Ingresso e processo seletivo

O processo seletivo do PGETEMA visa atender graduados e mestres de um grande número de especialidades, especialmente engenheiros, químicos e físicos, devido ao caráter multidisciplinar da área que envolve o estudo das propriedades, processamento e aplicações de materiais. O ingresso de novos pós-graduandos ocorre semestralmente e a seleção dos candidatos ao mestrado e ao doutorado seguem as orientações apresentadas em Editais específicos de seleção. O processo seletivo do mestrado envolve a análise curricular e a apresentação oral do currículo e tema de tese para o desenvolvimento da pesquisa do candidato, enquanto que seleção dos doutorandos está embasada na análise curricular e na apresentação oral do plano de trabalho para doutoramento.

INSCRIÇÕES

 


Inscrições para 2022/1

Inscrições on-line abertas para o MESTRADO e DOUTORADO de 01 de setembro a 29 de outubro de 2021 neste site.

Poderão inscrever-se no PGETEMA profissionais graduados em área técnico-científica, tais como Engenharias, Química, Física, Matemática, Informática, etc.

O programa realiza processos de inscrição e de seleção de novos alunos para Mestrado e Doutorado duas vezes por ano, normalmente nos meses de março e julho.

Os requisitos necessários para a inscrição são:

  • Ler atentamente o Edital;
  • Preencher a ficha de inscrição;
  • Enviar para o e-mail [email protected] a documentação exigida no edital e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Edital

Mestrado e Doutorado

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE MESTRADO e DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS – PGETEMA

Edital de Seleção Mestrado e Doutorado 2022/1

  1. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA), da Escola Politécnica, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), torna públicas as normas do Processo Seletivo 01/2022, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022, nos níveis de Mestrado e Doutorado, em conformidade com as exigências do Regulamento do Programa e do Estatuto e Regimento Geral da Universidade.

2. O Programa, conceito 5 na CAPES, possui 2 áreas de concentração denominadas Engenharia e Tecnologia de Materiais e Materiais e Processos Relacionados.

O Programa conta com as seguintes linhas de pesquisa: Biomateriais, Biomecânica e Bioprocessos; Materiais e Processos para Mitigação e Controle de Impactos Ambientais; Materiais Metálicos; Materiais Nanoestruturados; Materiais Poliméricos; Modelagem e Simulação Aplicadas a Materiais e Processos; Semicondutores e Células Solares. Informações acerca das áreas de concentração, linhas de pesquisa e docentes credenciados podem ser obtidas através do link http://www.pucrs.br/politecnica/engenharia-e-tecnologia-de-materiais.

  1. Do Público

Poderão participar do Processo Seletivo ao Mestrado todos os portadores de Diplomas de cursos de Graduação em Ciências Exatas, Engenharias ou em áreas afins, devidamente reconhecidos pelo MEC ou pelo órgão competente do país de origem; bem como concluintes de Graduação, desde que comprovem a conclusão do referido curso, em data anterior à matrícula no Programa de Pós-Graduação. Da mesma forma, poderão participar do Processo Seletivo ao Doutorado todos os portadores de Diplomas de cursos de Graduação e de Mestrado em Ciências Exatas, Engenharias ou em áreas afins, devidamente reconhecidos e recomendados pelo MEC/CAPES ou pelo órgão competente do país de origem; bem como concluintes de Mestrado, desde que comprovem a conclusão do referido curso em data anterior à matrícula no Doutorado.

  1. Das Vagas

Esta seleção visa ao preenchimento de até 17 (dezessete) vagas em nível de Mestrado e até 8 (oito) vagas em nível de Doutorado. Não havendo preenchimento total do número de vagas para ingressantes em qualquer um dos níveis, as vagas remanescentes poderão ser realocadas para ingressantes do outro nível, em conformidade com presente edital.
Além das 17 (dezessete) vagas ofertadas em nível de Mestrado, 1 (uma) vaga será ofertada para candidatos estrangeiros. Da mesma forma, além das 8 (oito) ofertadas em nível de Doutorado, 1 (uma) vaga será ofertada para candidatos estrangeiros. Não havendo candidatos estrangeiros que atendam aos requisitos da seleção, as vagas ofertadas para esses candidatos poderão ser preenchidas pelos demais candidatos não estrangeiros.

  1. Da Inscrição

A inscrição será realizada, exclusivamente, pela Internet, através do link: https://webapp.pucrs.br/sipos/inscricao, no período de 1/9/2021 a 29/10/2021.

Após o preenchimento da ficha de inscrição online, o(a) candidato(a) deverá efetuar o
pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00.

  1. Dos Documentos

No ato da inscrição online deverá ser efetuado o upload dos documentos especificados a seguir.

6.1 Carteira de Identidade ou, no caso de estrangeiro/a, do passaporte ou do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE);

6.2 Cadastro de Pessoa Física (CPF);

6.3 Título de eleitor, acompanhado da comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral;

6.4 Comprovante de quitação com o serviço militar para homens, salvo se o candidato for estrangeiro;

6.5 Currículo modelo Lattes/CNPq (http://lattes.cnpq.br). Se estrangeiro, Curriculum Vitae;

6.6 Diploma de Graduação e/ou de Mestrado (este último exclusivo para candidatos ao Doutorado que já tenham título de Mestre) ou comprovante de que concluirá o Curso de Graduação ou de Mestrado até a data da matrícula;

Observação: O candidato que apresentar apenas a declaração oficial de concluinte de curso de Graduação ou de Mestrado, emitida pela universidade de origem, caso seja selecionado, terá que apresentar, na sua primeira matrícula, cópia do Diploma Graduação ou de Mestrado. Caso não entregue tal documentação na matrícula, o candidato perderá o direito à vaga.

6.7 Cópia do histórico escolar do curso de Graduação e/ou de Mestrado (este último exclusivo para candidatos ao Doutorado que já tenham título de Mestre);

6.8 O(A) candidato(a) com deficiência ou necessidades educacionais especiais que necessitar de atendimento específico ou material adaptado deverá anexar à documentação laudo recente (máximo 12 meses), emitido e assinado por especialista credenciado no Conselho Regional de Medicina (CRM). O documento deve especificar a natureza, o tipo e o grau de deficiência, bem como as condições recomendadas para a realização das atividades avaliativas previstas por este Edital;

6.9 formulário de inscrição preenchido on-line disponibilizado no endereço: http://webapp.pucrs.br/sipos/inscricao;

6.10 Os candidatos deverão providenciar 02 (duas) cartas de recomendação, conforme
formulário próprio, a serem enviadas diretamente pelo recomendante para o e-mail
do Programa, [email protected]. O modelo da carta de
recomendação está disponibilizado no seguinte endereço: http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais/ingresso-e-processo-seletivo;

No ato da inscrição online os candidatos deverão efetuar o envio dos documentos
especificados nos itens 6.11, 6.12 e 6.13 para e-mail do Programa
[email protected]

6.11. Documento com a descrição do tema de interesse (exclusivo para Mestrado) e
proposta de trabalho (exclusivo para Doutorado) para o desenvolvimento da
pesquisa no modelo do Programa, disponibilizado no endereço: http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais/ingresso-e-processo-seletivo;

6.12. Preenchimento de planilha resumo de produção de acordo com o modelo do
Programa, disponibilizada no seguinte endereço: http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais/ingresso-e-processo-seletivo.

6.13. Carta de apresentação do candidato, de acordo com o modelo do Programa,
disponibilizada no seguinte endereço: http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais/ingresso-e-processo-seletivo.

  1. Do Processo Seletivo
    7.1 Da Comissão de Seleção

A Comissão de seleção será composta pelos docentes que fazem parte da Comissão Coordenadora. Na impossibilidade da participação de um membro da Comissão Coordenadora, o substituto será indicado pelo docente impossibilitado.

7.2 Das Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo será composto por duas etapas classificatórias e será conduzido pela Comissão de Seleção:

a) A análise do Curriculum Vitae e da documentação será realizada no período de 08 a 18 de novembro de 2021. Nesta etapa, somente serão consideradas as informações do Curriculum Vitae que contiverem a devida documentação comprobatória.

b) O agendamento da apresentação oral do currículo e do tema de interesse (exclusivo para candidatos ao Mestrado) e apresentação da Proposta de Trabalho (exclusivo para candidatos ao Doutorado) ocorrerá no dia 19 de novembro de 2021. Os candidatos serão comunicados por e-mail.

c) Apresentação oral do currículo e do tema de interesse (exclusivo para candidatos
ao Mestrado) e apresentação da Proposta de Trabalho (exclusivo para candidatos
ao Doutorado) para o desenvolvimento da pesquisa, será realizada no período de
22 de novembro a 03 de dezembro de 2021.

Para candidatos residentes no exterior, em outros estados ou no interior do estado do Rio Grande do Sul, a apresentação poderá ser realizada através de videoconferência, assim como para residentes em Porto Alegre, caso as normas de distanciamento social estejam vigentes no período estipulado para sua execução.

A apresentação dos candidatos estrangeiros poderá ser realizada em Língua Inglesa ou em Língua Espanhola.

7.3 Dos Critérios de Seleção

O Curriculum Vitae é pontuado em até 10,0 (dez) pontos por meio de ficha de avaliação padronizada, anexa ao formulário resumo de produção (http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais/ingresso-e-processo-seletivo); o coeficiente de rendimento na graduação é pontuado em até 4,0 (quatro) pontos; as cartas de recomendação são pontuadas em até 1,0 (um) ponto;

A apresentação oral do currículo e do tema de interesse para os candidatos ao Mestrado e do currículo e da proposta de trabalho para os candidatos ao Doutorado, para o desenvolvimento da pesquisa, pontuada até 5,0 (cinco) pontos.

A pontuação mínima para aprovação no processo seletivo é 5,0 (cinco) pontos, considerando um total de 20,0 (vinte) pontos.

Em caso de empate, o critério de desempate adotado será a pontuação obtida na análise do Curriculum Vitae

7.4 Da Classificação Final

A forma de cálculo do resultado final (RF) é:

RF = CV + CH + CR + OT,

onde, CV é Currículo Vitae, CH é coeficiente de rendimento do histórico escolar, CR é a carta de recomendação e OT são as apresentações orais.

A pontuação mínima para aprovação no processo seletivo é 5,0 (cinco) pontos, considerando um total de 20,0 (vinte) pontos.

A classificação dos candidatos nos processos seletivos de mestrado e doutorado será fruto de uma comparação direta entre as notas calculadas para cada candidato, utilizando a Eq. 1.

A publicação do resultado final dos processos seletivos de mestrado e doutorado será ordem de classificação.

  1. Do Resultado do Processo Seletivo

A relação dos candidatos selecionados e lista de suplentes serão divulgadas até 10 de
dezembro de 2021 no site do Programa (http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais).

  1. Do Cronograma
Atividade Data
Publicação do Edital 01/2022 1/9/2021
Período de inscrições 1/9 a 29/10/2021
Entrega dos documentos solicitados no item 6. até 03/11/2021
Análise do Curricular 08 a 18/11/2021
Apresentações orais candidatos (Mestrado) 22/11 a 03/12/2021
Apresentações orais candidatos (Doutorado) 22/11 a 03/12/2021
Publicação do resultado do Processo Seletivo 10/12/2021
  1. Disposição Gerais
    10.1 A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para este Processo Seletivo contidas neste Edital.
    10.2 O Prazo de recurso ao resultado final do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais será de 7 (sete) dias úteis a partir da data de divulgação do mesmo. Os eventuais pedidos de recurso devem ser enviados para [email protected] e serão analisados e julgados pela Comissão Coordenadora do Programa.
    10.3 Os documentos dos(as) candidatos(as) não selecionados(as) e dos(as) candidatos(as) selecionados(as) que, por ventura, venham a não efetivar a matrícula no Programa serão eliminados do sistema após o período de matrícula.
    10.4 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais PUCRS.

Porto Alegre, 1 de setembro de 2021.

Prof. Dr. Eduardo Cassel
Coordenador do PGETEMA

Matrículas

MATRÍCULAS 2021/2

Período de matrículas: de 02 a 06/08/2021

Início das aulas: 09/08/2021

Link da matrícula: https://webapp3.pucrs.br/sipos/matricula.html

  • Alunos novos 1º acesso: CPF e senha cadastrada na inscrição. Demais acessos, número de matrícula.

Horários:

F: 14h H: 15h50 J: 17h35 L: 19h30
G: 14h50 I: 16h40 K: 18h45 M: 20h15
Bolsas

Capes, CNPq e outras, conforme disponibilidade.

Seleção e Concessão de Bolsas

A seleção dos candidatos é feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação. As bolsas serão concedidas com base na classificação dos candidatos. O número de bolsas de estudos é definido em cada período letivo, dependendo da concessão das agências de fomento.

Itens considerados para a seleção dos candidatos:

  • Índice de Desempenho
  • Artigos publicados em Revistas/Congressos
  • Experiência em Pesquisa
  • Monitoria
  • Interesses na área/Cursos de Extensão
  • Experiência Profissional
  • Alunos com créditos em Pós-Graduação na área
Agendamento de Entrevistas

Em breve maiores informações.

Resultado da seleção 2021/2 - Mestrado PGETEMA

Por ordem de classificação

1º – Matheus Hipólito Lemos de Lima
2º – Eduardo do Canto Bruza
3º – Guilherme Goulart
4º – Tiago Valmor Vieira
5º – Douglas Tischner Rodeghiero

* Obs: As definições de bolsas serão divulgadas no período de matrícula, que ocorrerá de 2 a 6 de agosto de 2021.

Resultado da seleção 2021/2 - Doutorado PGETEMA

Por ordem de classificação

1º Rafael Braga
2º Kiyo Costa Higuchi
3º Henrique Martins Tavares

* Obs: As definições de bolsas serão divulgadas no período de matrícula, que ocorrerá de 2 a 6 de agosto de 2021.