Espaços de Aprendizagem

A Escola de Ciências da Saúde e da Vida dispõe de laboratórios  especializados para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia-a-dia do mercado.

 

Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física

Professor Coordenador
Prof. Rafael Baptista
E-mail[email protected]

O Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física (LAPAFI), que se encontra na sala 201 do prédio 80,visa dar suporte às aulas práticas de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, bem como a realização de pesquisas científicas por meio de um uso compartilhado dos seus recursos.

O LAPAFI conta com, entre outros materiais, a presença dos seguintes equipamentos:

  • Plataformas de Força
  • Eletromiógrafo
  • Sensor Inercial

Laboratórios de Biodiversidade e Ecologia
  • Professor Coordenador

O Departamento de Biodiversidade e Ecologia congrega docentes atuando em ensino e pesquisa nas áreas de Botânica, Ecologia, Evolução, Microbiologia, Parasitologia e Zoologia. As atividades didáticas de disciplinas de graduação vinculadas a este Departamento contam com laboratórios de ensino equipados para o desenvolvimento de aulas práticas em todas as áreas do estudo da biodiversidade. As atividades de pesquisa científica vinculadas a este Departamento estão concentradas nos seguintes laboratórios:

  • Laboratório de Aracnologia
  • Laboratório de Biologia Genômica e Molecular
  • Laboratório de Biologia Parasitária
  • Laboratório de Ecologia Aquática
  • Laboratório de Entomologia
  • Laboratório de Primatologia
  • Laboratório de Sistemática de Vertebrados
Laboratórios de Biologia Celular e Molecular

Professor Coordenador
Prof. Moisés Evandro Bauer

O Departamento de Biologia Celular e Molecular congrega docentes atuando em ensino e pesquisa nas áreas de Biotecnologia, Bioquímica, Genética, Biofísica, Imunologia, Microbiologia e Evolução. As atividades didáticas de disciplinas de graduação vinculadas a este Departamento contam com laboratórios de ensino equipados para o desenvolvimento de aulas práticas em todas as áreas do estudo da biologia celular e molecular. As atividades de pesquisa científica vinculadas a este Departamento estão distribuídas nos seguintes laboratórios:

  • Laboratório de Biofísica Celular e Inflamação
  • Laboratório de Bioquímica Estrutural
  • Laboratório de Biotecnologia Vegetal
  • Laboratório de Genética Humana e Molecular
  • Laboratório de Imunologia do Estresse
  • Laboratório de Imunologia e Microbiologia
  • Laboratório de Neuroquímica e Psicofarmacologia
Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos

Analista de Laboratório:
Elana Wagner Gama

Auxiliares de Laboratório:
Carolina Garbinatto Duarte
Emily Rodrigues de Azevedo
Linara Santiago Mello

Horários de funcionamento: Segunda a sexta, das 7h30 às 11h45 e das 13h30 às 20h.

O Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos, inaugurado em 2003, se encontra no andar térreo do prédio 41 e dispõe de recursos de tecnologia avançada para atividades de ensino, pesquisa e projetos de extensão. Entre eles estão:

  • Cozinha Experimental:  Laboratório voltado à experimentação prática das técnicas gastronômicas de cozinha quente/fria e confeitaria com oito estações de cocção com fogão industrial Italiano, pia de lavagem e utensílios. O espaço é equipado com: forno combinado, supercongelador profissional, Sous Vide, seladora a vácuo com atmosfera modificada, desidratadora de alimentos, refrigerador e congelador de alimentos, micro-ondas, balanças de precisão, batedeiras de inox com termostato, liquidificadores, fritadeira, eletro portáteis e utensílios de cozinha.
  • Cozinha industrial: Laboratório voltado à experimentação prática das técnicas gastronômicas de cozinha quente/fria e panificação com uma ilha de cocção equipados com fogão industrial Italiano, chair broiler e banho-maria. O espaço é equipado com: forno combinado, forno industrial com pedra refrataria, forno turbo com estufa elétrica, refrigerador e congelador de alimentos, bancada refrigerada, bancada com pias, modeladora de massas, batedeira e misturadora industrial, cilindro industrial, divisoras de massas, micro-ondas, balanças de precisão, batedeiras de inox com termostato, liquidificadores, fritadeira, eletro portáteis e utensílios de cozinha.
  • Restaurante Pedagógico: Ambiente pedagógico climatizado com estrutura de restaurante/bistrô para aulas de técnicas de harmonização de bebidas, técnicas de serviço, degustação dos alimentos e vivência em restaurante. O espaço é equipado com adega climatizada, bancada térmica, réchauds, refrigerador, bancada com pia, louças, utensílios e equipamentos multimídia. Sua capacidade é de 44 lugares.
  • Auditório: Ambiente climatizado para aulas teóricas e demonstrativas de técnicas gastronômicas, com capacidade de 60 lugares. Equipado com uma estação de trabalho composta por uma bancada com pia, fogão francês, utensílios de cozinha, equipamento multimídia, câmeras de televisão para projeção das atividades.
  • Salas de Pesquisas

 

Laboratórios de Ciências Morfofisiológicas

Professor Coordenador
Profa. Elke Bromberg

O Departamento de Ciências Morfofisiológicas congrega docentes atuando em ensino e pesquisa nas áreas de Anatomia Humana e Animal, Farmacologia, Histologia, Embriologia Geral e Buco-dentária, Bioética e ética aplicada a animais. As atividades didáticas de disciplinas de graduação vinculadas a este Departamento contam com laboratórios de ensino equipados para o desenvolvimento de aulas práticas em todas as áreas do estudo da Morfofisiologia e Bioética. As atividades de pesquisa científica vinculadas a este Departamento acontecem principalmente nos seguintes laboratórios:

  • Laboratório de Biologia Celular e Tecidual
  • Laboratório de Biologia e Desenvolvimento do Sistema Nervoso
  • Laboratório de Fisiologia da Conservação
Laboratórios de Informática

A Escola de Ciências da Saúde possui dois laboratórios de informática de última geração destinados aos alunos da graduação,pós-graduação e professores para realização de pesquisas, estudos e exercícios teóricos que requerem o uso do computador e a rede internet, além de impressão de trabalhos e materiais.

O acesso é feito mediante a carteira de estudante do aluno e crachá de identificação profissional do professor e do técnico administrativo.

LABORATÓRIO DO PRÉDIO 11

O Laboratório de Informática está localizado na sala 313, no 3º andar do prédio 11, e possui 80 computadores e cinco impressoras para uso dos alunos e professores.

Horários de atendimento:

De segunda a sexta-feira
Das 8h às 22h30

E-mail: [email protected]

Telefone: (51) 3353-4779

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LABORATÓRIO DO PRÉDIO 81

O Laboratório de Informática está localizado na sala 902, no 9º andar do prédio 81, e possui 50 computadores e duas impressoras para uso dos alunos e professores.

Horários de atendimento:

De segunda a sexta-feira
Das 7h45 às 22h

E-mail: [email protected]

Telefone: (51) 3353-6017

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Laboratório do Movimento Humano

Professor Coordenador
Profa. Thais de Lima Resende
E-mail: [email protected]  
Horários de funcionamento: Segunda a sexta, das 7h30min às 11h – 12h às 17h18min

O Laboratório do Movimento Humano está localizado nas salas 103, 104 e 105 do Prédio 80. Dispõe de instalações e equipamentos de ponta, favorecendo espaço de ensino e pesquisa, adequados às exigências das Diretrizes Curriculares para a formação dos profissionais nesta área.

