Abertas as inscrições para o curso de extensão Jovem Pesquisador da Escola de Medicina

Aulas ocorrem em 03 e 10 de maio, no Auditório do InsCer

19/04/2022 - 15h19

Nos dias 03 e 10 de maio, das 18h às 21h, acontecerá o curso de extensão Jovem Pesquisador, que é aberto e voltado para os alunos das áreas da saúde da PUCRS e de outras instituições, que possuam interesse em iniciação científica. As aulas acontecerão no Auditório do InsCer (prédio 63 da PUCRS). O curso tem organização do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia e Genética das Doenças Respiratórias da Infância – PUCRS e apoio da Escola de Medicina.

O curso de extensão visa a proporcionar uma abordagem teórica do manejo das técnicas e ferramentas necessárias para a produção científica, além da disseminação do conhecimento sobre pesquisa e publicação de artigos científicos. As inscrições podem ser realizadas através deste link.

Confira a programação:

03/05:

• Modalidades de ingresso na pesquisa (IC, Pega e G-PG) – Prof. Dr. Leonardo A. Pinto (decano da Escola de Medicina);
  • Bases da epidemiologia – Profa. Dra. Rita Mattiello;
  • Como construir e submeter um projeto de pesquisa? – Prof. Dr. Marcelo Scotta;
  • Estruturação de banco de dados – Dr. Frederico Friedrich

10/05:

• Softwares essenciais em pesquisa: aprendendo a usar SPSS e R – Prof. Dr. Marcus Jones;
  • Gerenciadores de referências: entendendo o Programa Mendeley – Dr. Frederico Friedrich;
  • Entendendo a plataforma lattes – Prof. Dr. Leonardo A. Pinto
  • Dicas para iniciação científica – Acadêmica Marina Pieta