Destaques 2018: a PUCRS na imprensa

Um ano de boas notícias mostradas pelos veículos de comunicação

28/12/2018 - 10h13
Câmeras, Imprensa, Jornalismo

Foto: skratos1983 / pixabay.com

O trabalho de assessoria de imprensa é um dos segmentos de atuação da Assessoria de Comunicação e Marketing da PUCRS (Ascom). Seu objetivo é estabelecer um relacionamento qualificado e permanente com jornalistas e demais profissionais de empresas de comunicação locais, regionais e nacionais, para a manutenção da imagem da PUCRS na mídia. Ao longo de 2018, houve mais de 9 mil citações positivas em relação à Universidade, decorrentes tanto das ações promovidas pela Instituição e seus parceiros nos campos do ensino, da pesquisa, da extensão – em benefício da comunidade acadêmica e da sociedade –, quanto na contribuição de professores, pesquisadores e especialistas de distintas áreas como fontes de informação e opinião técnica sobre assuntos que mobilizam o País e o mundo.

Nos últimos 12 meses, centenas de acontecimentos da PUCRS ganharam ampla visibilidade em jornais, emissora de rádio e de televisão e portais de notícias, entre outros espaços. Foi um ano repleto de lançamentos, parcerias, eventos, espetáculos, investigações científicas e grandes anúncios. Abaixo, estão reunidos alguns dos destaques noticiados em veículos de comunicação do Rio Grande do Sul.

 

destaques 2018 imprensaAliança para Inovação de Porto Alegre é lançada

“Esse é um dia histórico para Porto Alegre. As três instituições fortemente vinculadas ao conhecimento, à pesquisa, à cultura, ao desenvolvimento e à responsabilidade social se unem para um projeto que almeja transformar Porto Alegre”. Com estas palavras, o Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, dimensionou a Aliança para Inovação de Porto Alegre, que foi lançada no dia 9 de abril, na Sala dos Conselhos da UFRGS. Essa união conta a participação das maiores Universidades da capital gaúcha: PUCRS, UFRGS e Unisinos.

Leia no Correio do Povo

Ouça na Rádio Gaúcha

Ouça na Rádio Pampa

 

Rua da Cultura é oficialmente entregue à população

Porto Alegre, 4 de junho, uma data especial. Quem circulava pelo Campus da Universidade pôde viver e experimentar diversas atividades envolvendo música, teatro, literatura e gastronomia. A arte já transpira, é a Rua da Cultura, inaugurada entre os prédios 5 e Biblioteca Central Irmão José Otão. O ambiente é um novo polo cultural e gastronômico para a capital gaúcha e que está disponível para a comunidade acadêmica e a população em geral.

Assista na TVE                                                                    Veja em GaúchaZH

 

destaques 2018 imprensaEstátua do século 18 com arte africana é descoberta no RS

Em setembro, uma descoberta histórica foi exposta para toda a comunidade no saguão da Biblioteca Central da PUCRS. A estátua de uma Deusa Nimba, encontrada em Santo Ângelo (RS), teve a identidade confirmada pelo coordenador do Núcleo de Estudos em Cultura Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) da Escola de Humanidades da PUCRSÉdison Hüttner.

Leia em Zero Hora

 

 

Feira de Carreiras PUCRS apresenta novos desafios do mercado de trabalho

Um dos maiores eventos do segmento do País, a Feira de Carreiras PUCRS chegou à sua sexta edição em 2018. O evento ocorreu em outubro, no Centro de Eventos da Universidade. Diversas empresas dos mais variados portes e áreas trouxeram seus representantes para apresentar a sua cultura organizacional, divulgar vagas e oportunidades, explicar os processos seletivos e identificar futuros talentos.

Assista na TV Band                                                                  Veja em Diário Gaúcho

 

 

destaques 2018 imprensaFernanda Montenegro é Mérito Cultural da PUCRS

Integrando as comemorações dos 70 anos da Universidade, Fernanda Montenegro recebeu o troféu Mérito Cultural PUCRS. Na noite de 2 de outubro a atriz fez a leitura dramática Nelson Rodrigues por ele mesmo e, no dia anterior, recebeu o público para a sessão de autógrafos da obra Fernanda Montenegro: itinerário fotobiográfico.

Veja em GauchaZH

Ouça na Rádio Bandnews

 

 

destaques 2018 imprensa

Oracle inaugura operação no Tecnopuc

Oracle do Brasil inaugurou em outubro o seu escritório local e passa a operar em uma nova estrutura localizada dentro do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). A multinacional está no segundo andar do Condomínio de Empresas Inovapucrs, espaço sem paredes e próximo a estudantes e pesquisadores ligados à tecnologia e inovação. A intenção é aproximá-la de outras empresas do setor, principalmente startups, estimulando o intercâmbio constante de conhecimento e interação no maior polo de criação tecnológica do Sul do País.

Leia no Jornal do Comércio

 

 

destaques 2018 imprensaPacto Alegre é lançado oficialmente

Com o objetivo de obter o engajamento e compromisso de entidades públicas e privadas e da sociedade para tornar Porto Alegre uma cidade referência em inovação, foi oficializado o lançamento do Pacto Alegre. A iniciativa surgiu a partir da articulação da Aliança para Inovação, formada por UFRGS, PUCRS e Unisinos, em conjunto com a Prefeitura da Capital e entidades representativas da capital.

Assista na RBSTV

 

Conheça as entregas da PUCRS que marcam os 70 anos da Universidade

A Universidade completou 70 anos no dia 9 de novembro trazendo importantes anúncios para a sociedade. O reitor, Ir. Evilázio Teixeira, apresentou os projetos para as cerca de 400 pessoas que prestigiaram o evento no Restaurante Panorama Gastronômico. Expansão do Instituto do Cérebro do RS, ponte sobre a avenida Ipiranga e novos ambientes voltados à educação inovadora e empreendedora fazem parte das entregas à comunidade.

Ouça na Rádio Guaíba

       Leia em Zero Hora                                            Leia no Correio do Povo                            Leia no Jornal do Comércio

 

destaques 2018 imprensaIdeias do Bem discute soluções criativas e inovadoras para a saúde

O aplicativo TchêInclui, idealizado por alunos do curso de Psicologia, promove a inclusão nas escolas. Esta e outras ações foram apresentadas no evento Ideias do Bem, uma parceria entre a Escola de Ciências da Saúde, o Laboratório de Criatividade do Tecnopuc (CriaLab), e o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear), ocorrido nos dias 9 e 10 de novembro, no Global Tecnopuc.

Leia em Zero Hora

 

 

Aplicativo de adoção de crianças e adolescentes é lançado oficialmente

Numa iniciativa entre PUCRS, Poder Judiciário do Rio Grande do Sul e Ministério Público Estadual, professores e estudantes se engajaram para garantir que crianças e adolescentes, residentes em abrigos e casas de passagem, encontrem um lar definitivo e o carinho de quem anseia por tornar real o sonho da maternidade e da paternidade. O nome do aplicativo, que incentiva pessoas habilitadas a conhecerem perfis alternativos aos mais procurados para adoção – de zero a três anos – é o Deixa o amor te surpreender.

Assista na Globo News                                                        Leia em Zero Hora

 

 


Leia Mais Veja todas