É constituído pelos seguintes laboratórios específicos:

  • Laboratório de Eletrotermoterapia e Fototerapia
  • Laboratório de Cinesiologia e Bases, Métodos e Técnicas de Avaliação
  • Laboratório de Cinesioterapia e Recursos Terapêuticos Manuais
  • Piscina Terapêutica

 

 

Laboratório de Processos Psicológicos Básicos e Análise Experimental do Comportamento

O laboratório de Processos Psicológicos Básicos, localizado na sala 807 do prédio11 é utilizado para o estudo experimental do comportamento e para a investigação de processos cognitivos, fazendo com que os alunos adquiram conhecimento teórico e sólida prática no Método Experimental, tanto no que concerne à Análise Experimental do Comportamento (AEC), quanto aos estudos dos processos mentais básicos da Psicologia Experimental Cognitiva.

A vivência de uma prática de laboratório estimula os graduandos a compreenderem o que são delineamentos experimentais e como se caracteriza o trabalho com dados qualitativos e quantitativos, bem como a importância destes na construção do conhecimento. Além disso, proporciona um ambiente no qual o controle de variáveis, aspecto chave da psicologia experimental, possa ser visualizado com objetividade.

 

Laboratório de Simulação Realística

Professoras Coordenadoras
Profa. Dra. Fernanda Salazar Meira
Profª. Drª. Janete de Souza Urbanetto

Auxiliar de Laboratório: Elenice Soares da Costa
Horários de funcionamento: Segunda a sexta, das 07h45min às 11h30min e 13h às 18h
E-mail: [email protected]

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA DE ENFERMAGEM (LabEnf) – Atualização Julho/23

O Laboratório de Simulação Realística, localizado nas salas nas salas 304, 305 e 306 do 3º andar do Prédio 84 conta com uma moderna estrutura física, materiais, equipamentos e organização oferece aos acadêmicos e professores da enfermagem e da área da saúde em geral, um espaço privilegiado de ensino aprendizagem.

Tem o objetivo de oportunizar aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades e competências teórico-práticas, por meio de discussões e simulações de situações reais nos vários níveis de atenção em saúde, bem como aprofundar a fundamentação de princípios importantes que devem permear o cuidado as pessoas, como os bioéticos, os do Sistema Único de Saúde, os de segurança do paciente, entre outros.

As atividades desenvolvidas no laboratório, desde o primeiro nível do Curso de Graduação em Enfermagem, antecedem e acompanham a prática real junto aos pacientes/usuários do Sistema de Saúde e suas famílias/acompanhantes, de forma a fortalecer os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos acadêmicos e professores. Além das práticas programadas nas disciplinas, o acadêmico de enfermagem pode realizar aulas com tutorias e monitorias no laboratório.

Cada atividade é planejada com esmero para que futuro enfermeiro possa experenciar as várias situações, simples ou complexas, presentes na atenção em saúde no âmbito da atenção básica, hospitalar, domiciliar e escolar, permeando o ciclo evolutivo (neonatal, pediátrico, adolescente, adulto jovem, médio ou idoso) e suas especificidades.

As competências desenvolvidas no laboratório são aperfeiçoadas e consolidadas em práticas assistidas e estágios supervisionados em instituições de saúde, nos vários níveis de atenção, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento do futuro profissional enfermeiro.

 

Regulamento dos Laboratórios

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA

1. Da Finalidade
Dar suporte para realização de aulas teórico-práticas, auxiliando o processo de ensino aprendizagem.

2. Da Utilização
Local a ser utilizado pelos professores e alunos da Escola de Ciências, demais Unidades Acadêmicas e em atividades extra curriculares.

3. Compete à Coordenação dos Laboratórios
a) Coordenar e desenvolver os programas de utilização dos laboratórios, juntamente com professores das disciplinas;
b) Incentivar e colaborar em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
c) Pesquisar novos equipamentos, materiais e programas a serem implantados nos laboratórios;
d) Fazer levantamento estatístico da utilização do laboratório;
e) Coordenar a atuação dos monitores, juntamente com os professores das disciplinas;
f) Promover constante avaliação dos laboratórios no processo de ensino-aprendizagem;
g) Elaborar propostas que envolvam alterações para melhoria do regulamento;
h) Divulgar para professores, funcionários e alunos o regulamento de utilização dos laboratórios, bem como garantir o preenchimento do termo de responsabilidade;
i) Incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa pertinentes ao uso do laboratório;
j) Solicitar reuniões com a Direção e Coordenação dos Cursos sempre que necessária;
k) Autorizar a compra de materiais utilizados ao longo do semestre;
l) Cumprir e zelar pelo cumprimento deste regulamento.

