5 dicas para planejar seu próximo semestre da graduação

Portal de Matrículas permite que estudantes realizem o planejamento com autonomia e agilidade

21/07/2022 - 15h00

Voltas às Aulas Estudantes de graduação da PUCRS já podem realizar o planejamento de disciplinas para 2022/2 no Portal de Matrícula de forma ágil e intuitiva. O sistema também permite que você visualize e organize as disciplinas dos semestres futuros com uma visão geral do seu percurso na Universidade. Caso tenha dúvidas sobre a utilização do Portal, acesse os tutoriais da plataforma.   

O período de rematrículas para 2022/2 acontece entre os dias 25 e 28 de julho de 2022 para os estudantes de graduação, conforme escala disponível no Portal do Aluno. Mas, enquanto isso, preparamos cinco dicas para você aproveitar todos os recursos e organizar seu próximo semestre. Confira: 

1. Planeje com antecedência

Pense com calma sobre quais disciplinas vai cursar e o quanto elas demandam em tempo e dedicação. Antecipar o planejamento também é uma oportunidade para conversar com colegas de outros semestres ou com professores/as para saber mais sobre cada disciplina. Esse é um exercício que pode ajudar a organizar os estudos e a agenda de forma a atender suas expectativas, além de auxiliar a obter bons resultados.  

2. Personalize sua formação com Certificações de Estudos 

Com as Certificações de Estudos é possível personalizar a formação, direcionando os estudos para áreas específicas e conquistando um recurso de diferenciação para a carreira. Durante a graduação, os estudantes podem cursar as disciplinas em diferentes semestres, flexibilizando os estudos e complementando o diploma do curso escolhido. São diversas opções nas áreas de Comunicação, Economia, Negócios, Engenharia, Contabilidade, Computação, Saúde e Humanidades.   

No Portal de Matrículas é possível visualizar todas as opções oferecidas e as disciplinas que compõem cada certificação, que também podem ser cursadas com o aproveitamento dos créditos eletivos.  

3. Conheça uma modalidade do Parque Esportivo

Que tal aproveitar a energia do começo do ano para descobrir uma nova modalidade esportiva? O Parque Esportivo da PUCRS conta com diversas possibilidades. O espaço está com muitas novidades e condições especiais para estudantes de graduação, incluindo a academia gameficada e com aparelhos utilizados pelas equipes olímpicas. Além disso, são oferecidas diferentes opções para quem ainda não encontrou a paixão pela atividade física. 

Leia também: 5 motivos para conhecer a academia do Parque Esportivo da PUCRS

4. Experimente aulas da pós-graduação

O Integra Pós possibilita que estudantes de graduação antecipem seu futuro acadêmico, vivenciando a experiência do mestrado e doutorado por meio do G-PG e do G+1. 

Com o G-PG e o G+1, alunos e alunas que já completaram 50% ou mais dos créditos podem cursar disciplinas da pós ainda durante a graduação, podendo aproveitar as disciplinas para as duas formações. 

O G-PG ainda está com inscrições abertas para o próximo semestre. Durante o planejamento de matrícula, reserve horários na sua grade para que as disciplinas da pós não se sobreponham às da graduação. As disciplinas ofertadas no G-PG já podem ser conferidas no site do programa e a inscrição acontece até o dia 12 de agosto. Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, entre em contato com o PPG da disciplina que você tem interesse.

Leia também: G-PG: 5 motivos para antecipar disciplinas de mestrado e doutorado na graduação

Com professores e pesquisadores renomados, a PUCRS possui a melhor pós-graduação do Brasil segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foi avaliada com o melhor conceito médio dos mestrados do País pelo Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC). 

5. Aprendizado global

Com o Programa de Mobilidade Acadêmica, você tem a chance de estudar no exterior durante a graduação e complementar a sua experiência acadêmica. A boa notícia é que estamos com vagas abertas!

Veja como participar.

Leia também: Estude no exterior em 2023: novos editais de mobilidade acadêmica

Ainda não é aluno/a da PUCRS? Inscreva-se no Vestibular Complementar 

Se você ainda não é nosso estudante, ainda dá tempo de ingressar em uma graduação na Universidade por meio do Vestibular Complementar. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 22 de julho e é possível optar entre realizar uma prova de redação online ou utilizar a nota do Enem entre 2012 e 2020. Saiba mais e inscreva-se! 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas