Bruno Todeschini

O Hospital também recebeu, pela terceira vez, a Certificação Internacional do Centro de Excelência Internacional em Tratamento Cirúrgico da Obesidade Grave e Síndrome Metabólica pela Surgical Review Corporation (SRC). O serviço de cirurgia bariátrica e metabólica é certificado desde 2012 e é conduzido por Cláudio Cora Mottin há mais de 40 anos. A equipe é formada por 60 profissionais de diferentes especialidades.

Outra premiação recebida foi o Top Ser Humano, com o case Pit Stop das ROP’S: Circuito do conhecimento – uma nova abordagem de capacitação, trabalho educativo que preparou profissionais para a Acreditação Internacional – QMentum. O projeto inclui treinamentos e ações de engajamento das equipes no intuito de promover a cultura de segurança e cuidado do paciente.

Campanha Meu Legado Salva

O ano ainda foi marcado pelo lançamento da campanha Meu Legado Salva, que destacou a importância da doação de órgãos. O HSL é o hospital privado de Porto Alegre com o maior número de notificações e doações de órgãos. A iniciativa mobilizou vários setores da sociedade.  Ao longo do mês de setembro, vídeos com depoimentos foram contando as histórias de familiares dos doadores, dos receptores e de pessoas que aguardam na fila da doação.

Parcerias

Em novembro, o HSL fechou uma parceria inédita com o Grupo Oncoclínicas para o lançamento do Novo Centro de Oncologia. A novidade marcou o início do atendimento quimioterápico do HSL a pacientes que não estão internados. A estrutura dispõe de equipe multidisciplinar para o atendimento integrado do paciente, atuando desde o diagnóstico até o cuidado continuado. A intenção é que a parceria se amplie cada vez mais, gerando novos avanços e entregas para a sociedade.

A PUCRS também assinou um convênio de cooperação entre a com o Xiangya Hospital, da China, filiado à Central South University, visando o desenvolvimento de um Centro de Cirurgia Metabólica no país asiático.

Novo diretor-geral

O HSL apresentou seu novo diretor-geral, Leandro Firme, no mês de novembro. O gestor iniciou a trajetória no HSL agregando experiência em gestão hospitalar, conquistada ao longo de 20 anos em hospitais públicos e privados, de baixa, média e alta complexidade. Firme substituiu o cargo de superintendente, com o escopo de liderança nas áreas assistencial, técnica e administrativa do HSL, subordinado à Reitoria da PUCRS.

InsCer

Projeto Zika Vírus é finalizado

Foto: Flávia Polo

Foto: Flávia Polo

O diretor do InsCer, Jaderson Costa da Costa; a vice-diretora, Magda Lahorgue Nunes; e a pesquisadora Graciane Radaelli estiveram em Maceió para o evento de encerramento do projeto Zika Vírus. Durante quatro anos, cerca de 50 crianças com microcefalia pelo zika vírus foram avaliadas por profissionais de diferentes áreas da saúde no InsCer, em uma parceria com o Hospital Universitário Alberto Antunes, de Maceió, e com a DiRad – Diagnóstico por Imagem. Os resultados avaliados vão servir como base para políticas públicas governamentais.

Ministros visitam o InsCer

O InsCer recebeu a visita dos ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes; e da Cidadania, Osmar Terra. O único brasileiro que esteve em uma missão espacial, o astronauta Pontes demonstrou muito interesse nas pesquisas realizadas no InsCer e se disse impressionado com a atual estrutura, ao conhecer o Centro de Produção de Radiofármacos (CPR), onde está instalado o cíclotron, equipamento acelerador de partículas.

Pontes e Terra se reuniram com o vice-reitor da PUCRS e diretor do Instituto do Cérebro do RS, Jaderson Costa da Costa; com o superintendente de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e professor da Escola de Medicina da PUCRS, Douglas Sato; e o coordenador de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, Augusto Buchweitz. Eles conversaram sobre pesquisas com células-tronco, inteligência artificial e outras desenvolvidas no InsCer relacionadas ao aprendizado infantil.

Comitiva da Holanda discute uso de dados nas ciências da saúde

Em novembro, a PUCRS recebeu a visita de uma comitiva de pesquisadores da Holanda com o objetivo principal de discutir a utilização de dados na área da saúde. A delegação esteve em uma missão a fim de entender como as principais organizações do Brasil estão trabalhando com big data nas ciências da vida e da saúde. Os visitantes participaram de uma mesa-redonda sobre o assunto com professores da Universidade.

BioHub

Foto: Bruno Todeschini

Foto: Bruno Todeschini

Em outubro, foi lançado o BioHub, iniciativa que busca impulsionar soluções e startups originados, estimular a cultura do empreendedorismo entre profissionais da saúde e promover conexões entre diversos atores, como propósito conectar talentos e conhecimento para gerar negócios inovadores nas ciências da vida. O hub é formado por mais de 80 laboratórios, 100 grupos de pesquisa, as Escolas da PUCRS, o Hospital São Lucas, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – Tecnopuc e o InsCer. A primeira ação do Biohub foi o Health Plus Innovation Center, um espaço de coworking que conecta startups de HealthTech com hospitais, profissionais, empresas e operadoras de saúde. A iniciativa é uma parceria da Grow+ e da PUCRS.

No início de dezembro, o BioHub recebeu o prêmio Destaque em Saúde 2019, na categoria Inovação em Saúde.

Campus da Saúde

Para fechar as ações do ano, o projeto Campus da Saúde já está em andamento e prevê algumas fases com entregas relevantes. A infraestrutura de áreas como Centro Cirúrgico, Emergência, Obstetrícia, Internação, UTI Pediátrica e o Centro Interdisciplinar de Saúde serão modernizadas. Junto às reformas e adequações, serão investidos recursos na aquisição de novos equipamentos.


Leia Mais Veja todas