Pesquisa aprofunda a compreensão do cenário da produção de animações voltadas ao público adulto no Brasil

20/03/2024 - 09h18

A estudante do Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos da PUCRS, Taís de Barros, defendeu sua pesquisa de mestrado nesta terça-feira (19). O estudo, intitulado “O duplo código como estratégia narrativa nas animações brasileiras para o público adulto”, foi orientado pelo professor Dr. Roberto Tietzmann (PUCRS) e foi aprovado pela banca avaliadora.

Segundo a pesquisadora, a dissertação visa aprofundar a compreensão do cenário da produção de animações voltadas ao público adulto no Brasil. A pergunta que norteou o estudo foi: qual é o panorama atual da produção nacional de animações voltadas para o público adulto? O objetivo também foi compreender as características da animação brasileira direcionada a esse público, especialmente a partir da segunda década do século XXI.

“Há uma lacuna em pesquisas dentro do tema específico da animação nacional para o público adulto, e esta dissertação visa contribuir para o esclarecimento de um processo histórico de construção cinematográfica que teve como base um modelo de mercado artesanal, o que traz à luz os fenômenos observados aqui”, destaca a estudante.

A banca examinadora foi composta pela professora Dra. Cristiane Freitas Gufreit (PUCRS) e pela professora Dra. Carla Schneider (UFPEL).