Curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS forma pilotos de excelência com estrutura diferenciada

Inaugurado em 1993, o curso foi pioneiro na América Latina

12/01/2024 - 13h30

Marina Praia é estudante do curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS; / Foto: Giordano Toldo

Sempre que pensamos em viajar de avião, chegar ao destino em segurança é o maior objetivo dos viajantes. A pessoa responsável por esse transporte, ou seja, o/a piloto, precisa garantir que os/as passageiros/as façam sua jornada com tranquilidade, da decolagem ao pouso. Embora este trabalho já represente uma responsabilidade imensa, a formação na área vai muito além disso. No curso de Ciências Aeronáuticas da Escola Politécnica da PUCRS, estudantes são preparados para se tornarem profissionais qualificados no mundo da aviação, entendendo de pilotagem de linha aérea e comercial, segurança operacional, segurança de voo, além de abrir portas para outros nichos, como escolas de aviação, administração de voo, agências reguladoras, entre outros.  

Estudar Ciências Aeronáuticas não estava nos planos iniciais de Marina Beatriz Praia Roselli. No Ensino Médio, a aluna não sabia qual profissão seguir e já havia considerado os cursos de Engenharia Química, Geologia e Geografia. Conversando com seu padrasto, que tem brevê de piloto privado, ou seja, habilitação para conduzir uma aeronave com um número delimitado de tripulantes, Marina sentiu que Ciências Aeronáuticas era o curso ideal para ela.  

“Ter uma rotina de trabalho em escritórios, por exemplo, nunca foi o meu objetivo e era o meu maior conflito interno. Sendo assim, a aviação me permite ter uma rotina diferente da convencional: é possível ter contato com culturas diferentes, viajar e ter o privilégio de levar pessoas de um canto do mundo para o outro”, explica a estudante de 24 anos. 

Já para o aluno Pedro Pereira de Andrades, de 21 anos, a escolha pelo curso de Ciências Aeronáuticas foi natural. O estudante, que veio de Caxias do Sul, conta que desde os cinco anos sonhava em ser piloto de avião. “Embora não consiga precisar a maneira com que esse sonho e essa paixão por voar surgiu, apenas sabia que era isso que almejava como minha futura profissão”, explica Pedro.  

Leia também: 5 dicas para se motivar a estudar um novo idioma

Estrutura qualificada e docentes com experiência de mercado  

Pedro Pereira De Andrades se formou no curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS em janeiro de 2024. / Foto: Arquivo pessoal

Inaugurado em 1993, o curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS foi pioneiro na América Latina e desde então vem formando profissionais capacitados na área. A graduação possui a nota máxima no quesito Qualidade na Instrução para o Curso Teórico de Piloto Comercial-Avião pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além de ser considerado o melhor curso da área no Brasil. Devido ao grande reconhecimento do curso, Marina afirma que mesmo que não morasse próximo à PUCRS escolheria essa graduação. 

“São vários os nossos diferenciais, como professores/as especialistas da área, com mestrado, doutorado, tudo para fornecer a melhor formação para os alunos. E além da parte acadêmica, professores que eram pilotos, professores que ainda estão ativos e voam na linha aérea, controladores de tráfego aéreo e professoras que seguiram o rumo de estudos para a nossa área e que são referência acadêmica.” 

Assim como Marina, Pedro também vê a PUCRS como uma referência quando o assunto é Ciências Aeronáuticas. O estudante acredita que estudar na Universidade é o sinônimo de escolher o melhor caminho possível para investir no seu futuro. Pedro também credita à mãe, que é professora, a sua vontade de estudar na PUCRS, pois ela sempre o incentivou a estudar na Universidade.  

“O diferencial da Ciências Aeronáuticas na PUCRS, em minha perspectiva, reside na preparação sólida para o mercado de trabalho desde o momento do vestibular até a formatura. O ambiente é profissional, e o que mais aprecio no curso são os inúmeros modelos de profissionais exemplares, seja por meio dos professores, instrutores e colegas já inseridos no mercado de trabalho. Todos eles servem como modelos a serem seguidos, enriquecendo a experiência educacional”, enfatiza Pedro.  

Alinhando a teoria com a prática, além da alta qualificação do corpo docente, a graduação na PUCRS se destaca por oferecer aos estudantes simuladores de voo que fazem toda diferença na formação. O coordenador do curso, Lucas Fogaça, destaca os simuladores de voo próprios, que possibilitam mais de 160 horas de treinamento para aplicação das habilidades técnicas e não técnicas vistos em sala de aula. 

Localizado dentro da Escola Politécnica da PUCRS, o curso de Ciências Aeronáuticas conta com diversos espaços de aprendizagem diferenciados. Entre eles, alunos/as podem encontrar o Simulador Multicrew (treinamento que permite que os/as pilotos pratiquem habilidades de liderança em situações dinâmicas e desafiadoras), Laboratório de Fenômenos de Transporte (onde estudantes podem observar o escoamento de fluidos, entender o descolamento da camada limite e testar perfis e túneis de vento), Jet Trainer (um programa de simulação para a introdução ao voo a jato, com 40 horas de duração, qualifica aqueles que almejam operar equipamentos complexos), entre outros.  

Marina tem o CTVoo como o seu local preferido no Campus na PUCRS. / Foto: Giordano Toldo

Além de aluna, Marina Roselli faz estágio na PUCRS. A estudante está sempre fazendo uso dos espaços de aprendizagem do curso devido ao estágio, porém destaca dois deles. 

“A sala de Fraseologia é um espaço muito encantador. Em um ambiente de laboratório, os/as pilotos e controladores têm a oportunidade de praticar a comunicação em situações normais e de emergência, seguindo as diretrizes e padrões estabelecidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO). Mas o meu preferido e onde faço estágio é o CTVoo, um espaço dedicado à integração de teoria à prática e consolidação de habilidades técnicas e não técnicas para pilotagem. Tem 11 simuladores de voo de diferentes tamanhos para utilização em diferentes programas de instrução”, conta Marina. 

Saiba mais: 7 TED Talks para se desenvolver academicamente

Aprendizagem que vai além da aeronave  

Com 30 anos de história, o curso conta um corpo docente com vasta experiência no mercado de aviação, indo além da cabine de pilotagem. No curso, os estudantes de Ciências Aeronáuticas têm formação em inglês aeronáutico em todos os semestres, o que mostra a preocupação da graduação em preparar profissionais de excelência.  

O professor Fogaça explica que, durante a graduação, os/as alunos/as possuem um acompanhamento de toda a formação de voo durante o curso. Para os docentes, existe uma preocupação de formar os profissionais aptos a atuar em diferentes ramos do mercado, da instrução de voo à linha aérea, passando também pela atuação administrativa e operacional na segurança de voo e gestão.   

Lucas Fogaça enfatiza que, ao iniciar a graduação na PUCRS, os/as estudantes estão preparados para o mercado da aviação. De olho nas tenências, explica que o curso está sempre em contato com as empresas aéreas e parceiros para ajustar a formação às demandas que o mercado mais precisa.  

“O curso conta com controladores de voo, pilotos e gestores de empresas aéreas ativos no curso. Os que não estão trabalhando em outras empresas do setor se mantém ativos com projetos de pesquisa e colaboração com diferentes setores da indústria aeroespacial, principalmente nas áreas de segurança operacional e linguística”, finaliza. 

Estude Ciências Aeronáuticas na PUCRS 2024

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas