Pesquisadora cria game como forma de promover vacinação em tese de doutorado 

11/07/2023 - 14h28

Ana Paula Bourscheid desenvolveu análise sobre alfabetização midiática na pesquisa 

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da PUCRS, Ana Paula Bourscheid desenvolveu um game que promove o calendário vacinal federal, usando a perspectiva de alfabetização midiática. A tese, com o título Purposeful game como freio da desinformação contemporânea: o caso do Super Gotinha VS Desinformação, foi orientada pelo professor Andre Fagundes Pase. 

O jogo, chamado Super Gotinha VS Desinformação, é uma forma de misturar diversão com informação.  

“O desafio do jogador é desenvolver a vida do Gotinha e, no final, conquistar o título do Super Gotinha. São 19 vacinas indicadas, tendo as doses de reforço. Em cada etapa, é preciso completar a carteira. Tudo isso, desviando do exército de desinformação, podendo ser avatares reais ou robôs”, explica Ana Paula. 

A pesquisadora, que é também professora na área de Marketing no Instituto Federal do Amapá (IFAP), conta que precisou de ajuda para trabalhar com a criação do jogo. Douglas Kosvoski e Lucas Jaenisch Lopes, alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó, foram seus braços direitos da produção. 

Ana Paula pretende seguir com a pesquisa e quer levá-la além. Ela pretende buscar revistas para publicação, com o intuito de circular a produção. 

“Acho que uma das grandes questões é estimular a pesquisa aplicada dentro da comunicação. Aliás, é uma forma de entender melhor e conhecer melhor nosso público. A partir disso, podemos fazer caminhos para a sociedade e fazer com que nossas pesquisas cheguem as pessoas”, conclui.  

Os trabalhos estão publicados no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações – TEDE/PUCRS. Saiba mais sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas