Cursos de pós com excelência nacional têm inscrições abertas

São opções de mestrado e doutorado avaliadas com conceito 5 pela Capes

27/05/2019 - 08h30

campanha_mestrado_doutoradoConquistar um título de pós-graduação é uma vitória na trajetória pessoal e um acréscimo de grande valor para o currículo profissional. Para quem deseja dar este salto qualitativo, a PUCRS está com inscrições abertas para processos seletivos em cinco Programas de Pós-Graduação, três deles considerados de excelência nacional, com conceito 5 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São os cursos de Administração e Negócios, Engenharia e Tecnologia de Materiais e História. Com conceito 4, são oferecidos o mestrado em Engenharia Elétrica e o mestrado e doutorado em Teologia. Os detalhes sobre disciplinas, linhas de pesquisa e disponibilidade de bolsas parciais podem ser obtidos neste link.

Há duas novidades nos Programas de Pós-Graduação neste ano. Uma é a oferta de crédito educativo. O Programa de Crédito Educativo da PUCRS, Credpuc, oferece um auxílio de 50% dos valores das parcelas educacionais, as quais serão reembolsadas após o término do curso, pelo mesmo período de utilização. A outra é que alguns programas oferecem a possibilidade de estudar no exterior via PUCRS Print, o programa institucional de internacionalização da Capes que promove a mobilidade de alunos e professores da Universidade para o exterior e do exterior para o Brasil.

Conheça os destaques e os prazos de inscrição para os cursos:

Administração e Negócios – O mestrado em Administração e Negócios e o doutorado em Administração da Escola de Negócios integram conhecimento teórico e pesquisa científica. Projetados para atender a profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento e que aspiram a um aprofundamento no domínio da Administração de Empresas, são cursos adequados para quem já desfruta de experiência organizacional ou docente. Conceito 5 da Capes. Inscrições até 31/5.

Engenharia Elétrica – Este mestrado da Escola Politécnica iniciou suas atividades em 1993. Seu perfil é o de possuir uma ampla gama de projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados com suporte financeiro de órgãos de fomento governamentais, como CNPq, Fapergs, Finep e BNDES, bem como dos setores industriais e de serviços. O egresso é um profissional qualificado, apto a exercer atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, em sua área de formação. Conceito 4 da Capes. Inscrições até 14/6.

Engenharia e Tecnologia de Materiais – Este programa com mestrado e doutorado da Escola Politécnica teve sua origem no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica com a inclusão, em 1998, de uma linha de pesquisa em Engenharia e Tecnologia de Materiais. Caracteriza-se pelo seu grupo docente forte, coeso e qualificado. Conceito 5 da Capes. Inscrições até 14/6.

História – Primeiro no RS na sua área de conhecimento, este programa da Escola de Humanidades iniciou sua atividade na década de 1970, com o mestrado. Em 1986 foi criado o doutorado. Sua área de concentração é História das Sociedades Ibéricas e Americanas. Conceito 5 da Capes. Inscrições até 6/6.

Teologia – A origem destes cursos mestrado e doutorado da Escola de Humanidades se deve ao Encontro Regional do Clero de 1988, diante da necessidade de preparar docentes de graduação em Teologia no RS aptos a desenvolver uma formação mais aprimorada para responder aos desafios de uma evangelização promotora do ser humano. Conceito 4 da Capes. Inscrições até 31/5.