Aluna da Escola de Medicina recebe prêmio no Congresso Brasileiro de Diabetes

Estudo buscou compreender os impactos da COVID-19 em pacientes com diabetes ao longo da pandemia

10/01/2022 - 16h40

A doutoranda da Escola de Medicina, Julia Belato Teixeira recebeu um prêmio no Congresso Brasileiro de Diabetes onde, juntamente com o grupo de pesquisa que participa, sob orientação da professora Gabriela Heiden Teló, elaborou um estudo de acompanhamento de pacientes com diabetes durante a pandemia, por meio de ligações telefônicas. “Com base nesse estudo, elaboramos um resumo e um e-pôster para ser apresentado no Congresso Brasileiro de Diabetes sobre os pontos chave do estudo, com seu objetivo, delineamento e principais resultados encontrados”, explica a aluna.

A professora ressalta que esse é um dos mais importantes prêmios na área de pesquisa em diabetes no Brasil. “Recebê-lo é um reconhecimento de muita dedicação e união de grupo. Grande parte de premiações, como essa, são dedicadas a pesquisadores sêniores. Ver uma aluna recebendo essa premiação nos gera, além de imenso orgulho por toda a trajetória percorrida, a certeza de estarmos consolidando a iniciação científica como um belo passo de incentivo à pesquisa e estimulando a formação de futuras lideranças”, diz.

Julia Belato Teixeira (crédito: Divulgação)

O trabalho premiado trata-se de um estudo longitudinal que buscou compreender os impactos da COVID-19 em pacientes com diabetes ao longo da pandemia. “Os pacientes foram avaliados através de questionários em dois momentos (3 meses após o início da pandemia e 15 meses após a avaliação inicial) com o objetivo de avaliar suas percepções sobre as mudanças nos padrões de alimentação, sono e estilo de vida que ocorreram nesse período crítico e de intensas mudanças”, esclarece.

De acordo com a professora Gabriela a ideia deste trabalho surgiu desde o início da pandemia, como uma forma de compreender o impacto do isolamento social. “A Julia realizou coletas de dados, organização do banco de dados, participou das análises estatísticas e escreveu os resultados. Temos um grupo de alunos muito ativos e participativos, e a Julia sempre exerceu um papel de destaque no grupo”, explica a professora.

Segundo a aluna, alguns desafios foram encontrados na execução do trabalho. “Acredito que a etapa de coleta de dados através de ligações telefônicas para aplicação de extensos questionários foi o maior deles. Durante esse processo, precisávamos nos identificar, explicar as etapas do estudo, requisitar o consentimento de participação, criar um ambiente agradável e transmitir segurança em um curto período, para que os pacientes se sentirem confortáveis e acolhidos em compartilhar informações por vezes tão intimas e pessoais”, finaliza Julia, que faz um agradecimento a todos que colaboraram no estudo. “Gostaria de agradecer a todo nosso grupo de pesquisa, especialmente a professora Gabriela, pelas oportunidades,  aprendizados e experiências compartilhadas”.