Ideias do Bem discute soluções criativas e inovadoras para a saúde

Alunos foram premiados por projetos de práticas de mercado e empreendedorismo

16/11/2018 - 13h50
ideias do bem, idear, crialab

Atividades ocorreram no CriaLab, no Global Tecnopuc / Foto: Camila Cunha

O evento Ideias do Bem, uma parceria entre a Escola de Ciências da Saúde, o Laboratório de Criatividade do Tecnopuc (CriaLab), e o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear), ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro, no Global Tecnopuc, com o objetivo de trabalhar em equipe com alunos da Escola. As atividades incentivaram criatividade e ideias inovadoras. Além dos guias da Escola de Negócios e da Escola Politécnica, ainda dirigiram as atividades, professores e Alumni (diplomados) da Escola de Ciências da Saúde, que trouxeram um suporte mais técnico para a área da saúde.

O professor da Escola e coordenador do Núcleo de Educação Continuada, Lúcio Brandt, ressaltou que a atividade foi extremamente positiva para os acadêmicos e a equipe organizadora, pois foram abordados assuntos relacionados com os desafios do dia a dia da área da saúde. “O evento foi muito bem recebido por todos. Os acadêmicos ficaram felizes com a ação, pois em seus relatos destacaram sempre a possibilidade de colocar em prática, com um propósito nobre o conhecimento que desenvolvem em sala de aula”, destaca.

Divididos ao todo em 15 equipes, compostas por cinco alunos de quatro áreas diferentes, os participantes puderam atuar de forma interdisciplinar, o que resultou na integração de todos os cursos ali presentes, além de um ambiente de muito conhecimento compartilhado. No final do evento, a equipe premiada recebeu o reconhecimento de mentoria no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) para desenvolvimento de um futuro negócio, além da utilização do Espaço de Coworking do Parque durante três meses.

ideias do bem, idear, crialab

Professor Lúcio Brandt orienta as equipes / Foto: Camila Cunha

A estudante do Curso de Psicologia, Eduarda Racki dos Santos, classificada em 1° lugar na maratona com o grupo Tchê Inclui, realça a importância da integração para a satisfação dos resultados que se focaram no bem-esta social e no exercício da empatia. “O resultado do Ideias do Bem nos motivou ainda mais, através do desejo de que podemos ser significativos para as melhorias em nosso entorno e na sociedade como um todo. O Tchê Inclui não é nosso, é da comunidade, é de todos “, enfatiza.

O estudante de Psicologia, Robson de Souza, da mesma equipe, salienta que as atividades realizadas são necessárias para a construção de um pensamento inovador que possa conversar com a inclusão social para qualquer cidadão. “ O Ideias do Bem demonstra acima de tudo, um conceito moderno de saúde, com uma visão transdisciplinar, empreendedora e de grande impacto social tão necessária em nosso país”, afirma.

Fizeram parte da organização do evento, o CriaLab, o Idear, o Curso de Gastronomia, o Centro Universitário AGES, o Tecnopuc Startups, além dos patrocinadores Box Brazil, Bradesco e Natuderme Farma.