Diplomado referência em transplante pulmonar em Toronto visita PUCRS

Marcelo Cypel contou sua trajetória na profissão e recebeu a carteira de Alumni

27/12/2019 - 16h40
reitoria, visita, escola de medicina, alumni, Marcelo Cypel, Toronto, Canadá

Cypel recebeu a carteira de Alumni de Solimar Amaro / Foto: Camila Cunha

Na manhã de sexta-feira, dia 27 de dezembro, o Relações Institucionais da PUCRS, Solimar Amaro, recebeu um diplomado do curso de Medicina da Universidade, que vem desenvolvendo projetos importantes na área de transplante de órgãos na América do Norte. Marcelo Cypel, graduado em 1999, tendo feito residência em cirurgia torácica em 2002 no Hospital São Lucas (HSL), vive no Canadá desde 2005. No país, fez doutorado em Transplante de pulmão e, em 2011, passou a integrar a equipe do Toronto General Hospital, da Universidade de Toronto.

Cypel, acompanhado de sua esposa Tatiana e as filhas Laura e Rafaela vieram passar o fim do ano com a família. Na PUCRS, também foram recebidos pelo professor da Escola de Medicina e cirurgião do HSL, Plínio Carlos Baú, que ressaltou o trabalho que Cypel tem feito no que diz respeito à recuperação de pulmões para transplantes. Um dos projetos que o diplomado desenvolve inclui uma máquina que trata o pulmão fora do corpo, fazendo com que um órgão sem condições de ser utilizado possa ser transplantado a partir desse tratamento. O outro, mais recente, envolve um irradiador de luz ultravioleta que elimina vírus de pulmões infectados, também permitindo que os órgãos sejam transplantados. Com essas iniciativas, o número de transplantes dobrou em Toronto e aumentou em 30% na América do Norte e na Europa.

Atualmente, Cypel é professor de Cirurgia, cirurgião torácico e de transplantes de pulmão e chefe do Serviço de Transplantes da Universidade de Toronto, que possui o maior programa do mundo de transplante de pulmão e o maior centro de transplante de todos os órgãos da América do Norte. Além disso, está à frente de um laboratório de pesquisa sobre pulmão.

Universidade como grande formadora profissional

Da PUCRS, o diplomado diz ter levado mais do que o conhecimento de medicina, que é a base de sua prática profissional: “Fazer o trabalho da forma mais correta e ética, pensando sempre primeiro no paciente, foi algo que aprendi aqui e me marcou. Hoje, como professor, também procuro passar essa mensagem a meus alunos”.

Ao entregar a carteira de Alumni a Cypel, Amaro disse ficar agradecido pela confiança dos alunos e diplomados da Universidade. “Temos mais de 176 mil alumni, atuando em diversas esferas da sociedade e histórias como a tua realmente engrandecem a PUCRS. Obrigado pelo que tu fazes pela ciência, por nós”, concluiu.