Atividades gratuitas marcam um ano da Unati

Oficinas, palestram e hackaton ocorrem nos dias 17 e 18 de junho

11/06/2019 - 16h25
Aluno Unati

Geraldo Gassen já fez cursos da Unati
Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Nas próximas segunda e terça-feira, 17 e 18 de junho, diversas oficinas e palestras gratuitas voltadas a idosos marcam as comemorações de um ano da Universidade Aberta da Terceira Idade da PUCRS. As atividades são abertas à comunidade, mediante inscrições antecipadas. No dia 17, as oficinas abordarão assuntos como envelhecimento ativo; administração de finanças; cuidados paliativos na terceira idade e direitos dos cuidadores de idosos.

Já na terça, dia 18, o tema Desafio mercado de trabalho: criando soluções para a terceira idade será discutido em um hackaton.  Haverá debate com diversos participantes e, após, os ouvintes serão convidados para, em grupos, trocarem ideias e discutirem soluções para o tema. As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo telefone (51) 3320-3583, presencialmente no 8º andar do prédio 40 ou pelo e-mail [email protected]. Confira a programação completa:

17/06/2019- segunda-feira

*Algumas oficinas, assinaladas abaixo, já estão com inscrições esgotadas.
10h20min– Abertura – Avanços e atividades desenvolvidas na UNATI (prédio 40, sala 202)
11h00 – Envelhecimento Ativo – Newton Luiz Terra
14h (sala 801)– Polifarmácia e Armazenamento de Medicamentos (Paula Engroff)
14h (sala 802) – Dança folclórica (Clóvis da Rocha e Andrea Mirandola) Inscrições esgotadas
14h (sala 803) – Estímulo Cognitivo: mente ativa (Sabine Marroni) Inscrições esgotadas
14h (sala 805) – Como administrar minhas finanças? (Gustavo Inácio de Moraes)
14h (sala 806) – Meditação (Bruna Fernandes da Rocha) Inscrições esgotadas
16h30 (sala 801) – Cuidados Paliativos na terceira idade (Valéria Gonzatti)
16h30 (sala 802) – Pilates (Clarissa Printes) Inscrições esgotadas
16h30 (sala 803) – Literatura: quem conta um conto… (Ana Márcia Martins da Silva)
16h30 (sala 805) – Trabalho e Inovação 50+ (Sirley Carvalho, Rita Carnevale, Mônica Riffel, Maria da Glória Yacoub e Maria Inês Moraes)
18h00 (sala 801) – Direito dos Cuidadores de Idosos (Anelise Crippa)
18h50 (sala 801) – Quero ser um cuidador de idoso, será que tenho vocação? (Joice Liz)

18/06/2019 –terça-feira
Hackaton 50+ | 14h às 18h – sala 801
Tema: Desafio mercado de trabalho: Criando soluções para a maturidade
Mediador: Rafael Silveira – SindiLojas
Palestrantes:
-Leandro Balardin- Presidente da Comissão do Emprego – Políticas Públicas para o mercado de trabalho
– Crismeri Delfino- Presidente da Abrh/RS – Mercado de Trabalho
– Leany Lemos- Secretaria de Planejamento do Estado – Desafios e oportunidade para sociedade prateada
– Denise Garcia – Arte de Viver – Estresse e qualidade de vida
-Maria Inês Pereira Lara – Parceiros Voluntários – Ações para maturidade
-Zilá Breitenbach – Assembleia Legislativa – Violência na sociedade prateada
O Hackaton 50 + será organizado pelo movimento coletivo Porto Alegre Inquieta, que busca transformar positivamente a cidade.
A Unati foi tema de reportagem  da Revista PUCRS. Confira: http://www.pucrs.br/revista/todas-as-idades-no-campus/