Inscrições abertas para Mobilidade Acadêmica no segundo semestre de 2023

Interessados em estudar no exterior em 2023/2 podem se inscrever até março

02/01/2023 - 17h00

Viva uma experiência internacional durante a sua graduação com o Programa de Mobilidade Acadêmica. O programa da PUCRS lançou Novos Editais de Acordo Bilaterais para estudantes interessados em realizar parte da sua graduação no exterior. A iniciativa permite que você curse um semestre da sua graduação em uma universidade parceira da PUCRS no exterior, com isenção de taxas acadêmicas na universidade de destino e aproveitamento dos créditos cursados em sua grade regular. 

Cada edital possui suas datas de inscrições próprias e dispõe de diversas instituições em diferentes países. O Edital da Universidade de Coimbra recebe inscrições até o dia 25 de janeiro, já os Editais 1 e 2 permanecem com inscrições abertas até os dias 13 de fevereiro (Edital 1) e 20 de março (Edital 2). São mais de 100 vagas em universidades localizadas em 16 países. 

As instituições contempladas na relação de vagas estão na Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Portugal e Uruguai. Com a oportunidade, o estudante possui uma vivência internacional, pratica um segundo idioma e tem contato com novas culturas, além de poder aproveitar os créditos cursados no exterior em sua grade regular. 

Estudos no exterior  

A aluna da Escola de Direito Isabela Parmeggiani da Silva realizou, em 2022, um semestre de mobilidade acadêmica na Universidade Autónoma de Lisboa, em Portugal. A estudante conta que a experiência da Mobilidade Acadêmica significa muito mais do que conhecimento adquirido pelo aluno que embarca nessa aventura. Para ela, a vivência representa sabedoria, liberdade, independência, responsabilidades e muito aprendizado, tanto dentro da Universidade quanto fora dela. 

Foto: Arquivo pessoal

“Foi incrível vivenciar tudo isso e afirmo que Lisboa me acolheu com muito carinho. Sou imensamente feliz por ter vivido essa oportunidade proporcionada pela PUCRS e pela minha família! Se pudesse aconselhar algum aluno, com certeza diria para organizar um semestre como intercambista: isso muda muito a nossa visão de mundo e sinto que nos faz ser alguém melhor”, conta.  

Processo seletivo   

Estudantes brasileiros matriculados em curso de graduação da PUCRS que já tenham cursado o mínimo de 15% e no máximo de 80% do seu curso poderão participar do processo seletivo. Confira outros requisitos:   

  • Permanecer matriculado no mínimo em 12 créditos, no mesmo curso na PUCRS, durante todo o período de mobilidade.    
  • Não ter previsão de formatura para o semestre da mobilidade (2023/2).   
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e no máximo até três reprovações no curso atual (verificar no Atestado do Disciplinas Cursadas).   
  • Ter idade mínima de 18 anos completos até o último dia de inscrições.   
  • Ter suficiência/proficiência linguística no idioma do país de destino, conforme exigido pela instituição de destino (verificar na lista de vagas).   

Prova de proficiência   

Se você planeja escolher universidades dos Estados Unidos, Canadá ou Japão programe a sua prova internacional de proficiência (TOEL e IELTS), pois esses países exigem provas específicas. Agende o seu exame com antecedência. As universidades dos demais países costumam aceitar a prova de proficiência aplicada pela PUCRS durante o cronograma do edital.  

Dúvidas e mais informações sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h no Escritório de Cooperação Internacional (Prédio 1, sala 110).    


Leia Mais Veja todas