G-PG: 5 motivos para antecipar disciplinas de mestrado e doutorado na graduação

Interessados em participar do programa têm até 12 de agosto para enviar os documentos necessários

18/07/2022 - 11h40
g-pg

Foto: Giordano Toldo

Dar o primeiro passo para a pós ainda durante a graduação pode ter muitas vantagens. Com o G-PG, alunos e alunas da PUCRS que já tenham completado 50% ou mais dos créditos do seu curso têm essa possibilidade. As inscrições para o segundo semestre de 2022 já estão abertas e a lista das disciplinas disponíveis pode ser conferida no site do programa.

Se você se enquadra nos critérios citados acima, confira alguns motivos para se inscrever no G-PG até o dia 12 de agosto de 2022 e antecipar disciplinas de mestrado e doutorado:

1. Vivencie a rotina da pós-graduação stricto sensu: você poderá ter essa experiência e entender como funcionam cursos de mestrado e doutorado.
  2. Antecipe sua formação: os créditos da disciplina que você cursar serão aproveitados tanto na graduação quanto na pós, caso você opte por ingressar no PPG após se formar.
  3. Aprenda com professores e pesquisadores renomados: o corpo docente dos programas de pós-graduação da PUCRS é qualificado, contando com nomes reconhecidos no Brasil e no mundo.
  4. Se conecte com temas atuais e amplie seus conhecimentos: você terá contato com diferentes pessoas que pesquisam sobre os mais diversos assuntos, o que possibilita um amplo aprendizado.
  5. Se aproxime da pesquisa científica: se você tem interesse em trabalhar com pesquisa ou em atuar na área acadêmica, vivenciar esse universo antes mesmo de concluir a graduação é uma ótima maneira de fazer contatos e conhecer processos e rotinas.

Saiba como se inscrever no G-PG

Data Etapas
6 de julho a 12 de agosto de 2022 Inscrição – Nesta etapa, você deverá preencher o formulário de Pré-inscrição (disponível abaixo), indicando a disciplina escolhida, e encaminhar por e-mail para o Programa de Pós-Graduação (PPG) ao qual a disciplina está vinculada. Além disso, deverão ser anexados o Atestado de Matrícula e Histórico Escolar tipo 0 (disponível no Portal do Aluno). Os endereços de e-mail das secretarias dos PPGs estão disponíveis abaixo.

Resultado – Após análise da Pré-inscrição, a secretaria do PPG entrará em contato com o aluno para informar se foi aprovado para participar do Programa G-PG.

25 de julho a 12 de agosto de 2022 Matrícula – Esta é a próxima etapa e iniciará no mesmo dia de início das matrículas da Graduação. O aluno deverá realizar o pagamento da matrícula no Setor Financeiro Acadêmico apresentando o comprovante de reserva nas disciplinas (fornecido pela secretaria do PPG).

Lembrando que a matrícula nas disciplinas selecionadas somente será efetivada após realização do pagamento.

Importante – Reserve horários, na sua grade, para as disciplinas da Pós-Graduação de forma que elas não se sobreponham com as disciplinas da Graduação.

Não se esqueça de reservar horários na sua grade para as disciplinas da pós-graduação de forma que elas não se sobreponham com as disciplinas da Graduação. Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, entre em contato com o PPG da disciplina que você tem interesse.