5 dicas: como expandir o conhecimento durante o mestrado e doutorado

Pós-graduação stricto sensu oferece oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas e internacionalização

04/05/2023 - 08h00
mestrado e doutorado, ensino, pós-graduação, estudante

Para quem deseja iniciar sua pós-graduação em 2023, há programas com editais abertos / Foto: iStock

Ao ingressar nos Programas de Pós-Graduação da PUCRS, estudantes de mestrado e doutorado passam a integrar uma das melhores estruturas de pesquisa do Brasil, com docentes reconhecidos pelo alto padrão de investigação científica. Reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por sua excelência, a formação stricto sensu possibilita a internacionalização e o desenvolvimento de pesquisas conectadas com temas atuais e tendências para o futuro em todas as áreas do conhecimento.   

Para ampliar essa experiência o diretor de Pós-Graduação da PUCRS Luiz Gustavo Fernandes e a assessora de Projetos Internacionais e Monica Vianna, reuniram algumas dicas sobre como ter uma pós-graduação da PUCRS. Confira:

1. Formação transversal e interdisciplinar

Quem ingressa na PUCRS pode se matricular em disciplinas compartilhadas entre diferentes programas de pós-graduação stricto sensu. Isso favorece a interação com colegas, docentes, pesquisadores e pesquisadoras de outras áreas de conhecimento, tornando a formação mais abrangente e interdisciplinar. Além disso, estudantes podem cursar disciplinas oferecidas de forma remota por instituições internacionais parceiras da PUCRS. E, na própria Universidade, cursar disciplinas oferecidas em língua inglesa, ampliando não só seus conhecimentos, mas também suas habilidades para futuras atividades de internacionalização. 

2. Experiências internacionais

Para quem deseja desenvolver parte de seus projetos de pesquisa em instituições no exterior, a PUCRS oferece editais para bolsas de doutorado sanduíche e capacitação através do PUCRS-PrInt. Além de ampliar as atividades de pesquisa, é possível adicionalmente desenvolver projetos com co-tutela de pesquisadores e pesquisadoras no exterior e obter dupla-titulação. Como parte do estímulo à preparação para estas experiências, a PUCRS oferece cursos preparatórios para provas de proficiência com preços reduzidos para estudantes de pós-graduação. 

3. Inserção social

No decorrer dos cursos stricto sensu, quem ingressa na PUCRS têm a oportunidade de se envolver com ações focadas na inserção social, aproximando a formação de algumas das principais demandas da sociedade moderna em áreas como Ensino, Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia.  

4. Empreendedorismo e ecossistema de inovação

A transferência de conhecimento para a sociedade é um requisito cada vez mais presente na formação acadêmica de mestrado e doutorado. Nos programas de pós-graduação da PUCRS, os alunos e alunas têm a sua disposição todo o ecossistema de inovação do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), onde podem transformar suas pesquisas em benefícios para a sociedade. O ambiente do Tecnopuc também fornece ferramentas e o apoio necessário para o desenvolvimento de uma cultura de empreendedorismo e estímulo à inovação. 

5. Envolvimento em projetos de P&D

No ambiente da pós-graduação, orientadores estão constantemente captando projetos de pesquisa e desenvolvimento dentro dos quais estudantes desenvolvem suas dissertações de mestrado e teses de doutorado. Esses projetos são financiados pelos mais diversos parceiros (governamentais e da iniciativa privada, nacionais e internacionais) e possibilitam ao/à aluno/a o entendimento de como sua pesquisa pode ser utilizada em problemas reais, em muitos casos chegando até a etapa de transferência do conhecimento gerado para o mercado. 

Leia também: Mestrado e doutorado: nova oportunidade de ingresso em 2023

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas