6 dicas para desenvolver o networking na pós-graduação

Ir além da sala de aula pode ajudar a formar conexões importantes

17/01/2024 - 09h08
networking na pós-graduação

Fazer networking, especialmente na pós-graduação, é importante para formar conexões que podem te ajudar no futuro. / Foto: Envato Elements

Em qualquer fase da carreira, estabelecer conexões profissionais é um componente essencial para o desenvolvimento. No entanto, quando chegamos a etapas mais avançadas da formação acadêmica, como a pós-graduação, o networking adquire uma importância ainda maior. É nesse cenário que a habilidade de construir relações profissionais se torna um recurso valioso, desempenhando um papel crucial para abrir portas para futuras oportunidades. Entenda o que é, porque é importante, e confira como praticar o networking de maneira estratégica. 

O que é networking? 

É a prática de cultivar conexões profissionais com outras pessoas do seu campo de atuação. Isso significa criar relacionamentos mútuos e benéficos, visando trocar informações, compartilhar oportunidades, colaborar e construir uma rede sólida de contatos na área. No contexto da pós-graduação, o networking pode abrir muitas oportunidades, como colaboração em outros projetos, convites para bancas de defesa e até mesmo futuros empregos no mercado de trabalho.

Mas por que você deve investir no seu networking durante a pós-graduação

1) Desenvolver soft skills importantes 

O networking oferece uma oportunidade única de aprimorar habilidades socioemocionais, conhecidas como soft skills. Ao interagir com diferentes pessoas, você melhora suas habilidades de comunicação, negociação, trabalho em equipe e liderança. 

2) Construir uma rede de contatos 

Uma das vantagens mais evidentes do networking é a possibilidade de criar conexões que podem levar a novas oportunidades de emprego. Assim, ao conhecer pessoas influentes em sua área de atuação, você aumenta as chances de ser recomendado para vagas e receber informações sobre oportunidades. 

3) Ter novas visões de trabalho 

O networking também permite que você se conecte com profissionais de diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação. Isso dá a chance de obter novas visões de trabalho e expandir sua compreensão sobre as melhores práticas, tendências e inovações em sua indústria. 

A partir do momento em que você troca ideias e experiências com profissionais em diferentes áreas de atuação, consegue visualizar alternativas e estratégias que podem ser utilizadas no seu ambiente de trabalho e/ou pesquisa. 

4) Acessar recursos e conhecimentos 

Uma rede de contatos bem estabelecida também pode ajudar a fornecer acesso a uma variedade de recursos e conhecimentos. Você pode, por exemplo, obter recomendações de livros, artigos, eventos e cursos relevantes para o seu campo de atuação. Outra possibilidade é um gestor de outro segmento que faz pós-graduação com você recomendar alguma metodologia que o ajudou a gerenciar sua equipe. Essas dicas, ferramentas e técnicas podem melhorar suas habilidades e desempenho profissional. 

5) Receber suporte e mentoria 

Ao construir relacionamentos sólidos com pessoas durante a pós-graduação, você também pode obter suporte e orientação em diferentes momentos da carreira. Para quem está fazendo uma pós-graduação para buscar novas oportunidades, esse cenário pode ser ideal. Seja recebendo conselhos de profissionais experientes, encontrando mentores que podem guiá-lo no seu crescimento profissional ou até mesmo contando com apoio emocional em momentos desafiadores, o networking pode fornecer um suporte valioso. 

Como desenvolver o networking na pós-graduação? 

networking na pós-graduação

Uma boa maneira de construir networking é participar de eventos acadêmicos da Universidade. / Foto: Envato Elements

Os benefícios são muitos, mas o que fazer para aplicar o networking na pós-graduação? Confira algumas dicas: 

1. Aproxime-se das pessoas 

Uma das maneiras mais eficazes de desenvolver o networking na pós-graduação é se aproximar das pessoas ao seu redor. Não se contente em apenas ir às aulas e realizar trabalhos: inicie conversas com colegas de turma, professores e coordenadores. 

A dica é não esperar que as oportunidades venham até você. Se está interessado no trabalho de alguém, envie um e-mail para ele e expresse seu interesse; peça dicas de referências bibliográficas, agende uma conversa. A maioria das pessoas ficará lisonjeada por seu interesse e estará disposta a conversar. 

Além disso, participe de discussões em sala de aula e esteja aberto para compartilhar ideias e perspectivas. Ao demonstrar interesse genuíno pelos outros, você cria uma base sólida para relacionamentos profissionais futuros. Pode ser a oportunidade de colaborar com departamentos ou disciplinas diferentes, o que pode levar a projetos de pesquisa únicos e inovadores — além, é claro, de ampliar seu círculo de contatos. 

