Monica Ryff Moreira Roca Vianna

Unidade Acadêmica: Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Programa de Pós-Graduação:

Apresentação

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou pós-doutorado no Montreal Neurological Institute (2003-2005) na McGill University (Canada). Foi Seasonal Investigator no Mount Desert Island Biological Laboratory (2006 e 2007) (EUA).É professora adjunta da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e de Ecologia e Evolução da Biodiversidade. É líder de dois grupos de pesquisa no DGP-CNPq, ZebLab - Grupo de Pesquisa em modelos experimentais em zebrafish e Equidade de Gênero na Academia. É coordenadora-adjunta da Comissão de Ética para o Uso de Animais (CEUA) e membro do board da Latin American Zebrafish Network (LAZEN). Foi indicada como Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências em 2012. Publicou mais de 85 artigos em periódicos científicos internacionais, com mais de 4000 citações e possui índice H de 40 ou mais. Tem experiência na área de comportamento, ecotoxicidade e modelos animais de memória e neurodegeneração utilizando roedores e zebrafish. Se dedica a estudos de mecanismos celulares e moleculares associados à Doença de Alzheimer e aos efeitos tóxicos de contaminantes ambientais em zebrafish. Em 2022 foi eleita para a diretoria da The International Zebrafish Society (IZFS) como Latin America & The Caribbean Representative.

Áreas de Interesse

Eixos Temáticos

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Estruturas de Pesquisa