Workshop discute colaborações igualitárias para o futuro da Genômica da Biodiversidade

Evento online acontece entre os dias 4 e 6 de março, promovido pelo consórcio GenoTropics

01/03/2024 - 14h16

Foto: Unplash

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade da PUCRS integram a organização do workshop Equalitarian collaborations for the future of Biodiversity Genomics, que reunirá pesquisadores brasileiros e internacionais em um evento online. O evento é organizado pelo consórcio GenoTropics, que congrega duas instituições alemãs (Center for Genomics in Biodiversity Research, Berlim; e State Museum of Natural History Stuttgart) e três brasileiras (UFMG, PUCRS, UNICAMP), e tem como objetivos desenvolver projetos avançados na área de Genômica da Biodiversidade, fomentar a capacitação de cientistas brasileiros nessa área e articular diferentes parceiros para estimular o desenvolvimento desse campo no Brasil e internacionalmente. 

O evento é online, gratuito e contará com 10 mesas redondas, abordando temas que incluem a legislação brasileira relativa ao estudo da biodiversidade, métodos para coleta e processamento de amostras para estudos genômicos, geração e análise computacional desses dados, e formação de grandes colaborações internacionais para estudos genômicos em grande escala, contemplando a questão do compartilhamento igualitário dos recursos genéticos em escala global. Ao todo, o evento reunirá mais de 50 participantes convidados, incluindo pesquisadores de diferentes países e gestores de agências governamentais federais do Brasil. 

“A relevância do evento se dá por congregar a maior parte dos pesquisadores brasileiros atuando nesta área, junto a colegas estrangeiros e outros atores relacionados ao tema, para discutir os desafios e perspectivas para o desenvolvimento da Genômica da Biodiversidade no Brasil”, comenta o professor e pesquisador Eduardo Eizirik, um dos fundadores do consórcio. 

Além de fomentar diretamente a articulação dos atores visando ao desenvolvimento da área no Brasil e em nível mundial, o workshop se propõe a embasar a elaboração de um “white paper”, um documento norteador para o avanço nessa área no Brasil, o qual será redigido pelos participantes do evento e direcionado a agências governamentais, financiadores, consórcios multinacionais e outros setores relevantes da sociedade. 

Sobre o GenoTropics  

Em 2022, o GenoTropics foi fundado como um consórcio binacional brasileiro-alemão composto por especialistas em abordagens genômicas para o estudo de espécies neotropicais. O estabelecimento do consórcio foi financiado pelo programa PPP International / Probral CAPES-DAAD, por 4 anos (2023-2026). Como parte do projeto inicial, os grupos de pesquisa participantes da Alemanha estão colaborando com os parceiros brasileiros para organizar workshops em genômica. 

Os workshops foram criados para disseminar o conhecimento sobre genômica aplicada à biodiversidade e para expandir a rede do GenoTropics. O primeiro workshop, focado em métodos genômicos aplicados a espécies não-modelo, foi realizado em maio de 2023 no Instituto de Biologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas