Novo portal de disciplinas online contribui para personalização da trajetória acadêmica

Site foi projetado para auxiliar os/as estudantes na escolha de disciplinas

05/03/2024 - 14h27

As disciplinas apresentadas no site são curriculares e obrigatórias em alguns cursos e podem ser cursadas como eletivas por estudantes de outros cursos. / Foto: Gabriel Schmidt

Os alunos/as da graduação presencial da PUCRS agora possuem uma nova ferramenta para compor sua grade curricular: o site criado especialmente para reunir o catálogo de disciplinas online dos currículos da Universidade, juntamente com a descrição do que consiste em cada uma. O objetivo da página é auxiliar na escolha dessas disciplinas, promovendo ainda mais a autonomia de cada estudante para montar seu percurso formativo. 

Para se matricular em uma disciplina online como eletiva, é necessário buscar pelo nome ou código da disciplina no Portal de Matrículas e incluí-la na sua seleção. Algumas disciplinas são liberadas automaticamente; enquanto outras necessitam do preenchimento da Justificativa da Solicitação, informando o motivo do interesse naquela área de estudo. O retorno será dado pelas notificações do próprio Portal. 

Débora Conforto, coordenadora de Graduação Online da PUCRS, explica que a motivação para a criação do site vem do crescimento significativo do número de matrículas nas disciplinas online da Graduação presencial: atualmente, são mais de 11 mil matrículas.  

“Para que essa experiência do/a estudante na modalidade online seja apoiada desde o seu processo de escolha, é preciso apresentar de forma mais qualificada o catálogo de disciplinas, de diferentes áreas do conhecimento”, pontua. 

As disciplinas apresentadas no site são curriculares e obrigatórias em alguns cursos e podem ser cursadas como eletivas por estudantes de outros cursos – uma oportunidade para que eles ampliem o conhecimento em áreas que despertem seu interesse. Para apoiar ainda mais o processo de escolha dos estudantes, cada Escola disponibiliza vídeos sobre cada disciplina gravados pelos professores. Esses vídeos são curtos e objetivos, apresentando o foco de estudo e as expectativas de aprendizagem projetadas para cada disciplina.  

O novo catálogo de disciplinas online no portal da PUCRS foi organizado para direcionar, melhor localizar e, é claro, conhecer a amplitude da oferta dessas disciplinas.  

“Nesse espaço digital, o estudante passa a ter acesso a um conjunto de informações que melhor direciona sua escolha e, assim, potencializa uma maior personalização e qualificação do percurso de aprendizagem para cada estudante. As disciplinas online materializam o objetivo estratégico de garantir espaço de exercício da autonomia e o protagonismo para todos os estudantes, aspectos valorizados e exigidos na contemporaneidade”, finaliza Débora. 

ACESSE O PORTAL DE DISCIPLINAS ONLINE 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas