Universidade Aberta

Todas as idades no Campus

Universidade Aberta da Terceira Idade oferece cursos e atividades

Idoso: substantivo. 1. Quem tem muitos anos de vida 2. Velho 3. Antigo. Assim o Dicionário Houaiss conceitua a palavra. Com 2 milhões de gaúchos que se enquadram nesse conceito, o Rio Grande do Sul tem hoje a maior população idosa do País, de acordo com o IBGE. As definições do idioma, entretanto, não retratam a realidade desse grupo. Cidadãos com mais de 60 anos há muito abandonaram os estereótipos. Ativos e independentes, continuam gerando renda, consumindo, apreciando arte e cultura, interessados em se desenvolver e ocupar espaços na sociedade.

Para contribuir com a melhora na qualidade de vida das pessoas acima dessa faixa etária e incentivar seu protagonismo, a PUCRS inaugurou a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). São cursos de extensão, palestras, workshops e atividades gratuitas, todas com certificado de participação. O conteúdo foi organizado a partir de consultas com a comunidade, professores e psicólogos.

“Queremos proporcionar o acesso à Universidade como meio de ampliação do espaço cultural. Além da atualização de conhecimentos, são oferecidas práticas que possibilitem aos idosos fortalecerem a participação social e política, assumirem o seu processo de envelhecimento e desenvolverem novas capacidades”, explica Newton Terra, diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia e coordenador da iniciativa com a professora Mirna Portuguez, da Escola de Medicina.

DIFERENTES PERFIS

Irany Scalon: “A gente vem para aprender, mas também faz amigos, cria vínculos”

Foto: Camila Cunha

As modalidades lançadas no último semestre acumulam mais de mil inscrições. São 20 opções de cursos, pensados para atender às necessidades de diferentes perfis. O Tai Chi, o Inglês e o Pilates conquistaram a preferência do público. Irany Scalon, aposentada de 61 anos, compareceu à inauguração e não hesitou em incluir as atividades em sua rotina. Para Irany, a Unati tem sido um ambiente de lazer além do estudo.

“O tempo muda nossos hábitos. O tratamento que recebemos dos outros embrutece, ficamos menos interessantes, mais invisíveis. Não existem ações dedicadas especificamente para nós. Estar aqui é uma chance de continuar envolvido, atualizado, conhecer mais pessoas, mais histórias e mostrar que nós existimos e precisamos de espaço, sim”, enfatiza Irany. A aposentada também comemora os laços que estabeleceu nas aulas. “É um processo dinâmico, de reinserção na sociedade. A gente vem para aprender, mas também faz amigos, cria vínculos.”

DESCOBERTAS NA PUCRS

Geraldo Gassen: “Além do aprendizado, o convívio com pessoas diferentes tem me feito bem”

Foto: Bruno Todeschini

A oportunidade de adquirir novos conhecimentos e seguir visitando o Campus foi o que motivou Geraldo Gassen a ingressar na Unati. O engenheiro elétrico de 60 anos trilhou seu caminho profissional dentro do Tecnopuc. Agora aposentado, está descobrindo novos serviços da PUCRS. “Os professores são excelentes, sabem utilizar o método que melhor se adapta a cada grupo, já que as turmas são bem ecléticas. Além do aprendizado, o convívio com pessoas diferentes tem me feito bem”, comenta. Segundo Gassen, o medo de envelhecer ainda não chegou. “Parei de trabalhar, mas não deixei de fazer nada. Continuo viajando, estudando, lendo. Este é o momento para fazer tudo aquilo o que não era possível antes. Estou aposentado, não parado”, brinca.

Rita Petrarca, diretora de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, se alegra com a satisfação dos alunos. “Estamos sempre abertos para ouvir os idosos e acolher seus desejos de cursos e atividades. Entendemos que a Unati é para eles, vamos sempre fazer o melhor possível para atendê-los”, destaca a gestora.

Para participar:

Presencial: Prédio 40,  salas 801 a 806
Online: pucrs.br/unati/

Tradição na PUCRS

Promover o envelhecimento saudável e funcional da comunidade é uma preocupação da PUCRS desde 1973. Na administração do Ir. José Otão, a Universidade criou o Instituto de Geriatria e Gerontologia, ligado ao ensino, pesquisa e assistência ao idoso. Na época, a expectativa de vida no estado era de 60 anos e o percentual de pessoas acima dessa faixa etária correspondia a 5,1% da população. Atualmente são 19%. “Em função desse envelhecimento sem precedentes, a PUCRS, alicerçada na sólida tradição educativa marista e atuando de forma alinhada com as demandas da sociedade, fornece auxílio para o potencial desse grupo seguir se desenvolvendo”, defende Terra.

Conheça os Cursos

• Inglês
  • Espanhol
  • Alemão