2) Participe de pesquisas 

Você pode também participar de grupos de pesquisa e colaborar em projetos de pesquisa de excelência de colegas. Isso inclui: 

  • participar de estudos ou pesquisas como participante, ajudando na coleta de dados; 
  • fornecer feedback em rascunhos de trabalhos ou apresentações; 
  • ajudar na organização ou realização de experimentos eestudos. 

É uma oportunidade para trocar conhecimento, aprender com diferentes perspectivas e estabelecer relacionamentos com profissionais e pesquisadores que possuem interesses semelhantes. 

3) Forme grupos de estudos 

Quer se aproximar ainda mais e mostrar sua dedicação? Uma dica, então, é criar grupos de estudos com outros estudantes da pós-graduação. Esses grupos permitem que você compartilhe recursos, leituras e pontos de vista, além de discutir tópicos relevantes e aprofundar seu conhecimento. 

4) Use as redes sociais 

Outra prática comum da sua rotina de pós-graduando que pode ajudar a desenvolver networking é utilizar as suas redes sociais. Procure pelos professores e alunos da sua turma no LinkedIn, por exemplo. A rede social é uma forma de compartilhar currículos e também de trocar experiências. Além disso, redes sociais acadêmicas, como ResearchGate ou Academia.edu, são ferramentas importantes para se conectar com a comunidade científica e acompanhar publicações. 

Nesses espaços, você pode compartilhar sua pesquisa e leituras, divulgar eventos acadêmicos dos quais participa e/ou organiza, solicitar auxílio para sua pesquisa, participar de discussões e acompanhar as atividades dos seus contatos. Tenha em mente que essas redes vão facilitar a descoberta de oportunidades profissionais e manter conexões, mesmo quando a pós-graduação acabar. 

5) Frequente eventos 

networking na pós-graduação

Fazer networking é uma forma de aprimorar suas soft skills. / Foto: Envato Elements

Além do digital, é importante explorar todas as oportunidades das políticas que a instituição cria para os estudantes. Uma forma de fazer isso é participando de eventos acadêmicos, como conferências, workshops e seminários, sendo uma maneira valiosa de ampliar seu networking na pós-graduação. Esses eventos reúnem estudantes, pesquisadores e profissionais de diferentes instituições e áreas de estudo, oferecendo a oportunidade de estabelecer contatos significativos. Esteja presente nas sessões, participe de debates e aproveite os momentos mais informais, como coffee breaks, para conhecer pessoas e trocar informações. 

Aqui, é interessante ter um “elevator pitch“, ou seja, uma descrição concisa e envolvente de sua pesquisa que você pode fornecer a qualquer momento. Existem muitas maneiras de encontrar eventos acadêmicos: 

  • Conselhos e associações profissionais: muitos conselhos e associações profissionais, como os Conselhos Regionais e Federal de Biomedicina, Medicina, Psicologia, entre outros, costumam organizar ou patrocinar conferências e eventos em suas respectivas áreas. Mantenha-se atualizado visitando regularmente seus sites e seguindo-os nas redes sociais.

  • Universidades e instituições de ensino: a seção de eventos ou notícias no site da sua faculdade e nos departamentos acadêmicos relacionados à sua área de estudo.

  • Organizações de pesquisa: instituições como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), entre outras agências de fomento à pesquisa, frequentemente anunciam e patrocinam conferências e eventos.

  • Jornais e revistas científicas: muitos jornais e revistas científicas anunciam eventos e conferências. Verifique os sites de publicações em sua área de estudo. 

6) Mantenha o contato fora das aulas 

A dica acima já é sobre sair das salas de aula, mas é interessante expandir ainda mais essa relação. Por isso, tente manter o contato fora do contexto profissional ou educacional. Por que não marcar encontros informais com aqueles alunos com os quais você tem mais intimidade ou que pode ajudar a superar alguns dos seus desafios? 

Aqui, tenha em mente o uso de redes sociais como Instagram para atingir esse objetivo. Ele se tornou uma plataforma importante para a comunidade acadêmica se conectar e compartilhar suas pesquisas de maneira mais acessível e atraente.  

Além de ser uma maneira fácil e divertida de acompanhar o que está acontecendo em seu campo, seguir colegas de profissão ou pessoas que trabalham em sua área de interesse pode ajudá-lo a formar conexões profissionais. Ademais, muitos perfis oferecem dicas sobre redação acadêmica, publicação, equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e muito mais. Por fim, é uma forma de sentir-se parte de uma comunidade. 

Para os profissionais que querem se destacar, o networking na pós-graduação pode significar uma série de portas abertas. Mais do que isso, é uma chance de crescer profissionalmente e fortalecer a sua reputação com outros profissionais no meio. Agora que você já sabe como fazer networking na pós-graduação, falta apenas dar o próximo passo e iniciar o seu curso, não é mesmo? Conheça mais sobre quais são as opções que você pode se matricular na PUCRS!

[form-lead]
Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas