Curso de Extensão em Hipnose Clínica capacita profissionais da saúde de todo o Brasil

27/10/2023 - 10h37

A Escola de Medicina da PUCRS realizou um Curso de Extensão em Hipnose Clínica. O evento ocorreu entre os dias 07 de agosto e 24 de setembro deste ano e teve como público-alvo profissionais da área da saúde cujos Conselhos Federais regulamentaram a prática da hipnose, incluindo medicina, psicologia, odontologia, enfermagem e fisioterapia.

O Ministério da Saúde já implementou a hipnose como ferramenta integrativa no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o que torna esse curso ainda mais relevante para os profissionais de saúde.

O curso contou com um total de 203 inscritos, dos quais 105 acompanharam as aulas online gravadas, e 26 participaram das demonstrações práticas e do treinamento de técnicas de hipnose. Os instrutores de renome incluíram o médico Prof. Dr. Régis B. Aquino, da Escola de Medicina, que atuou como coordenador do curso e ministrou algumas aulas teóricas, além de participar das aulas práticas.

O Dr. Paulo E. Evangelista, também médico, ministrou a grande maioria das aulas teóricas e participou ativamente das aulas práticas. O psicólogo Benomy Silberfarb desempenhou um papel importante nas demonstrações práticas e no treinamento dos alunos, enquanto o médico Dr. Ricardo Feix contribuiu com seu conhecimento nas aulas práticas.

No total, o curso ofereceu 50 horas de aulas, divididas em 30 horas teóricas e 20 horas de práticas em hipnose. As aulas práticas aconteceram no anfiteatro do Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, e atraíram participantes de vários estados do Brasil, incluindo Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além dos participantes da capital e do interior do Rio Grande do Sul.