XV Seminário Internacional da Comunicação reuniu mais de 300 pesquisadores

21/11/2022 - 22h27

O painel de encerramento contou com falas sobre a luta pela diversidade e o combate à violência contra a mulher.

O XV Seminário Internacional da Comunicação reuniu mais de 300 pesquisadores em Comunicação de todo o país durante dois dias de forma online em torno do tema “Diversidade, Raça e Gênero na Comunicação”. A mesa de encerramento teve como convidados os pesquisadores Ricardo Gonçalves de Sales e Ariane Pereira. O debate foi mediado pela professora da Escola de Comunicação, Artes e Design, Cleusa Maria Scroferneker.

A mesa iniciou com a palestra de Ricardo Gonçalves de Sales, com mestrado em Ciências da Comunicação, que fez uma análise dos avanços das lutas pela diversidade ao longo das décadas, comparando as sociedades estadunidense e brasileira. Além disso, Ricardo falou sobre o papel das novas gerações no avanço dos estudos sobre a diversidade e da representatividade no mundo da comunicação.

‘’Novas gerações trazem um outro olhar para as organizações. Esses jovens, os que podem escolher onde vão trabalhar, não vão aceitar ficar no armário, nem aceitar piadas homofóbicas e racistas no ambiente de trabalho’’, afirmou Ricardo Gonçalves de Sales.

A pesquisadora Ariane Pereira, doutora em Comunicação e Cultura e vice-líder do Grupo de Pesquisas Conversas Latinas em Comunicação, falou sobre a construção de narrativas com enfoque em gênero. Ela defende que o grande fluxo de informações em circulação é capaz de transformar a visão de mundo do cidadão e que, portanto, é importante que as narrativas sobre igualdade de gênero sejam permanentemente pautadas para a população.

Em sua palestra, Ariane Pereira apresentou o projeto Florescer que desenvolve com estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unicentro e atua, desde 2015, no combate à violência contra a mulher.  Também foram temas de sua apresentação, a desinformação sobre o estudo de gênero nas escolas, como a violência de gênero afeta as crianças e como o telejornalismo pode contribuir no combate a violência de gênero.

Os trabalhos, apresentados no XV Seicom, foram organizados em 12 grupos de trabalho, com destaque para o grupo Diversidade, raça e gênero na Comunicação, que recebeu 77 trabalhos, mostrando a pertinência e atualidade do tema proposto para o evento. A coordenação do seminário foi dos professores do PPGCom André Pase, Cleusa Maria Andrade Scroferneker e Juremir Machado da Silva, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos.