Estude no exterior em 2023: novos editais de mobilidade acadêmica

O Edital 1 recebe inscrições até o dia 10 de agosto, já o Edital 2 segue até o dia 1º de setembro

11/07/2022 - 16h51

Alunos e alunas de diferentes Escolas da PUCRS partem para 26 universidades parceiras em 10 países / Foto: Matheus Mendes

Viva uma experiência internacional durante a sua graduação com o Programa de Mobilidade Acadêmica. A iniciativa permite que você curse um semestre da sua graduação em uma universidade parceira da PUCRS no exterior e aproveite os créditos cursados em sua grade regular. Os novos editais recebem inscrições até os dias 10 de agosto (Edital 1) e 1º de setembro (Edital 2). A diferença entre os editais está apenas na relação de vagas de cada um. 

São mais de 50 opções de universidades localizadas em 17 países: Alemanha, Bolívia, Canadá, Coreia do Sul, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, França, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Portugal, Reino Unido e Uruguai. 

Entenda o processo seletivo 

Estudantes brasileiros matriculados em curso de graduação da PUCRS que já tenham cursado o mínimo de 15% e no máximo de 80% do seu curso poderão participar do processo seletivo. Na relação de vagas disponível neste link é possível verificar quais universidades parceiras da PUCRS no exterior estão oferecendo vagas. Confira outros requisitos: 

  • Permanecer matriculado no mínimo em 12 créditos, no mesmo curso na PUCRS, durante todo o período de mobilidade.  
  • Não ter previsão de formatura para o semestre da mobilidade (2023/1). 
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e no máximo até três reprovações no curso atual (verificar no Atestado do Disciplinas Cursadas). 
  • Ter idade mínima de 18 anos completos até o último dia de inscrições. 
  • Ter suficiência/proficiência linguística no idioma do país de destino, conforme exigido pela instituição de destino (verificar na lista de vagas). 

Nathalia Brum e Valentina Bertoni vão para a Universidade de Coimbra / Foto: Matheus Mendes

Verifique no edital a relação de documentos necessária para realizar a inscrição e esteja atento as datas. Para acompanhar as experiências de estudantes da PUCRS que estão internacionalizando a formação no exterior, acompanhe as redes sociais da Mobilidade Acadêmica. 

48 estudantes saem em mobilidade acadêmica em 2022/2 

Uma reunião pré-embarque, conduzida pelo Escritório de Cooperação Internacional da PUCRS, apresentou informações acadêmicas, aspectos culturais e dicas de viagem para um grupo de 48 estudantes que sairão para o período de mobilidade acadêmica no segundo semestre de 2022. Dez países foram eleitos como destino para a experiência internacional: Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal e Suécia. No total, 26 instituições parceiras da PUCRS no exterior receberão os estudantes.  

A estudante de História Carolina Repenning embarca para a Science Po Aix, na França, com a expectativa de ampliar seus conhecimentos no idioma francês e se desenvolver academicamente através da internacionalização. Já o estudante Renan Frantz, acadêmico de Ciência da Computação, se prepara para seu período de mobilidade na Uppsala University, na Suécia, onde busca experienciar uma nova cultura.  

Nathalia Pozzobon Brum, acadêmica de Psicologia, e Valentina Contri Bertoni, do curso de Direito, se conheceram durante a reunião pré-embarque e partem para uma experiência de estudos no mesmo destino: a Universidade de Coimbra, em Portugal. “Estou com grandes expectativas, sempre quis realizar mobilidade acadêmica e vivenciar essa oportunidade no exterior. Acredito que será incrível tanto academicamente quanto pessoalmente e espero voltar uma nova profissional”, destacou Nathalia.


Leia Mais Veja todas