5. Compete ao Auxiliar de Laboratório
a) Organizar as planilhas e formulários referentes ao uso dos laboratórios;
b) Manter a organização e controle de entrada e saída de materiais;
c) Organizar arquivos referentes à documentação do laboratório;
d)Disponibilizar materiais e equipamentos, previamente agendados e solicitados, para aulas práticas, monitorias e auto-estudo;
e) Solicitar a compra de materiais e equipamentos quando necessária;
f) Encaminhar equipamentos para conserto e manutenção;
g) Supervisionar a limpeza dos laboratórios;
h) Contactar os serviços especializados para o encaminhamento de roupas à lavanderia do Hospital São Lucas e das caixas de descarte de material contaminado;
i) Pesquisar fornecedores e orçar materiais requisitados para compra;
j) Receber e conferir materiais do setor de compras/almoxarifado/patrimônio da PUCRS;
k) Solicitar serviços gerais para a manutenção dos laboratórios;
l) Supervisionar as atividades de monitoria e auto-estudo no que tange aos materiais, equipamentos e espaços em uso;
m) Receber e conferir materiais devolvidos pelos professores, alunos, monitores e estagiários, após o empréstimo dos mesmos;
n) Manter o controle do estoque;
o) Auxiliar o professor e os alunos durante as aulas nos laboratórios;
p) Cumprir e zelar pelo cumprimento deste regulamento.

6. Compete ao Professor
a) Agendar suas aulas práticas junto ao Auxiliar de Laboratório, de acordo com o cronograma do Plano de Ensino, com antecedência, antes do início do semestre. Caso o professor não efetue a reserva ou não haja outro horário disponível, o mesmo ficará sujeito a não utilização do mesmo;
b) Usar o avental branco nas aulas teóricas e práticas;
c) Solicitar equipamentos, materiais permanentes e de consumo para as aulas práticas, nos Laboratórios, em sala de aula, campo de estágio ou ações comunitárias com, no mínimo, 48h de antecedência;
d) Garantir que ao final de cada aula prática, as roupas sujas sejam colocadas no hamper, que o material e o ambiente estejam organizados. Sugere-se o envolvimento de alunos e monitores neste aspecto;
e) Permitir acesso ao tatame, somente de pés descalços;
f) Restringir a entrada de pastas, bolsas, pochetes, alimentos e similares no ambiente dos laboratórios;
g) Restringir o acesso aos equipamentos e materiais não solicitados para a aula;
h) Respeitar o horário de início e término das aulas;
i) Zelar pela limpeza, organização, manutenção e bom funcionamento dos laboratórios;
j) Cumprir e zelar pelo cumprimento deste regulamento.

7. Compete ao Aluno
a) Utilizar os laboratórios desde que acompanhados e/ou orientados pelo professor do curso e/ou monitores;
b) Agendar o Laboratório de Cuidado Humano para atividades de auto-estudo, na presença do Auxiliar de Laboratório, desde que agendado e solicitado o material com, no mínimo, 48h de antecedência;
c) Usar o avental branco nas aulas teóricas e práticas;
d) Retirar ornamentos pessoais (anéis, brincos, relógios, pulseiras) antes de iniciar a aula prática, quando necessário;
e) Guardar seus pertences no armário utilizando seu próprio cadeado. A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia não se responsabiliza pela perda de qualquer tipo de material colocado dentro dos armários;
f) Colocar as roupas sujas no hamper, deixar o material e o ambiente limpos e organizados, após o término da aula;
g) Zelar pela limpeza, organização, conservação e uso correto dos equipamentos e materiais;
h) Cumprir e zelar pelo cumprimento deste regulamento.

8. Compete ao Monitor
a) Manter atualizado o controle de utilização dos laboratórios;
b) Prever o material necessário para a realização de monitoria e solicitá-lo ao Auxiliar de Laboratório;
c) Realizar, quando autorizado pelo professor da disciplina, a solicitação de equipamentos, materiais permanentes e de consumo para as aulas práticas, nos Laboratórios, em sala de aula, campo de estágio ou ações comunitárias com, no mínimo, 48h de antecedência;
d) Responsabilizar-se pelo uso adequado dos equipamentos e materiais;
e) Assessorar o professor nas aulas práticas em laboratório;
f) Realizar atividades de apoio aos professores das disciplinas;
g) Manter contato com o professor da disciplina e com o Auxiliar de Laboratório;
h) Dirigir-se ao professor da disciplina em caso de dúvidas relacionadas à mesma;
i) Organizar pacotes e kits utilizados em aulas práticas;
j) Restringir a entrada de pastas, bolsas, pochetes, alimentos e similares no ambiente dos laboratórios;
k) Orientar os alunos para o uso correto de equipamentos;
l) Zelar pela limpeza, organização, conservação e uso correto dos equipamentos e materiais;
m) Cumprir e zelar pelo cumprimento deste regulamento.

9. Normas e Rotinas de Biossegurança
a) Os laboratórios se enquadram em ambientes de baixo risco individual e coletivo;
b) As normas seguem o estipulado pela legislação do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI);
c) Os utensílios de corte, equipamentos elétricos e fogões devem ser utilizados de forma adequada a fim de evitar acidentes;
d) As pessoas envolvidas nos laboratórios (professores, alunos e funcionários) têm acesso à utilização de tocas e luvas de procedimento, sempre que necessário para uso no Laboratório;
e) Qualquer tipo de alimento ou bebida não poderá ser consumido no ambiente dos laboratórios.

10. Disposições Gerais
a) Pessoas estranhas ao curso somente poderão frequentar os laboratórios com autorização da Coordenação dos Laboratórios e/ou Coordenação do curso e/ou Direção da Escola de Ciências;
b) Aspectos não previstos nesta rotina serão discutidos e definidos pela Coordenação dos Laboratórios e, quando necessário, pela Coordenação do curso e/ou Direção da Escola de Ciências;

11. Os alunos e professores que utilizarem os laboratórios assinam o Termo de Responsabilidade, comprometendo-se em observar o presente regulamento.

A presente rotina estará em contínua reavaliação, conforme necessidades da comunidade da Escola de Ciências e outras unidades, cujas alterações estarão divulgadas nos murais dos Laboratórios e, em www.pucrs.br/ciencias.

 

A Escola de Ciências da Saúde e da Vida ainda conta com os seguintes laboratórios e espaços de ensino:

  • Laboratório de Análise de Medicamentos e Insumos (LAMI)
  • Laboratório de Diagnóstico Imunológico e Molecular
  • Laboratório de Cosmetologia
  • Laboratório de Farmácia Aeroespacial
  • Laboratório de Farmacognosia
  • Laboratório de Farmacologia Aplicada I
  • Laboratório de Farmacologia Aplicada II
  • Laboratório de Farmacotécnica e Farmacotécnica Homeopática
  • Laboratório de Análises Hematológicas, Citológicas e Parasitológicas
  • Laboratório de Pesquisa em Imunodiagnóstico (LID) – PUCRS/FK-Biotec
  • Laboratório de Análises Microbiológicas
  • Laboratório de Pesquisa / Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Laboratório de Tecnologia Farmacêutica
  • Laboratório de Cultura de Células
  • Vivário

A PUCRS possui diversos recursos disponíveis à disposição dos alunos, com uma ampla abrangência de utilização. Dentre os principais espaços e serviços destacam-se:

Idear: https://idear.pucrs.br/
Tecnopuc: http://www.pucrs.br/tecnopuc/
Living 360º: http://www.pucrs.br/living360/
PUCRS Carreiras: http://www.estagiosfijo.com.br/
Apoio Discente: http://www.pucrs.br/apoiodiscente/