Inscrições abertas para Mobilidade Acadêmica no primeiro semestre de 2023

Interessados em estudar no exterior em 2023/1 devem se inscrever até o dia 7 de outubro

28/09/2022 - 17h10

Alunos e alunas de diferentes Escolas da PUCRS partem para 26 universidades parceiras em 10 países / Foto: Matheus Mendes

Viva uma experiência internacional durante a sua graduação com o Programa de Mobilidade Acadêmica. A iniciativa permite que você curse um semestre da sua graduação em uma universidade parceira da PUCRS no exterior e aproveite os créditos cursados em sua grade regular. O edital 3 recebe inscrições até as 15h do dia 7 de outubro.

São mais de 100 vagas em universidades localizadas em 13 países: Alemanha, Bolívia, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Israel, Itália, Japão, México, Peru e Uruguai. 

Entenda o processo seletivo 

Estudantes brasileiros matriculados em curso de graduação da PUCRS que já tenham cursado o mínimo de 15% e no máximo de 80% do seu curso poderão participar do processo seletivo. Na relação de vagas disponível neste link é possível verificar quais universidades parceiras da PUCRS no exterior estão oferecendo vagas. Confira outros requisitos: 

  • Permanecer matriculado no mínimo em 12 créditos, no mesmo curso na PUCRS, durante todo o período de mobilidade.  
  • Não ter previsão de formatura para o semestre da mobilidade (2023/1). 
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e no máximo até três reprovações no curso atual (verificar no Atestado do Disciplinas Cursadas). 
  • Ter idade mínima de 18 anos completos até o último dia de inscrições. 
  • Ter suficiência/proficiência linguística no idioma do país de destino, conforme exigido pela instituição de destino (verificar na lista de vagas). 

Nathalia Brum e Valentina Bertoni vão para a Universidade de Coimbra / Foto: Matheus Mendes

Verifique no edital a relação de documentos necessária para realizar a inscrição e esteja atento as datas. Para acompanhar as experiências de estudantes da PUCRS que estão internacionalizando a formação no exterior, acompanhe as redes sociais da Mobilidade Acadêmica. 

48 estudantes saíram em mobilidade acadêmica em 2022/2 

Uma reunião pré-embarque, conduzida pelo Escritório de Cooperação Internacional da PUCRS, apresentou informações acadêmicas, aspectos culturais e dicas de viagem para um grupo de 48 estudantes que saíram para o período de mobilidade acadêmica no segundo semestre de 2022. Dez países foram eleitos como destino para a experiência internacional: Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal e Suécia. No total, 26 instituições parceiras da PUCRS no exterior receberão os estudantes.  

A estudante de História Carolina Repenning embarcou para a Science Po Aix, na França, com a expectativa de ampliar seus conhecimentos no idioma francês e se desenvolver academicamente através da internacionalização. Já o estudante Renan Frantz, acadêmico de Ciência da Computação, se embarcou para seu período de mobilidade na Uppsala University, na Suécia, a fim de experienciar uma nova cultura.  

Nathalia Pozzobon Brum, acadêmica de Psicologia, e Valentina Contri Bertoni, do curso de Direito, se conheceram durante a reunião pré-embarque e partiram para uma experiência de estudos no mesmo destino: a Universidade de Coimbra, em Portugal. “Estou com grandes expectativas, sempre quis realizar mobilidade acadêmica e vivenciar essa oportunidade no exterior. Acredito que será incrível tanto academicamente quanto pessoalmente e espero voltar uma nova profissional”, destacou Nathalia.


Leia Mais Veja todas