Transferência: PUCRS oferece bolsas integrais de licenciaturas

Inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de fevereiro, de forma presencial, na Central de Atendimento ao Aluno da PUCRS

01/02/2024 - 11h10

Fortalecer a educação é fortalecer o nosso futuro. E para continuar promovendo ainda mais a profissionalização da área, a PUCRS oferece, conforme previsto no edital 66/2021, do Ministério da Educação, bolsas integrais remanescentes para cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa e Ciências Biológicas, incentivando o desenvolvimento de novos talentos e ampliando as oportunidades.

Quem pode participar?    

  • Professores da rede pública de ensino ou conveniadas, sem curso superior concluído, mas com vínculo a uma Instituição de Ensino Superior – cursando no mínimo o 4º semestre de um dos cursos contemplados neste edital.
  • Alunos/as que tenham realizado Enem entre 2012 e 2021 e possuam vínculo a uma Instituição de Ensino Superior – cursando no mínimo o 4º semestre, dos cursos acima referidos, contemplados neste edital. 

No ato da matrícula, é preciso comprovar o vínculo com uma instituição. As bolsas previstas no Edital são válidas somente para ingresso no curso no primeiro semestre de 2024, conforme calendário acadêmico da PUCRS. 

Como faço para me inscrever?   

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas somente de forma presencial, mediante entrega dos documentos exigidos no Edital, junto ao Núcleo de Serviços da Coordenadoria de Registro Acadêmico, localizado no térreo do prédio 15, na Central de Atendimento ao Aluno da PUCRS, de 1º a 23 de fevereiro de 2024, das 8h às 20h. O processo de ingresso será exclusivamente via transferência. Os documentos referentes às normas para os cursos de bolsas licenciaturas podem ser conferidos no edital.

Compromisso com o incentivo à educação   

A PUCRS, por meio de uma rede formada com Universidade La Salle (Unilasalle) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), está entre as selecionadas por meio do edital 66, do Ministério da Educação (MEC). Os currículos contemporâneos, com forte caráter interdisciplinar e com inserção no ambiente escolar do primeiro ao último semestre dos cursos oferecidos pelas Instituições foram significativos para a escolha das universidades.    

O projeto, aprovado pelo MEC, contou com o incentivo das Secretarias de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e dos municípios de Porto Alegre e Guaíba, por meio de cartas de apoio, estabelecendo o compromisso de estimular seus docentes, sem formação superior, a participarem do processo.  

Os cursos de licenciaturas são presenciais, contando também com disciplinas online e práticas desde o início do curso, que devem ser realizadas na rede pública ou conveniada. Todos os/as candidatos/as ao edital, no momento da matrícula, devem se comprometer a completar o curso em 4 anos.  

A PUCRS também disponibiliza aos estudantes consultoria de carreira, orientação psicossocial, escuta e acompanhamento gratuitos. Além disso, a Universidade conta com programas de pesquisa e internacionalização. Conheça todos os diferenciais 

Serviço:  

Bolsas para licenciaturas na PUCRS:

  • Cursos: Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa e Ciências Biológicas (Licenciatura)
  • Público: Professores/as da rede pública de ensino ou suas conveniadas sem formação superior e interessados/as em ingressar na primeira graduação que tenham realizado o ENEM entre 2012 e 2021 e estejam cursando até o 4º semestre em outra instituição.
  • Inscrições:  gratuitas, de 1º a 23 de fevereiro de 2024, de forma presencial, junto ao Núcleo de Serviços da Coordenadoria de Registro Acadêmico, localizado no térreo do prédio 15, na Central de Atendimento ao Aluno, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
  • Divulgação dos resultados: os candidatos serão avisados individualmente e a matrícula será realizada obrigatoriamente em todos os componentes curriculares do módulo, não sendo permitido cancelamento de disciplina nem trancamento de matrícula, sob pena de perda do benefício.   

As bolsas de licenciatura PUCRS 2024 estão previstas no edital número 66/2021 do Ministério da Educação que visa a implementação do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares.  

SAIBA MAIS SOBRE AS BOLSAS LICENCIATURA

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas